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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5204
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A narrativa afro-brasileira amanhecer esmeralda na sala de aula: uma proposta de letramento no ensino fundamental |
Autor: | Santos, Sergio Rafael Ramos dos ![]() |
Primeiro orientador: | Costa, Maria Suely da |
Primeiro membro da banca: | Costa, Maria Suely da |
Segundo membro da banca: | Dias, Valdenides Cabral de Araújo |
Terceiro membro da banca: | Nobrega, Paulo Vinicius Ávila da |
Resumo: | Resumo No processo de apropriação da linguagem, a literatura desempenha um papel de destaque na promoção da humanização, possibilitando a construção de uma maior compreensão, empatia e conexão entre as pessoas. Considerando isso, assim também a Lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade da temática da história e cultura afro-brasileira e africana no ensino, esta pesquisa, de natureza aplicada, tem por foco a formação do leitor do texto literário, abordando a temática étnico-racial, com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II, na Concepção do letramento. O objetivo está em desenvolver o letramento literário através da narrativa afro-brasileira em uma perspectiva crítica e emancipadora. Para isso, foi utilizado como objeto de leitura a narrativa Amanhecer esmeralda, do escritor Ferréz (2014). A referida obra apresenta o protagonismo negro por via da autoafirmação para crianças negras e destaca o professor como agente capaz de desenvolver a sensibilização e a conscientização. Ao tratar sobre literatura e ensino, letramento literário e práticas de leitura em sala de aula, este estudo apoia-se nos apontamentos teóricos de Candido (2011), Colomer (2007), Cosson (2009), Filho (2011), Solé (1998), Enes Filho (2018), entre outros. No que se refere às temáticas étnico-raciais e à literatura afro-brasileira, fundamentam a pesquisa os estudos de Almeida (2020), Munanga (2004, 2005), Duarte (2014), Gouveia, Oliveira e Sales (2014), Mendonça (1988), Ribeiro (2019), Souza (2012), entre outros. Quanto à metodologia, adotamos a proposta da sequência básica de letramento literário, conforme apresentada por Cosson (2009). Ao promover novas práticas de leitura em sala de aula, desenvolvemos habilidades leitoras nos alunos, permitindo que compreendessem a estética literária e refletissem sobre as questões étnico-raciais, além de estabelecerem relações com a vida cotidiana e com o meio, em uma abordagem crítica e emancipadora, voltada para o conhecimento e a valorização do povo negro. Palavras-chave: Formação do leitor; Letramento literário; Literatura Afro-brasileira; Amanhecer Esmeralda. |
Abstract: | Resumen En el proceso de apropiación del lenguaje, la literatura juega un papel destacado al promover la humanización, posibilitando la construcción de una mayor comprensión, empatía y conexión entre las personas. Considerando eso, así como la Ley 10.639/03, que establece la obligatoriedad de la temática de la historia y cultura afrobrasileña y africana en la enseñanza, esta investigación, de carácter aplicado, se centra en la formación del lector del texto literario, abordando la temática étnico-racial, con alumnos del 8º año de la Enseñanza Fundamental II, en la Concepción de la alfabetización. El objetivo es desarrollar la alfabetización literaria a través de la narrativa afrobrasileña desde una perspectiva crítica y emancipadora. Para tal efecto se utilizó como objeto de lectura el relato Amanhecer esmeralda, del escritor Ferréz (2014). La obra citada presenta el protagonismo negro a través de la autoafirmación de los niños negros y destaca al maestro como un agente capaz de desarrollar la sensibilidad y la conciencia. Al abordar la literatura y la enseñanza, la alfabetización literaria y las prácticas de lectura en el aula, este estudio se basa en las notas teóricas de Candido (2011), Colomer (2007), Cosson (2009), Filho (2011), Solé (1998), Enes Filho (2018), entre otros. En cuanto a temas étnico-raciales y literatura afrobrasileña, la investigación se basa en estudios de Almeida (2020), Munanga (2004, 2005), Duarte (2014), Gouveia, Oliveira y Sales (2014), Mendonça (1988), Ribeiro (2019), Souza (2012), entre otros. En cuanto a la metodología, adoptamos la propuesta de la secuencia básica de la alfabetización literaria, presentada por Cosson (2009). Al promover nuevas prácticas de lectura en el aula, desarrollamos habilidades lectoras en los estudiantes, permitiéndoles comprender la estética literaria y reflexionar sobre cuestiones étnico-raciales, además de establecer relaciones con la vida cotidiana y el medio ambiente, en un enfoque crítico y emancipador, centrado en el conocimiento y valoración de las personas negras. Palabras clave: Formación de lectores; Alfabetización literaria; Literatura afrobrasileña; Amanecer Esmeralda. |
Palavras-chave: | Formação do leitor Letramento literário Literatura afro-brasileira Amanecer Esmeralda |
Área(s) do CNPq: | LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS |
Citação: | Santos, Sergio Rafael Ramos dos. A narrativa afro-brasileira amanhecer esmeralda na sala de aula: uma proposta de letramento no ensino fundamental. 2025.Dissertação 151 f (Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira PB. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5204 |
Data de defesa: | 24-Abr-2025 |
Aparece nas coleções: | PROFLETRAS - Dissertações |
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