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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Wedes Junior Gomes de-
dc.contributor.advisor1Oliveira, Arlandson Matheus Silva-
dc.contributor.referee1Freitas, Luciana Roze de-
dc.contributor.referee2Lima, Ronaldo Freire de-
dc.date.accessioned2025-10-01T20:42:53Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2025-08-22-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Wedes Junior Gomes de. Métodos para divisão de segmentos, circunferências, áreas e ângulos em partes (quase) iguais usando apenas régua e compasso. 2025. 127 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5335-
dc.description.resumoEste estudo se dedica a detalhar o processo de construção e divisões de diversas figuras geométricas, utilizando como ferramentas principais a régua não graduada e o compasso. Serão exploradas tanto as construções exatas quanto aquelas que exigem aproximações. Antes de iniciar as construções, faremos uma abordagem das recomendações curriculares sobre o ensino de construções geométricas e a trajetória desse tema na educação brasileira, desde seu surgimento até o atual cenário. Adicionalmente, o texto oferece um embasamento teórico sobre a relevância das construções geométricas no processo de ensino-aprendizagem, para a formação do estudante. Em seguida, apresentamos as principais construções geométricas, desde as construções elementares até as construções mais complexas, detalhando os procedimentos passo a passo e ilustrando-as com figuras feitas no GeoGebra. Alicerçados nos princípios da geometria plana e da álgebra, todas as construções vêm acompanhadas das justificativas matemáticas, garantindo assim a validade dos resultados.por
dc.description.abstractThis study is dedicated to detailing the construction process and divisions of various geometric figures, using an ungraduated ruler and a compass as the primary tools. Both exact constructions and those requiring approximations will be explored. Before starting the constructions, we will approach the curricular recommendations regarding the teaching of geometric constructions and the trajectory of this topic in Brazilian education, from its emergence to the current scenario. Additionally, the text provides a theoretical foundation on he relevance of geometric constructions in the teaching-learning process for student formation. Subsequently, we present the main geometric constructions, from elementary to more complex constructions, detailing the step-by-step procedures and illustrating them with figures made in GeoGebra. Grounded in the principles of plane geometry and algebra, all constructions are accompanied by mathematical justifications, thus ensuring the validity of the results.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Wedes Oliveira (wedes.junior@aluno.uepb.edu.br) on 2025-09-15T20:42:43Z No. of bitstreams: 3 DS – Wedes Junior Gomes de Oliveira.pdf: 7154917 bytes, checksum: bddbbb5e813853411cee8390c5ba0fcb (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD.pdf: 412605 bytes, checksum: 7b02ff4d515385b4aa3bdfbdf06d4480 (MD5) PE – Wedes Junior Gomes de Oliveira..pdf: 686233 bytes, checksum: f6d502827dc4b5b584c77e05918abf14 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: wedes.junior@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico.. Dados provenientes do SUAP Concluinte: Wedes Júnior Gomes de Oliveira Matrícula 2023163110 Prezado senhor Wedes Júnior Gomes de Oliveira, boa noite.  Seu trabalho acadêmico de conclusão de curso foi inspecionado a fim de verificar se a formatação está seguindo as determinações do SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas) descritas em Depósito dos Trabalhos Acadêmicos. O Termo de Depósito também é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também podem acarretar a rejeição temporária da submissão. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções são baseadas no modelo do SIB (que é o mesmo para dissertações, monografias e teses) com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado a partir deste LINK. Estrutura do trabalho acadêmico de conclusão de curso Para dissertações, monografias relatórios e teses, a estrutura pode ser vista em https://drive.google.com/file/d/16MTigoqla7AauiWia_1ZgElYiHKdrCZl/view?usp=sharing. A submissão foi recusada porque o trabalho acadêmico de conclusão de curso apresenta inconsistências na formatação em relação ao modelo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. Na folha de rosto, segunda folha, falta corrigir o seguinte: • O texto referente à natureza do trabalho acadêmico deve apresentar-se de forma idêntica ao que consta na folha de aprovação do SUAP. Como deve ficar: Dissertação apresentada à Coordenação do Curso de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT. Área de concentração: Matemática na Educação Básica Linha de Pesquisa: Ensino Básico Matemática OBS.: Como a folha de aprovação não pode ser alterada depois de ter sido gerada pelo SUAP (para não interferir na validação feita pelo QR code), ela pode ficar sem a expressão relativa à área de concentração. 2. São necessárias correções no ABSTRACT. • No ABSTRACT, assim como no RESUMO, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto do modelo: Keywords: monography; monograph model; word; word. 3. Procure colocar as listas nessa sequência: LISTA DE ILUSTRAÇÕES LISTA DE NOTAÇÕES E SIMBOLOGIAS 4. O SUMÁRIO precisa de ajustes. • Os nomes dos apêndices e dos anexos têm que aparecer no sumário com a seguinte configuração:  APÊNDICE A - TÍTULO DO APÊNDICE A APÊNDICE B - TÍTULO DO APÊNDICE B (...) ANEXO A - TÍTULO DO ANEXO A ANEXO B - TÍTULO DO ANEXO B (...) E assim por diante. Efetue os mesmos ajustes no corpo da obra.  Observe que os nomes ficam em negrito e em caixa alta, assim como as seções primárias. 5. Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), se houver qualquer um desses elementos produzido somente pelo próprio autor (sem adaptações), a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme apresentada no modelo: Fonte: Elaborado (ou elaborada) pelo autor, ano. 6. Os apêndices e anexos devem ser nomeados da mesma forma como eles estão no sumário, como já foi explicado. 7. Depois dos ajustes propostos, poderá haver alteração no total de folhas do TCC. Nesse caso, para evitar sucessivos e desnecessários pedidos de novas fichas catalográficas pelo SAGBI ou pelo SUAP, dependendo do caso, deixe na próxima submissão a folha da ficha catalográfica do jeito que está agora e só realize nova solicitação da ficha quando os servidores do setor confirmarem que não há mais correções a serem feitas. Paginando de forma correta, começando na primeira página da INTRODUÇÃO, a numeração da última página do TCC será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). O pedido de nova ficha catalográfica é feito ao Setor de Processos Técnicos (processostecnicos.bc@setor.uepb.edu.br), fornecendo seu nome completo, matrícula e curso. FIM DOS APONTAMENTOS O termo de depósito foi inspecionado. O preenchimento dele está correto.  As assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br foram aprovadas pelo serviço de validação de assinaturas eletrônicas https://validar.iti.gov.br/.  Não faça mais qualquer alteração nesse arquivo. Tudo certo com o produto educacional. Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 01 - LEITURA OPCIONAL Se necessário, clique AQUI para saber como se determina a paginação da ficha catalográfica. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: Clique AQUI para ver a lista das fontes. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estamos à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Horário de expediente dos servidores do LINC: Daniel Soares Sousa (daniel@servidor.uepb.edu.br) Auxiliar de Biblioteca De segunda a sexta-feira Das 7h às 12h (atendimento presencial) Das 13h às 16h Rosalvo Celestino de Andrade (rosalvo_andrade@yahoo.com.br) Auxiliar de Biblioteca De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 (atendimento presencial) Das 18h às 21h Setor de trabalho: Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB E-mail do setor: linc.bc@setor.uepb.edu.br OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2025-09-16T00:04:18Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Wedes Oliveira (wedes.junior@aluno.uepb.edu.br) on 2025-09-16T19:43:27Z No. of bitstreams: 3 Termo-de-Deposito-BDTD.pdf: 412605 bytes, checksum: 7b02ff4d515385b4aa3bdfbdf06d4480 (MD5) PE – Wedes Junior Gomes de Oliveira..pdf: 686233 bytes, checksum: f6d502827dc4b5b584c77e05918abf14 (MD5) DS – Wedes Junior Gomes de Oliveira.pdf: 7156497 bytes, checksum: 9d7451b8a7dabad2a16448122e3484f8 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2025-09-16T20:09:39Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Termo-de-Deposito-BDTD.pdf: 412605 bytes, checksum: 7b02ff4d515385b4aa3bdfbdf06d4480 (MD5) PE – Wedes Junior Gomes de Oliveira..pdf: 686233 bytes, checksum: f6d502827dc4b5b584c77e05918abf14 (MD5) DS – Wedes Junior Gomes de Oliveira.pdf: 7156497 bytes, checksum: 9d7451b8a7dabad2a16448122e3484f8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-01T20:42:53Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Termo-de-Deposito-BDTD.pdf: 412605 bytes, checksum: 7b02ff4d515385b4aa3bdfbdf06d4480 (MD5) PE – Wedes Junior Gomes de Oliveira..pdf: 686233 bytes, checksum: f6d502827dc4b5b584c77e05918abf14 (MD5) DS – Wedes Junior Gomes de Oliveira.pdf: 7156497 bytes, checksum: 9d7451b8a7dabad2a16448122e3484f8 (MD5) Previous issue date: 2025-08-22eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMATpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectGeometria euclidianapor
dc.subjectConstruções geométricaspor
dc.subjectEnsino de geometriapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApor
dc.titleMétodos para divisão de segmentos, circunferências, áreas e ângulos em partes (quase) iguais usando apenas régua e compassopor
dc.title.alternativeMethods for dividing segments, circles, areas, and angles into (almost) equal parts using only straightedge and compasseng
dc.typeDissertaçãopor
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