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Tipo do documento: Dissertação
Título: A proficiência leitora a partir dos mecanismos relacionais coesivos pronominais no gênero artigo de opinião
Autor: Soares, Jaberly 
Primeiro orientador: Martins, Iara
Primeiro membro da banca: Fernandes, João Paulo
Segundo membro da banca: Lins, Juarez
Resumo: No contexto educacional, os professores se deparam com muitos desafios, um deles, especificamente, é o problema com a leitura. A busca de estratégias para melhorar a proficiência leitora dos alunos do ensino fundamental - anos finais - deve ser priorizada em sala de aula, porém não de forma descontextualizada e mecânica, mas buscando um ensino que leve em consideração o papel ativo do leitor na construção do(s) sentido(s). Na escola selecionada para a pesquisa, no município de Guarabira/Paraíba, os baixos índices de proficiência leitora foram evidenciados em avaliações externas como o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), principalmente, em relação ao descritor 2 (D2) e aos níveis 2 e 3 que compõem as escalas de proficiência de Língua Portuguesa. Esses problemas dizem respeito ao estabelecimento de relações entre as partes de um texto e às repetições/substituições, que são importantes elementos para o encadeamento e progressão do tex¬to. Desta forma, justificamos a importância do trabalho com essa temática que tem como objetivo geral aprimorar a proficiência leitora a partir dos mecanismos relacionais coesivos pronominais, no gênero artigo de opinião, em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. Optamos por abordar o gênero discursivo/textual artigo de opinião por este ser um dos gêneros que circulam diariamente na sociedade e pelo fato de os alunos estarem no 9º ano, se preparando para o ensino médio no qual produzirão bastante textos argumentativos. A pesquisa tem como respaldo teórico os pressupostos sociodiscursivos de Bakhtin (2014, 2006) e aportes teóricos de Marcuschi (2018) e Koch (2010, 2011) em relação ao gênero discursivo/textual; Kleiman (2007 e 2008) e Solé (1998) sobre leitura; Geraldi (1997, 2011) referente à análise linguística; Cavalcante (2000, 2012) sobre referenciação e Melo (1985) sobre gênero artigo de opinião. Quanto à metodologia, a pesquisa é qualitativa, de natureza aplicada, intervencionista, além de classificar-se como uma pesquisa-ação. Como procedimento metodológico de intervenção, seguiu-se as estratégias de leitura da Sequência didática de leitura de gêneros discursivos de Lopes-Rossi (2023) que subsidiaram as atividades do caderno pedagógico. Esta proposta didática oportunizou aos alunos uma experiência com a leitura de artigos de opinião que os fez compreender os aspectos estruturais e funcionais desse gênero discursivo/textual e o papel dos elementos linguísticos coesivos pronominais para uma melhor proficiência leitora, contribuindo, assim, para as várias possibilidades de construção de sentido(s) do texto.
Abstract: In the educational context, teachers face many challenges, one of which is specifically the problem with reading. The search for strategies to improve the reading proficiency of elementary school students - final years - should be prioritized in the classroom, but not in a decontextualized and mechanical way, but seeking a teaching that takes into account the active role of the reader in the construction of meaning(s). In the school selected for the research, in the city of Guarabira/Paraíba, low reading proficiency rates were evidenced in external assessments such as SAEB (Basic Education Assessment System), mainly in relation to descriptor 2 (D2) and levels 2 and 3 that make up the Portuguese Language proficiency scales. These problems concern the establishment of relationships between the parts of a text and repetitions/substitutions, which are important elements for the sequence and progression of the text. In this way, we justify the importance of working with this theme, which has the general objective of improving reading proficiency based on pronominal cohesive relational mechanisms, in the opinion article genre, in a 9th grade class of Elementary School. We chose to approach the discursive/textual genre of opinion articles because this is one of the genres that circulates daily in society and because the students are in the 9th grade, preparing for high school, where they will produce many argumentative texts. The research is theoretically supported by the socio-discursive assumptions of Bakhtin (2014, 2006) and theoretical contributions of Marcuschi (2018) and Koch (2010, 2011) in relation to the discursive/textual genre; Kleiman (2007 and 2008) and Solé (1998) on reading; Geraldi (1997, 2011) on linguistic analysis; Cavalcante (2000, 2012) on referencing and Melo (1985) on the opinion article genre. Regarding the methodology, the research is qualitative, of an applied, interventionist nature, in addition to being classified as action research. As a methodological intervention procedure, the reading strategies of the Didactic Sequence for Reading Discursive Genres by Lopes-Rossi (2023) were followed, which supported the activities of the pedagogical notebook. This didactic proposal provided students with an experience with reading opinion articles that made them understand the structural and functional aspects of this discursive/textual genre and the role of pronominal cohesive linguistic elements for better reading proficiency, thus contributing to the various possibilities of constructing meaning(s) of the text.
Palavras-chave: Proficiência leitora
Artigo de opinião
Coesão referencial
Ensino
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
Citação: Soares, Jaberly Teixeira da Silva. A Proficiência Leitora a partir dos mecanismos relacionais coesivos pronominais no gênero artigo de opinião. 2025. 179 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5203
Data de defesa: 29-Abr-2025
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

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