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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5206
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Argumentação oral em aulas de língua portuguesa: uma proposta a partir do gênero júri simulado |
Autor: | Francisco Filho, José André ![]() |
Primeiro orientador: | Silva Junior., Leônidas José da |
Primeiro membro da banca: | Lima, Luana Anastásia Santos |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Antônio Flávio Ferreira de |
Resumo: | Este estudo analisa a problemática dos gêneros textuais orais no ensino de Língua Portuguesa, considerando aspectos teórico-conceituais e metodológicos da argumentação oral em correlação com o ensino da escrita. A oralidade suscita a necessidade de práticas didático-pedagógicas que estimulem a participação de estudantes em processos de argumentação, tanto em contexto escolar como no social, preparando-os para o exercício da cidadania. A pesquisa objetiva analisar as dinâmicas de argumentação oral no contexto de sala de aula, mediante uma intervenção didática utilizando o gênero júri simulado inter-relacionado ao poema e à letra de canção. A intervenção baseou-se nos textos Injustiça (poema de Ornilo Vilar), Tragédia Brasileira (poema de Manuel Bandeira), Habeas Pinho (poema de Ronaldo Cunha Lima), O assassino era o escriba (poema de Paulo Leminski) e Domingo no Parque (canção de Gilberto Gil), e fundamentou-se em diversos teóricos do campo da argumentação, do ensino de Língua Portuguesa e da Didática, a exemplo de Bakhtin (2003), Marcuschi (2007), Zumthor (1993), Nonato (2017), Souza (2020) e outros. A pesquisa, de natureza qualitativa, básica e aplicada, com abordagem exploratória-descritiva-explicativa, associando pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e pesquisa-ação, foi realizada em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal em Guarabira–PB. Os resultados da pesquisa, construídos a partir da intervenção didática e correlacionados com a fundamentação teórico-conceitual demonstraram um aumento significativo na motivação e participação dos alunos em relação aos gêneros textuais/discursivos, refletindo na melhoria das habilidades de argumentação oral. |
Abstract: | This study analyzes the problem of oral textual genres in Portuguese language teaching, considering theoretical-conceptual and methodological aspects of oral ar-gumentation in correlation with the teaching of writing. Orality raises the need for di-dactic-pedagogical practices that encourage students to participate in argumentation processes, both in the school and social contexts, preparing them to exercise citi-zenship. The research aims to analyze the dynamics of oral argumentation in the classroom context, through a didactic intervention using the simulated jury genre in-terrelated to the poem and song lyrics. The intervention was based on the texts In-justiça (poem by Ornilo Vilar), Tragédia Brasileira (poem by Manuel Bandeira), Ha-beas Pinho (poem by Ronaldo Cunha Lima), O assassino era o escriba (poem by Paulo Leminski) and Domingo no Parque (song by Gilberto Gil), and was based on various theorists in the field of argumentation, Portuguese language teaching and Di-dactics, such as Bakhtin (2003), Marcuschi (2007), Zumthor (1993), Nonato (2017), Souza (2020) and others. The research, of a qualitative, basic and applied nature, with an exploratory-descriptive-explanatory approach, combining bibliographical re-search, field research and action research, was carried out in a 9th grade class at a municipal school in Guarabira–PB. The results of the research, based on the didactic intervention and correlated with the theoretical-conceptual foundation, showed a sig-nificant increase in students' motivation and participation in relation to textu-al/discursive genres, reflecting an improvement in oral argumentation skills. |
Palavras-chave: | Argumentação Oralidade Júri simulado |
Área(s) do CNPq: | LETRAS::LINGUA PORTUGUESA LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS |
Citação: | FRANCISCO FILHO, José André. Argumentação oral em aulas de língua portuguesa: uma proposta a partir do gênero júri simulado. 2025. 213 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira-PB, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5206 |
Data de defesa: | 30-Abr-2025 |
Aparece nas coleções: | PROFLETRAS - Dissertações |
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