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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5099
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Exploração-proposição-resolução de problemas na licenciatura em matemática: implicações para a sala de aula |
Autor: | Martins, Fabíola da Cruz |
Primeiro orientador: | Andrade, Silvanio de |
Primeiro membro da banca: | Almeida, José Joelson Pimentel de |
Segundo membro da banca: | Silva, Maria Isabelle |
Terceiro membro da banca: | Ferreira, Nilton Cezar |
Quarto membro da banca: | Batinga, Verônica Tavares Santos |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo identificar em quais aspectos uma Unidade Temática, utilizando a Exploração-Proposição-Resolução de Problemas como metodologia de ensino, pode auxiliar, fomentar e colaborar na formação inicial do professor de Matemática, especificamente no ensino de Álgebra. A Exploração-Proposição-Resolução de Problemas é utilizada como uma perspectiva metodológica, composta por momentos variados, que enfatizam, sobretudo, a construção e aprofundamento dos conceitos e ideias matemáticas, a participação ativa do aluno e a interação entre este e o professor. Utilizando uma metodologia qualitativa, por meio de uma pesquisa pedagógica, os dados foram levantados através do desenvolvimento de uma Unidade Temática com 24 alunos do curso Licenciatura em Matemática, matriculados na disciplina Introdução à Modelagem em Educação Matemática, na qual a professora titular da turma é a própria pesquisadora. A partir das análises, ficou perceptível que, ao realizar atividades sob a perspectiva da Exploração-Proposição-Resolução de Problemas, os futuros professores podem desenvolver o conhecimento relacionado ao conteúdo matemático, ao conhecimento pedagógico do conteúdo, ao ensino de matemática, à educação, aos contextos sociais, à educação matemática crítica, dentre outros. Os resultados indicam que a Exploração-Proposição-Resolução de Problemas como metodologia de ensino pode auxiliar, fomentar e colaborar na formação inicial do professor de Matemática em diversos aspectos, dentre eles, ressaltam-se: o aprofundamento de ideias e conceitos matemáticos, a ampliação das experiências de trabalho com problemas, a integração de contextos sociais com a Matemática, a prática da utilização das diferentes representações de Álgebra e o desenvolvimento de habilidades profissionais para a utilização dessa metodologia. Portanto, destaca-se a importância de trabalhar com essa metodologia na formação inicial de professores, pois ela possibilita uma prática corporificada na teoria, que pode auxiliar os futuros professores em suas vindouras experiências profissionais. Assim, entende-se que ela potencializa a formação docente. Acredita-se que esta pesquisa avança no que tange ao conhecimento teórico na área de Educação Matemática e, sobretudo, oferece reflexões teórico-práticas sobre uma perspectiva metodológica que pode ser implementada em cursos de formação de professores e na Educação Básica. |
Abstract: | This study aimed to identify in which aspects a Thematic Unit, using Problem Exploration Posing-Solving as a teaching approach, can assist, promote and collaborate in pre-service Mathematics teacher education, specifically in the Algebra teaching. Problem Exploration-Posing-Solving is used as a teaching perspective composed of varied moments, which emphasize above all the construction and deepening of mathematical concepts and ideas, the active participation of the student and the interaction between the student and the teacher. Using a qualitative methodology, through pedagogical research, the data were collected through the development of a Thematic Unit, with 24 Mathematics undergraduates, enrolled in the Introduction course to Modeling in Mathematics Education, in which the class teacher is the researcher herself. Based on the analyses, it became clear that, by carrying out activities from the perspective of Problem Exploration-Posing Solving, future teachers can develop knowledge related to mathematical content, content pedagogical knowledge, mathematics teaching, education, social contexts, critical mathematics education, among others. The results indicate that Problem Exploration-Posing-Solving as a teaching approach can assist, foster and collaborate in the pre-service Mathematics teacher education, in several aspects, among which the following stand out: the deepening of mathematical ideas and concepts, the expansion of experiences of working with problems, the integration of social contexts with Mathematics, the practice of using Algebraic representation different and the development of professional skills for the use of this approach. Therefore, the importance of working with this approach in the pre-service Mathematics teacher education is highlighted as it allows for a practice embodied in theory, which can assist future teachers in their future professional experiences. Thus, it is understood that it enhances teacher education. It is believed that this research advances theoretical knowledge in the area of Mathematics Education and, above all, offers theoretical and practical reflections on a teaching approach that could be implemented in teacher education courses and in Basic Education. |
Palavras-chave: | Ensino de Matemática Formação do professor de Matemática Representações múltiplas de Álgebra |
Área(s) do CNPq: | ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
Citação: | MARTINS, Fabíola da Cruz. Exploração-proposição-resolução de problemas na licenciatura em matemática: implicações para a sala de aula. 2024. 248 p. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5099 |
Data de defesa: | 12-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Teses |
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