Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5207
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Letramento literário na sala de aula: o cordel na educação de jovens e adultos |
Autor: | Pereira, Adriana Cavalcante Carvalho Mendes |
Primeiro orientador: | Silva, Rosangela Neres Araujo da |
Primeiro membro da banca: | Santos, Luciane Alves |
Segundo membro da banca: | Queiroga, Marcílio Garcia de |
Resumo: | A Literatura de Cordel, com sua riqueza linguística e cultural, tem se mostrado um instrumento no processo de ensino-aprendizagem, especialmente no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Diante da necessidade de desenvolver competências literárias e estimular a participação ativa dos alunos, esta pesquisa propõe investigar o uso do cordel como metodologia de ensino, tomando como referência a obra A Pedra do Meio-Dia, de Bráulio Tavares. Ao integrar elementos da cultura popular ao ambiente escolar, pretende-se não apenas fomentar o hábito da leitura, mas também incentivar a interpretação crítica e a construção coletiva do conhecimento. Dessa forma, o estudo busca compreender de que maneira a literatura de cordel pode contribuir para a formação de leitores reflexivos, capazes de relacionar os temas abordados nos textos com suas vivências e o contexto social em que estão inseridos. Além disso, visa refletir sobre a aplicação dessa metodologia no processo de ensino-aprendizagem de alunos do Ciclo III da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O embasamento teórico está fundamentado nos estudos de Cosson (2022), Soares (2014), Galvão (2001), Viana (2010), Freire (2011), Pinheiro e Marinho (2001), Haurélio (2013), Oliveira (2021), Tardif (2002), DePietri (2009), Ribeiro (2001), entre outros. A pesquisa-ação, de caráter qualitativo, foi realizada por meio de observações, aplicação de questionários e intervenções propostas por oficinas de leitura e escrita. O estudo foi conduzido em uma escola pública municipal de Guarabira–PB, com alunos da turma do Ciclo III da EJA. Através dessa prática, foi possível identificar como a literatura de cordel pode estimular interações e aumentar a participação ativa dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, promovendo a leitura literária e auxiliando na construção e interpretação do conhecimento. |
Abstract: | Cordel Literature, with its linguistic and cultural richness, has proven to be a powerful tool in the teaching-learning process, especially in the context of Youth and Adult Education (EJA). Given the need to develop literary skills and encourage students' active participation, this research proposes to investigate the use of cordel as a teaching methodology, taking as a reference the work A Pedra do Meio-Dia, by Bráulio Tavares. By integrating elements of popular culture into the school environment, the aim is not only to foster the habit of reading, but also to encourage critical interpretation and the collective construction of knowledge. In this way, the study seeks to understand how cordel literature can contribute to the formation of reflective readers, capable of relating the themes addressed in the texts to their experiences and the social context in which they are inserted. In addition, it aims to reflect on the application of this methodology in the teaching-learning process of students in Cycle III of Youth and Adult Education (EJA). The theoretical basis is based on studies by Cosson (2022), Soares (2014), Galvão (2001), Viana (2010), Freire (2011), Pinheiro and Marinho (2001), Haurélio (2013), Oliveira (2021), Tardif (2002), DePietri (2009), Ribeiro (2001), among others. The qualitative action research was carried out through observations, questionnaires, and interventions proposed by reading and writing workshops. The study was conducted in a public school in Guarabira, Paraíba, with students from Cycle III of EJA. Through this practice, it was possible to identify how cordel literature can stimulate interactions and increase the active participation of students in the teaching- learning process, promoting literary reading and assisting in the construction and interpretation of knowledge. |
Palavras-chave: | Cordel Leitura Literária Educação de jovens e adultos |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS |
Citação: | PEREIRA, Adriana Cavalcante Carvalho Mendes. Letramento literário na sala de aula: o cordel na educação de jovens e adultos. 2025. 102 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Humanidades, Guarabira/PB, 2025 |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5207 |
Data de defesa: | 30-Abr-2025 |
Aparece nas coleções: | PROFLETRAS - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Adriana Cavalcante Carvalho Mendes Pereira | PDF - Adriana Cavalcante Carvalho Mendes Pereira | 1.47 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
PDF - Termo de depósito BDTD | PDF - Termo de depósito BDTD | 400.15 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.