Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM : [451] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
As disciplinas específicas e pedagógicas no ensino superior: uma análise acerca da formação inicial do professor de matemática
A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito da formação inicial do professor de matemática, com o objetivo de investigar acerca das disciplinas especificas e pedagógicas no curso de licenciatura em matemática, levando em consideração a falta de integração dessas disciplinas e a busca de caminhos para superar esta problemática. Para a sua fundamentação teórica, utilizamos os autores Fiorentini (2005); Moreira e David (2003); Shulman (1986-1987); Ball, Thames e Phelps (2008); Carrillo et al....
O ensino de matemática: entre o tradicional e o libertador na percepção de professores
Esta pesquisa de natureza qualitativa, de cunho interpretativo e de base etnográfica tem como objetivo geral o de analisar o que dizem professores de Matemática da Zona Rural sobre a atuação deles em sala de aula e relações estabelecidas com os alunos, a partir de pressupostos freirianos. Como objetivos específicos definimos: (1) Promover reflexões acerca do ensino de Matemática com base nas relações estabelecidas entre professores e alunos; (2) Articular um ensino libertador com uma Educação...
Atividades experimentais investigativas e o ensino de ciências nos anos iniciais: concepções de professoras em formação
A abordagem investigativa no ensino, é uma metodologia didática que surgiu a partir dos estudos John Dewey, que tem uma perspectiva de ensinar ciências através da aproximação com o fazer científico nos laboratórios, objetivando trazer para os estudantes uma perspectiva de resolução de problemas, investigação, surgimento de hipóteses, tentativas de solução, conclusão e sistematização dos fenômenos e conceitos observados. Atualmente, esses mesmos aspectos são abordados na Base Naci...
A questão sociocientífica poluição do açude Bodocongó e a abordagem STEAM: contribuições para formação inicial de professores de química
Este trabalho apresenta uma atividade de pesquisa realizada no âmbito da Universidade Estadual da Paraíba por meio de um curso Formativo com estudantes Matriculados em Curso de Licenciaturas da UEPB, neste curso participaram 15 graduandos entre o terceiro e sétimo semestre de distintos cursos de licenciaturas da UEPB. Os aportes teóricos norteadores da tese se referem as abordagens de Ciências, tecnologias e Sociedade (CTS), Questões Sociocientíficas (QSC) e abordagem STEAM, do acrônimo para ...
Exploração, Proposição e Resolução de Problemas: pesquisas do GEPEP e suas possibilidades para a prática pedagógica
Neste trabalho, analisa-se quais as possibilidades das pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Educação e Pós-Modernidade (GEPEP) em Exploração, Proposição e Resolução de Problemas na prática pedagógica. A pesquisa se situa numa abordagem qualitativa, visando buscar significados, interpretar e compreender as informações obtidas. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa documental por meio da qual foram analisadas dissertações dos participantes do GEPEP que desenvolveram ...
Formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: estudos de aula e o ensino de álgebra
Neste estudo, tem-se como foco central a Formação Continuada em Álgebra dos professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A partir da publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a unidade temática de Álgebra passou a ser uma demanda formativa para os profissionais que atuam nesse segmento de ensino. Nesse contexto, levanta-se a seguinte questão: como contribuir para o processo formativo de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamenral, a partir das demandas tra...
A educação financeira nas práticas de ensino de professores de matemática de Santa Cruz do Capibaribe - PE
A Matemática é frequentemente percebida como uma disciplina difícil, restrita a mentes excepcionais. Entre os fatores que reforçam essa ideia estão as práticas pedagógicas adotadas em sala de aula. Um dos conteúdos que mais evidenciam essa questão é a Matemática Financeira, especialmente quando relacionada à Educação Financeira, por sua importância na formação cidadã. Neste contexto, a presente pesquisa buscou responder à seguinte questão: como as abordagens de Educação Financeira a...
Contribuições da Abordagem STEAM e das metodologias ativas na integração de diferentes áreas do saber no ensino médio e tecnológico
O ensino tradicional tem sido o responsável pelo aprendizado dos conceitos para diferentes gerações de estudantes, mas acaba sendo limitado para a realidade do século XXI, pois, além de conceitos, são necessárias habilidades para atuar em um cenário de constante mudança. Nessa perspectiva, o STEAM (sigla que representa Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics) é uma abordagem educacional que propõe a integração intencional entre as disciplinas, capaz de orientar a construção de pr...
O ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos em uma perspectiva sociocultural
Esta pesquisa aborda a temática da Educação Matemática de Jovens e Adultos, discutindo a relação enriquecedora entre os conhecimentos prévios e socioculturais dos estudantes e o contexto de ensino e aprendizagem de matemática na escola. O presente trabalho tem como objetivo investigar os conhecimentos matemáticos dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e estabelecer conexões desses conhecimentos com conceitos matemáticos escolares, direcionadas às turmas do 8º e 9º anos, consider...
Ensino de ciências para os cinco domínios do letramento científico: um processo educacional à luz da pedagogia histórico-crítica
Este trabalho apresenta uma investigação que buscou identificar os problemas para o desenvolvimento do Letramento Científico (LC) na educação básica, além de apresentar uma proposta de processo educacional que contribuísse para a resolução das lacunas identificadas. Inicialmente o trabalho discute como o termo cultura adquire diferentes significados na relação com a ciência. O objetivo foi delinear o espaço da cultura científica e, dentro deste, a dimensão cultural da ciência. Pois esta dimen...
O ensino de matemática financeira na educação de jovens e adultos via resolução de problemas
Refletir sobre o Ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é falar sobre seus desafios e potencialidades. Podemos observar que as experiências de exclusão sociocultural estão intimamente ligadas e marcadas aos sujeitos, jovens e adultos, inseridos no contexto escolar da EJA, e que a consciência sobre as vivências e experiências trazidas pelos educandos devem nortear educadores e pesquisadores nas reflexões direcionadas ao ensino e aprendizagem de Matemática na EJA. Esta pesqu...
História da matemática e ensino por atividades no fomento a práticas argumentativas em aulas de geometria
A presente pesquisa teve como objetivo analisar de que forma a utilização do ensino por atividades e da História da Matemática pode suscitar o desenvolvimento da argumentação em aulas de geometria. A investigação ocorreu em uma turma de ensino médio da rede estadual de ensino do estado de Pernambuco, por meio de uma disciplina eletiva intitulada “Poliedros de Platão: uma viagem por diferentes contextos”. A abordagem da pesquisa é predominantemente qualitativa, dado que a investigação tem um c...
Iniciação científica na educação básica: propondo cenários educativos para uma aprendizagem transdisciplinar em biologia
O presente estudo circunscreve a escola enquanto espaço aberto à investigação e à reflexão crítica, elegendo a prática pedagógica no cotidiano escolar como objeto de investigação, ratificando a importância da pesquisa em educação para a melhoria da qualidade do ensino. O objetivo geral consiste em analisar a inserção da iniciação científica no ensino médio, como uma prática transdisciplinar favorável ao desenvolvimento da alfabetização científica, envolvendo a produção, a sistematização e a d...
Ensino-aprendizagem do cálculo integral em um ambiente de Resolução de Problemas e utilização das Tecnologias Digitais
O objetivo deste trabalho é verificar as potencialidades e possibilidades na formalização do Cálculo Integral por meio da metodologia de Resolução de Problemas e da utilização da plataforma DESMOS. O referencial teórico para essa pesquisa estruturou-se nos seguintes eixos: a metodologia de Resolução de Problemas e as Tecnologias Digitais, mais especificamente a utilização da plataforma DESMOS. A pesquisa é qualitativa, orientada pela perspectiva metodológica de Bogdan e Bicklen, e foi realiza...
Estudo de caso acerca da temática dessalinização no ensino médio: uma análise argumentativa sobre o conteúdo soluções
A pesquisa buscou discutir questões relacionadas a novas propostas metodológicas que visam contribuir para a melhoria no Ensino de Química e consiste no desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) com a problematização sobre água dessalinizada a partir do conteúdo soluções químicas baseada no método Estudo de Casos (EC) e que traz a discussão de um problema real. O objetivo geral da pesquisa é analisar as contribuições de uma proposta de Sequência Didática baseada no método estudo de casos...
Educação Financeira Crítica: um olhar em desfavor ao neoliberalismo e políticas mercadológicas
Com a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2018, nas escolas do Brasil, a educação financeira começou a ser mais enfatizada em alguns livros didáticos, no currículo, nas salas de aulas e nas formações continuadas de professores. Assim, a sua implantação nas instituições escolares, embora importante, vem sendo alvo de discussões, pois é perceptível uma articulação muito forte entre esse campo de estudo e as estratégias mercadológicas que estão bem presentes na Educação. Dia...
O uso didático da calculadora gráfica Desmos via exploração-proposição-resolução de problemas: uma experiência na licenciatura em matemática
Esta tese aborda o uso didático da calculadora gráfica Desmos via Exploração-Proposição-Resolução de Problemas, a partir de uma experiência na licenciatura em Matemática. Nessa metodologia de sala de aula, tomamos a Proposição de Problemas como ponto de partida, considerada uma das mais desafiadoras de implementar no ensino. Observando como as Tecnologias Digitais podem ser incorporadas eficazmente a essa prática, a pesquisa também reflete sobre a pouca atenção dada à Proposição de Problemas ...
Um olhar para as concepções de graduandos da licenciatura em Matemática: possíveis construções na identidade docente
Esta pesquisa se justifica pela vontade de compreender o papel da Filosofia da Matemática no processo de formação dos professores de Matemática, bem como pela importância de analisar contextos, desafios e possibilidades da formação docente a partir de uma abordagem filosófica. Para tanto, esse trabalho foi guiado por diferentes abordagens teóricas, advindas de diferentes campos do conhecimento, em destaque o campo da Filosofia da Matemática que, por intermédio das tensões do Absolutismo e Fal...
Exploração-proposição-resolução de problemas na licenciatura em matemática: implicações para a sala de aula
Este estudo teve como objetivo identificar em quais aspectos uma Unidade Temática, utilizando a Exploração-Proposição-Resolução de Problemas como metodologia de ensino, pode auxiliar, fomentar e colaborar na formação inicial do professor de Matemática, especificamente no ensino de Álgebra. A Exploração-Proposição-Resolução de Problemas é utilizada como uma perspectiva metodológica, composta por momentos variados, que enfatizam, sobretudo, a construção e aprofundamento dos conceitos e ideias m...
Ressignificando o ensino da matemática financeira através da exploração, resolução e proposição de problemas
O presente trabalho teve como objetivo investigar as contribuições da metodologia de Exploração, Resolução e Proposição de Problema no processo de ressignificação do ensino e aprendizagem de Matemática Financeira na educação básica. O interesse em nos aprofundarmos nessa temática se deu pela necessidade de compreendermos de que forma nossos alunos entendem os assuntos relacionados à matemática financeira. A importância desses conhecimentos se faz necessária para qualquer cidadão, uma vez que ...
- 451 UEPB
- 441 Dissertação
- 10 Tese
- 178 2020 - 2025
- 273 2010 - 2019
- 138 2900 - 2999
- 64 2011 - 2099
- 312 Acesso Aberto
- 139 Acesso Embargado