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Tipo do documento: Tese
Título: A aprendizagem da Geometria do Táxi e suas relações com habilidades do pensamento computacional
Título(s) alternativo(s): The learning of Taxicab Geometry and its connections with computational thinking skills
Autor: Viana, Lucas Henrique 
Primeiro orientador: Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro
Primeiro membro da banca: Almeida, José Joelson Pimentel
Segundo membro da banca: Huanca, Roger Ruben Huaman
Terceiro membro da banca: Rodrigues, Rodrigo Lins
Quarto membro da banca: Madeira, Charles Andryê Galvao
Quinto membro da banca: Rêgo, Thaís Gaudencio
Resumo: A Geometria do Táxi (GT) consiste em uma forma alternativa para pensar e fazer geometria em sala de aula. Distinguindo-se pela sua métrica única, em contraste com a tradicional geometria euclidiana, a GT possibilita a exploração de representações cotidianas, além de permitir a transversalidade com diversos campos do conhecimento. Similarmente, o Pensamento Computacional (PC) surge como uma temática que também pode ser abordada de maneira transversal ao currículo escolar, despertando o interesse de professores e pesquisadores de áreas diversas. Dadas as oportunidades trazidas por esses dois temas, especialmente o seu caráter transversal, verifica-se a necessidade de conduzir estudos que aprofundem as conexões entre ambos. Nesta perspectiva, este trabalho de tese objetiva analisar as relações entre aprendizagem da GT e habilidades do PC. A pesquisa foi configurada como um estudo de caso qualitativo e aplicada com 14 estudantes do primeiro ao terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública da cidade de Campina Grande-PB. O trabalho de campo foi organizado em doze momentos principais, que envolveram: levantamento dos perfis dos alunos; introdução aos conceitos da GT; associações da GT com o Triângulo de Pascal e conhecimentos de análise combinatória; resolução de problemas com paradas ou desvios; cálculo de distâncias no contexto da GT; utilização e adaptação de um jogo criado pelo pesquisador, o Uber Geométrico; elaboração e socialização de materiais com a escola. Os dados da pesquisa foram coletados utilizando-se meios diversos, como gravações em vídeos, atividades com mapas personalizados, desafios criados pelo pesquisador, um teste de PC e questionários, todos eles tratados por meio do software de análises qualitativas MaxQDA e interpretados pelas lentes metodológicas da Análise Temática Reflexiva. Os resultados revelaram benefícios na motivação e participação dos estudantes, na retomada de conhecimentos geométricos e a identificação de 16 relações entre a aprendizagem da GT e as cinco habilidades do PC consideradas neste estudo: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração, algoritmos e avaliação. A partir da identificação dessas relações, espera-se contribuir para o aprofundamento de estudos acerca da transversalidade do PC, especificamente suas relações com a GT, de forma que novas práticas e atividades sejam criadas, com foco no desenvolvimento de uma ou mais de suas habilidades. Por fim, são apresentados caminhos para continuidade da pesquisa, como o registro e elaboração de produções técnicas educacionais e o desenvolvimento de outros estudos, que expandam os horizontes de ensino e pesquisa do PC em diversos contextos educativos.
Abstract: Taxicab Geometry (TG) constitutes an alternative approach to understanding and engaging with school geometry. Distinguished by its unique metric in contrast to traditional Euclidean Geometry, TG facilitates the representation of everyday situations and fosters interdisciplinarity with another fields. Similarly, Computational Thinking (CT) emerges as a theme that can be addressed transversally throughout the school curriculum, attracting the interest of educators and researchers from diverse fields. Given the opportunities offered by these two themes, especially their cross-curricular nature, it is necessary to conduct studies that deepen the exploration of the connections between them. Within this perspective, this study aims to analyze the relations between learning TG and developing CT skills. Research was conducted as a qualitative study case and applied to 14 high school students enrolled in an elective course at a full-time school in Campina Grande (Paraiba, Brazil). The fieldwork was organized into twelve moments: surveying student profiles; introducing TG concepts; associating TG with Pascal’s Triangle and combinatorial analysis; solving problems involving stops or detours; calculating distances within TG; using and adapting a game created by the researcher, the Geometric Uber; developing and sharing material with the school community. Data was collected through multiple sources, including video recordings, photos, personalized maps, challenges, CT test and forms. All data were analyzed using MaxQDA and interpreted through the lens of reflexive thematic analysis. Results indicated increased student motivation and engagement, the revisiting of geometric concepts and 16 relations between TG learning and the five CT skills: decomposition, pattern recognition, abstraction, algorithms and evaluation. Based on these relationships, it is expected that this study will contribute to the advancement of research on the transversality of Computational Thinking, specifically its connections with TG, in such a way that new practices and activities may be created focusing on develop one or more of its skills. Finally, research proposes directions to future work, such as producing and registering educational and conducting further studies to expand teaching and research horizons in CT across diverse educational contexts.
Palavras-chave: Geometria do Táxi
Pensamento Computacional
Geometria
Ensino e aprendizagem
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Doutorado em Ensino da Rede Nordeste em Ensino - RENOEN
Citação: VIANA, Lucas Henrique. A aprendizagem da Geometria do Táxi e suas relações com habilidades do pensamento computacional. 2025. 268 p. Tese (Doutorado em Ensino da Rede Nordeste em Ensino - RENOEN) — Programa de Pós-Graduação Rede Nordeste de Ensino, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5323
Data de defesa: 27-Ago-2025
Aparece nas coleções:RENOEN - Teses

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