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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Fabíola da Cruz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1613723905926538por
dc.contributor.advisor1Andrade, Silvanio de-
dc.contributor.referee1Almeida, José Joelson Pimentel de-
dc.contributor.referee2Silva, Maria Isabelle-
dc.contributor.referee3Ferreira, Nilton Cezar-
dc.contributor.referee4Batinga, Verônica Tavares Santos-
dc.date.accessioned2024-10-08T11:22:04Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2024-09-12-
dc.identifier.citationMARTINS, Fabíola da Cruz. Exploração-proposição-resolução de problemas na licenciatura em matemática: implicações para a sala de aula. 2024. 248 p. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5099-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo identificar em quais aspectos uma Unidade Temática, utilizando a Exploração-Proposição-Resolução de Problemas como metodologia de ensino, pode auxiliar, fomentar e colaborar na formação inicial do professor de Matemática, especificamente no ensino de Álgebra. A Exploração-Proposição-Resolução de Problemas é utilizada como uma perspectiva metodológica, composta por momentos variados, que enfatizam, sobretudo, a construção e aprofundamento dos conceitos e ideias matemáticas, a participação ativa do aluno e a interação entre este e o professor. Utilizando uma metodologia qualitativa, por meio de uma pesquisa pedagógica, os dados foram levantados através do desenvolvimento de uma Unidade Temática com 24 alunos do curso Licenciatura em Matemática, matriculados na disciplina Introdução à Modelagem em Educação Matemática, na qual a professora titular da turma é a própria pesquisadora. A partir das análises, ficou perceptível que, ao realizar atividades sob a perspectiva da Exploração-Proposição-Resolução de Problemas, os futuros professores podem desenvolver o conhecimento relacionado ao conteúdo matemático, ao conhecimento pedagógico do conteúdo, ao ensino de matemática, à educação, aos contextos sociais, à educação matemática crítica, dentre outros. Os resultados indicam que a Exploração-Proposição-Resolução de Problemas como metodologia de ensino pode auxiliar, fomentar e colaborar na formação inicial do professor de Matemática em diversos aspectos, dentre eles, ressaltam-se: o aprofundamento de ideias e conceitos matemáticos, a ampliação das experiências de trabalho com problemas, a integração de contextos sociais com a Matemática, a prática da utilização das diferentes representações de Álgebra e o desenvolvimento de habilidades profissionais para a utilização dessa metodologia. Portanto, destaca-se a importância de trabalhar com essa metodologia na formação inicial de professores, pois ela possibilita uma prática corporificada na teoria, que pode auxiliar os futuros professores em suas vindouras experiências profissionais. Assim, entende-se que ela potencializa a formação docente. Acredita-se que esta pesquisa avança no que tange ao conhecimento teórico na área de Educação Matemática e, sobretudo, oferece reflexões teórico-práticas sobre uma perspectiva metodológica que pode ser implementada em cursos de formação de professores e na Educação Básica.por
dc.description.abstractThis study aimed to identify in which aspects a Thematic Unit, using Problem Exploration Posing-Solving as a teaching approach, can assist, promote and collaborate in pre-service Mathematics teacher education, specifically in the Algebra teaching. Problem Exploration-Posing-Solving is used as a teaching perspective composed of varied moments, which emphasize above all the construction and deepening of mathematical concepts and ideas, the active participation of the student and the interaction between the student and the teacher. Using a qualitative methodology, through pedagogical research, the data were collected through the development of a Thematic Unit, with 24 Mathematics undergraduates, enrolled in the Introduction course to Modeling in Mathematics Education, in which the class teacher is the researcher herself. Based on the analyses, it became clear that, by carrying out activities from the perspective of Problem Exploration-Posing Solving, future teachers can develop knowledge related to mathematical content, content pedagogical knowledge, mathematics teaching, education, social contexts, critical mathematics education, among others. The results indicate that Problem Exploration-Posing-Solving as a teaching approach can assist, foster and collaborate in the pre-service Mathematics teacher education, in several aspects, among which the following stand out: the deepening of mathematical ideas and concepts, the expansion of experiences of working with problems, the integration of social contexts with Mathematics, the practice of using Algebraic representation different and the development of professional skills for the use of this approach. Therefore, the importance of working with this approach in the pre-service Mathematics teacher education is highlighted as it allows for a practice embodied in theory, which can assist future teachers in their future professional experiences. Thus, it is understood that it enhances teacher education. It is believed that this research advances theoretical knowledge in the area of Mathematics Education and, above all, offers theoretical and practical reflections on a teaching approach that could be implemented in teacher education courses and in Basic Education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabíola Martins (fabiola.cruz.martins@aluno.uepb.edu.br) on 2024-09-25T13:01:19Z No. of bitstreams: 2 Tese - Fabíola da Cruz Martins.pdf: 5921065 bytes, checksum: 8dfd70875146819960c724cf17b0c85a (MD5) Produto Educacional - Fabíola da Cruz Martins.pdf: 2027322 bytes, checksum: 1bf854c3352452ca0ce42cdb791c61d0 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: 1. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página (como já estão), incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CURSO DE DOUTORADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 2. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: • Abaixo do texto referente à natureza do trabalho acadêmico, a informação sobre o produto acadêmico pode ser suprimida deixando apenas a informação sobre a Área de concentração. • Nessa folha, o permitido é colocar como imagem somente as assinaturas recortadas e coladas na devida posição (com o consentimento do respectivo membro da banca). Todo o restante do texto deverá seguir a formatação da referida folha conforme se encontra no modelo padrão. Em outras palavras, a folha de aprovação não pode ser colada aqui como imagem única. 3. Na folha de AGRADECIMENTOS do modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na Portaria MEC nº 206, de 4 de setembro de 2018”. A portaria trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Se a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Sendo do seu interesse, segue o link para consultar o documento completo: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/39729251/do1-2018-09-05-portaria-n-206-de-4-de-setembro-de-2018-39729135 Caso contrário, se não recebeu recursos da CAPES, o conteúdo do texto ficará do jeito que está. 4. Com base na ABNT NBR 6028:2021, ajustes são necessários nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. O que falta corrigir: • Os títulos RESUMO e ABSTRACT devem ficar centralizados nas linhas onde se encontram. • Conforme a última versão da norma, no RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto da norma ABNT NBR 6028:2021: Palavras-chave: gestação; cuidado pré-natal; Aedes aegypti; IBGE; Brasil. Keywords: gestation; prenatal care; Aedes aegypti; IBGE; Brazil. 5. Altere o título LISTA DE FIGURAS para LISTA DE ILUSTRAÇÕES. 6. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: • Não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo numérico da seção e o seu título. Entre eles deve haver somente um espaço simples (ABNT NBR 6024:2012). Sendo assim: 1 INTRODUÇÃO (forma certa) 1. INTRODUÇÃO, 1.INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, etc (forma errada) • No sumário, deve haver destaques tipográficos diferentes nos títulos das seções da parte textual e dos títulos dos elementos pós-textuais (tudo aquilo que vem a partir das referências) para deixar bem claro visualmente a natureza de cada divisão. Assim, serão usados de maneira uniforme fonte em caixa alta ou em minúsculas, negrito, fonte normal, itálico, etc, a fim de fazer essa diferenciação.  Com o objetivo de estabelecer essa diferenciação e uniformização, recomenda-se adotar no trabalho os mesmos destaques gráficos das seções presentes no modelo. Em especial, como proposto nele, os títulos das seções primárias devem ficar em caixa alta e com negrito. Comparar com a configuração do modelo. • Observe que as seções terciárias estão apresentando os mesmos destaques gráficos das seções secundárias, é preciso diferenciá-las.  • Os indicativos numéricos das seções que compõem o sumário, se houver, devem ser alinhados à esquerda (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Na dúvida, confira como está esse alinhamento no modelo correspondente ao seu TCC. • Recomenda-se que os títulos e os subtítulos, se houver, que sucedem os indicativos numéricos das seções sejam alinhados pela margem do título do indicativo numéricos mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Ou seja, não pode haver no sumário recuos diferentes em relação à margem esquerda para qualquer título de elemento textual e pós-textual. Do que foi exposto acima, é preciso seguir o exemplo da estrutura do sumário que consta no modelo, reproduzido abaixo. Veja como devem ficar os alinhamentos: SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO .................................................................13 2 TÍTULO DA SEÇÃO PRIMÁRIA ........................................15 2.1 Título da seção secundária .............................................15 2.1.1 Título da seção terciária ..................................................16 2.1.2 Título da seção terciária ..................................................17 2.1.2.1Título da seção quaternária ...................................................17 3 METODOLOGIA ...............................................................21 4 RESULTADOS E DISCUSSÕES .........................................22 5 CONCLUSÃO ..................................................................23 REFERÊNCIAS.................................................................24 APÊNDICE A – INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS ..27 ANEXO A – DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS .............28 Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. No mais,  a estrutura no corpo da obra terá que refletir exatamente a estrutura do sumário, sendo fundamental destacar que os mesmos destaques gráficos (negrito, itálico, caixa alta, etc) e as mesmas denominações utilizados nos títulos das seções no SUMÁRIO terão que ser usados nos títulos das seções dentro do corpo da obra. • Elimine o título ANEXOS associado à página 246 por ser desnecessário, além de não ter suporte nas normas ABNT NBR. O título por si só de cada anexo já é suficiente para determinar sua natureza, já deixa claro que se trata de um anexo. Exclua o mesmo título na respectiva página no corpo da obra.  • Os títulos dos anexos terão que aparecer no sumário de forma individual (conforme está no modelo, seguindo as normas), e não referenciados de forma genérica. Os nomes terão a seguinte configuração:  ANEXO A - TÍTULO DO ANEXO A ………………………………. xx ANEXO B - TÍTULO DO ANEXO B ……………………………….. xx E assim por diante. Não usamos numerais, mas sim as letras maiúsculas do alfabeto de forma sequencial na ordem em que aparecem no texto para nomear os apêndices e os anexos.  Efetuar os mesmos ajustes no corpo da obra. 7. Segundo o modelo padrão, página 13 (baseado na ABNT NBR 14724:2011), a numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO), “em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha”. • Corrija a posição da numeração das páginas para canto superior direito. 8. Nos elementos textuais (no corpo da obra), os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, itálico, etc) e as mesmas denominações conforme utilizados no sumário. A mesma regra vale para os títulos dos elementos pós-textuais. 9. Na parte textual (= nos elementos textuais) todos os títulos das seções (primárias, secundárias, terciárias, quaternárias e quinárias) devem ficar alinhados (colados) à margem esquerda, no mesmo alinhamento dos parágrafos, sem nenhum recuo para a direita (ABNT NBR 6024:2012). Quanto a isso, fazer uma revisão geral para ajustar os recuos de todos os títulos de seção nos elementos textuais. Consultar o modelo em caso de dúvida. 10. Em todos os títulos das seções e subseções nos elementos textuais não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo da seção (o numeral) e seu título. Entre eles deve existir somente um espaço simples (ABNT NBR 6024:2012). Sendo assim: 1 INTRODUÇÃO (certo) 1. INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, 1-INTRODUÇÃO, etc (errado) 11. Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), que tenha sido produzido pelo próprio autor, a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme mostrado no modelo: Fonte: Elaborado (ou Elaborada) pela autora, ano. 12. Na atual página 239 (seguindo a ABNT NBR 6024:2012 e ABNT NBR 14724:2011), o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS ficará centralizado na linha onde se encontra. 13. No elemento pós-textual REFERÊNCIAS, para manter o padrão de cor da fonte recomendado pela norma ABNT NBR 14724:2011, seguido pelo modelo da Biblioteca Central, a cor azul dos links nas referências tem que ser mudada para a cor preta. 14. Eliminar a folha avulsa 246 contendo o título ANEXOS por ser desnecessária, além de não ter suporte nas normas ABNT NBR. O título por si só de cada anexo já é suficiente para determinar sua natureza, já deixa claro que se trata de um anexo. Cada título tem que ficar com os mesmos destaques gráficos e escritos da mesma forma conforme apresentado no sumário  15. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do TCC, para evitar sucessivos e desnecessários pedidos de novas fichas catalográficas pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) deixe na próxima submissão a folha da ficha catalográfica do jeito que está agora e só realize nova solicitação da ficha quando os servidores do setor confirmarem que não há mais correções a serem feitas. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). A seção final desse relatório chamada COMPLEMENTO 01 - LEITURA OPCIONAL explica algo mais sobre paginação. 16. O Termo de depósito BDTD em PDF está ausente. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. Se precisar preencher outro, o termo atualizado pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Alguns destaques sobre seu preenchimento: • No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático.  Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique estética e graficamente bem definida. • Inserir a assinatura do autor e a assinatura do orientador. • Se forem inseridas assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito (o único tipo permitido de assinatura digital), elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os   termo de uso e política de privacidade” > Validar. • Informar a data em que o(a) concluinte autoriza a disponibilização do trabalho no repositório para consulta pública online. Tal informação é obrigatória e só pode ser preenchida pelo(a) concluinte. Ela será inserida na seção AUTORIZAÇÃO DO(A) AUTOR(A), na caixa em branco à direita da expressão “... Autorizo a disponibilização do trabalho no Repositório Institucional da UEPB a partir da data …”  • Se houver razões para embargar (prorrogar) a publicação da obra (no caso de pretender publicá-la em congressos, periódicos, revistas científicas,, etc), o prazo máximo para a prorrogação é de 1 (um) ano a partir da data da defesa, excetuando-se os casos de patente.  Constatando necessidade, pode consultar o manual de depósito para verificar quais são os prazos de prorrogação da publicação para todos os casos. (Para concluintes dos cursos de mestrado e de doutorado): A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD. Não pode haver divergências. Portanto: 1. Se no termo de depósito em PDF já constar a autorização da publicação de acordo com a data registrada, na página da BDTD vá em Depósito: Envio de arquivos Ajuda. No campo Configurações para restrição de acesso, no arquivo da dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso aberto. 2. Se no termo de depósito em PDF constar qualquer data de autorização para publicação no intervalo entre amanhã e a data de um ano a partir da defesa, na página da BDTD vá em Depósito: Envio de arquivos Ajuda. Na coluna Configurações para restrição de acesso, no arquivo da dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso embargado.  Na opção Data de Embargo, preencha com a mesma data que está no termo de depósito em PDF. 3. Quanto ao campo do termo de depósito na BDTD, vá em Depósito: Envio de arquivos Ajuda. Na coluna Configurações para restrição de acesso, no arquivo do termo, escolha Alterar. Em seguida,  em Tipo de acesso, escolha Acesso Restrito. Feito isso, o campo ficará preenchido como “Acesso é permitido a partir de 2999-12-31”, pois o acesso aos seus dados ficará restrito ao pessoal credenciado do SIB. Dois procedimentos acima, os tópicos a) e b), só podem ser realizados pelo(a) concluinte. Ainda que haja uma data determinada de publicação registrada no termo de depósito, não podemos preencher esse campo da BDTD pelo(a) senhor(a). • Registrar a data da entrega online do trabalho acadêmico. • Preencher os demais campos.  • É preciso salientar que somente o texto completo da obra (e do produto educacional, se houver) é que fica disponível ao público a partir da data de liberação determinada para acesso. Os dados do termo de depósito ficam restritos (até “31-12-2999”), isto é, apenas alguns servidores credenciados da Biblioteca Central é que ficarão com acesso a eles. O sigilo dos dados pessoais fica garantido. on 2024-09-25T14:44:03Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabíola Martins (fabiola.cruz.martins@aluno.uepb.edu.br) on 2024-09-26T04:24:23Z No. of bitstreams: 2 TS - Fabíola da Cruz Martins.pdf: 6014445 bytes, checksum: 0e928ca6224245004de5c670accab277 (MD5) PE - Fabíola da Cruz Martins.pdf: 2027322 bytes, checksum: 1bf854c3352452ca0ce42cdb791c61d0 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: Submissão duplicada on 2024-09-26T10:40:15Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabíola Martins (fabiola.cruz.martins@aluno.uepb.edu.br) on 2024-09-26T14:59:44Z No. of bitstreams: 3 PE - Fabíola da Cruz Martins.pdf: 2027322 bytes, checksum: 1bf854c3352452ca0ce42cdb791c61d0 (MD5) TS - Fabíola da Cruz Martins.pdf: 5995115 bytes, checksum: 687f5220e5d39a28479825a771974cd0 (MD5) Termo_de_Deposito_BDTD_assinado-1_assinado.pdf: 847083 bytes, checksum: 9fd3af5e6472b3634ab113901df54ba8 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: fabiola.cruz.martins@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Fabíola da Cruz Martins  Matrícula: 2021311304 Prezada senhora Fabíola da Cruz Martins, boa tarde.  Ainda há inconsistências quanto aos parâmetros de formatação determinados pelo conjunto das normas ABNT NBR aplicáveis aos trabalhos acadêmicos. A submissão foi recusada pelos motivos listados abaixo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. A quantidade total de folhas da obra, 251 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 248 páginas. A paginação da FC deveria ser  igual a 249 ( 251 - 2 ). Solução: Solicitar nova FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) com 249 páginas. 2. Segundo o modelo padrão do SIB, página 13 (baseado na ABNT NBR 14724:2011), a numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO). A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deveria ser igual a 13 (15 - 2), já que a capa e a folha da ficha catalográfica não são contadas. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. 3. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação (LISTA DE ILUSTRAÇÕES e LISTA DE QUADROS) para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. FIM DOS APONTAMENTOS O termo de depósito foi inspecionado. O preenchimento dele está correto, e as assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br estão sendo aprovadas pelo serviço de validação de assinaturas eletrônicas https://validar.iti.gov.br/.  O produto educacional também foi inspecionado, está tudo ok com ele quanto à configuração. Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informações Científicas – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2024-09-26T16:37:22Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabíola Martins (fabiola.cruz.martins@aluno.uepb.edu.br) on 2024-09-26T17:44:49Z No. of bitstreams: 3 PE - Fabíola da Cruz Martins.pdf: 2027322 bytes, checksum: 1bf854c3352452ca0ce42cdb791c61d0 (MD5) Termo_de_Deposito_BDTD_assinado-1_assinado.pdf: 847083 bytes, checksum: 9fd3af5e6472b3634ab113901df54ba8 (MD5) TS - Fabíola da Cruz Martins.pdf: 5971365 bytes, checksum: cfdc784f0d01197c09aebc965c18492d (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2024-09-26T18:19:37Z (GMT) No. of bitstreams: 3 PE - Fabíola da Cruz Martins.pdf: 2027322 bytes, checksum: 1bf854c3352452ca0ce42cdb791c61d0 (MD5) Termo_de_Deposito_BDTD_assinado-1_assinado.pdf: 847083 bytes, checksum: 9fd3af5e6472b3634ab113901df54ba8 (MD5) TS - Fabíola da Cruz Martins.pdf: 5971365 bytes, checksum: cfdc784f0d01197c09aebc965c18492d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-08T11:22:04Z (GMT). No. of bitstreams: 3 PE - Fabíola da Cruz Martins.pdf: 2027322 bytes, checksum: 1bf854c3352452ca0ce42cdb791c61d0 (MD5) Termo_de_Deposito_BDTD_assinado-1_assinado.pdf: 847083 bytes, checksum: 9fd3af5e6472b3634ab113901df54ba8 (MD5) TS - Fabíola da Cruz Martins.pdf: 5971365 bytes, checksum: cfdc784f0d01197c09aebc965c18492d (MD5) Previous issue date: 2024-09-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectFormação do professor de Matemáticapor
dc.subjectRepresentações múltiplas de Álgebrapor
dc.subject.cnpqENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.titleExploração-proposição-resolução de problemas na licenciatura em matemática: implicações para a sala de aulapor
dc.typeTesepor
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