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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5323
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Viana, Lucas Henrique | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9677817163681682 | por |
dc.contributor.advisor1 | Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6428823615325023 | por |
dc.contributor.referee1 | Almeida, José Joelson Pimentel | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8166150091846962 | por |
dc.contributor.referee2 | Huanca, Roger Ruben Huaman | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3150172690409243 | por |
dc.contributor.referee3 | Rodrigues, Rodrigo Lins | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5512849006877767 | por |
dc.contributor.referee4 | Madeira, Charles Andryê Galvao | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/2381782879955327 | por |
dc.contributor.referee5 | Rêgo, Thaís Gaudencio | - |
dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/3166390632199101 | por |
dc.date.accessioned | 2025-10-01T19:00:54Z | - |
dc.date.available | 2999-12-31 | por |
dc.date.issued | 2025-08-27 | - |
dc.identifier.citation | VIANA, Lucas Henrique. A aprendizagem da Geometria do Táxi e suas relações com habilidades do pensamento computacional. 2025. 268 p. Tese (Doutorado em Ensino da Rede Nordeste em Ensino - RENOEN) — Programa de Pós-Graduação Rede Nordeste de Ensino, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5323 | - |
dc.description.resumo | A Geometria do Táxi (GT) consiste em uma forma alternativa para pensar e fazer geometria em sala de aula. Distinguindo-se pela sua métrica única, em contraste com a tradicional geometria euclidiana, a GT possibilita a exploração de representações cotidianas, além de permitir a transversalidade com diversos campos do conhecimento. Similarmente, o Pensamento Computacional (PC) surge como uma temática que também pode ser abordada de maneira transversal ao currículo escolar, despertando o interesse de professores e pesquisadores de áreas diversas. Dadas as oportunidades trazidas por esses dois temas, especialmente o seu caráter transversal, verifica-se a necessidade de conduzir estudos que aprofundem as conexões entre ambos. Nesta perspectiva, este trabalho de tese objetiva analisar as relações entre aprendizagem da GT e habilidades do PC. A pesquisa foi configurada como um estudo de caso qualitativo e aplicada com 14 estudantes do primeiro ao terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública da cidade de Campina Grande-PB. O trabalho de campo foi organizado em doze momentos principais, que envolveram: levantamento dos perfis dos alunos; introdução aos conceitos da GT; associações da GT com o Triângulo de Pascal e conhecimentos de análise combinatória; resolução de problemas com paradas ou desvios; cálculo de distâncias no contexto da GT; utilização e adaptação de um jogo criado pelo pesquisador, o Uber Geométrico; elaboração e socialização de materiais com a escola. Os dados da pesquisa foram coletados utilizando-se meios diversos, como gravações em vídeos, atividades com mapas personalizados, desafios criados pelo pesquisador, um teste de PC e questionários, todos eles tratados por meio do software de análises qualitativas MaxQDA e interpretados pelas lentes metodológicas da Análise Temática Reflexiva. Os resultados revelaram benefícios na motivação e participação dos estudantes, na retomada de conhecimentos geométricos e a identificação de 16 relações entre a aprendizagem da GT e as cinco habilidades do PC consideradas neste estudo: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração, algoritmos e avaliação. A partir da identificação dessas relações, espera-se contribuir para o aprofundamento de estudos acerca da transversalidade do PC, especificamente suas relações com a GT, de forma que novas práticas e atividades sejam criadas, com foco no desenvolvimento de uma ou mais de suas habilidades. Por fim, são apresentados caminhos para continuidade da pesquisa, como o registro e elaboração de produções técnicas educacionais e o desenvolvimento de outros estudos, que expandam os horizontes de ensino e pesquisa do PC em diversos contextos educativos. | por |
dc.description.abstract | Taxicab Geometry (TG) constitutes an alternative approach to understanding and engaging with school geometry. Distinguished by its unique metric in contrast to traditional Euclidean Geometry, TG facilitates the representation of everyday situations and fosters interdisciplinarity with another fields. Similarly, Computational Thinking (CT) emerges as a theme that can be addressed transversally throughout the school curriculum, attracting the interest of educators and researchers from diverse fields. Given the opportunities offered by these two themes, especially their cross-curricular nature, it is necessary to conduct studies that deepen the exploration of the connections between them. Within this perspective, this study aims to analyze the relations between learning TG and developing CT skills. Research was conducted as a qualitative study case and applied to 14 high school students enrolled in an elective course at a full-time school in Campina Grande (Paraiba, Brazil). The fieldwork was organized into twelve moments: surveying student profiles; introducing TG concepts; associating TG with Pascal’s Triangle and combinatorial analysis; solving problems involving stops or detours; calculating distances within TG; using and adapting a game created by the researcher, the Geometric Uber; developing and sharing material with the school community. Data was collected through multiple sources, including video recordings, photos, personalized maps, challenges, CT test and forms. All data were analyzed using MaxQDA and interpreted through the lens of reflexive thematic analysis. Results indicated increased student motivation and engagement, the revisiting of geometric concepts and 16 relations between TG learning and the five CT skills: decomposition, pattern recognition, abstraction, algorithms and evaluation. Based on these relationships, it is expected that this study will contribute to the advancement of research on the transversality of Computational Thinking, specifically its connections with TG, in such a way that new practices and activities may be created focusing on develop one or more of its skills. Finally, research proposes directions to future work, such as producing and registering educational and conducting further studies to expand teaching and research horizons in CT across diverse educational contexts. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Lucas Viana (lucas.viana@aluno.uepb.edu.br) on 2025-09-26T15:53:10Z No. of bitstreams: 2 Tese - Lucas Henrique Viana - RENOEN.pdf: 12576910 bytes, checksum: 70c714df943c7359d0ea99aaa66791c2 (MD5) Termo de depósito BDTD.pdf: 457095 bytes, checksum: 46a236bb4ab978c201725f3c6e954a00 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: lucas.viana@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico. Dados provenientes do SUAP Concluinte: Lucas Henrique Viana Matrícula 2021321124 Prezado senhor Lucas Henrique Viana, boa tarde. Seu trabalho acadêmico de conclusão de curso foi inspecionado a fim de verificar se a formatação está seguindo as determinações do SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas) descritas em Depósito dos Trabalhos Acadêmicos. O Termo de Depósito também é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também podem acarretar a rejeição temporária da submissão. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma tese, as correções são baseadas no modelo do SIB (que é o mesmo para dissertações, monografias e teses) com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado a partir deste LINK. Estrutura do trabalho acadêmico de conclusão de curso Para dissertações, monografias relatórios e teses, a estrutura pode ser vista em https://drive.google.com/file/d/16MTigoqla7AauiWia_1ZgElYiHKdrCZl/view?usp=sharing. A submissão foi recusada porque o trabalho acadêmico de conclusão de curso apresenta inconsistências na formatação em relação ao modelo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. Na capa deixe o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página, incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO REDE NORDESTE DE ENSINO DOUTORADO EM ENSINO DA REDE NORDESTE EM ENSINO 2. Na folha de rosto, segunda folha, falta corrigir o seguinte: • O texto referente à natureza do trabalho acadêmico deve apresentar-se de forma idêntica ao que consta na folha de aprovação. Como ficará: Tese apresentada à Coordenação do Curso de Doutorado em Ensino da Rede Nordeste em Ensino da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do título de Doutor em Ensino da Rede Nordeste em Ensino - RENOEN. Área de concentração: Ensino, currículo e processos de ensino-aprendizagem. Linha de Pesquisa: Ensino, Currículo e Cultura. OBS.: Como a folha de aprovação não pode ser alterada depois de ter sido gerada pelo SUAP (para não interferir na validação feita pelo QR code), ela pode ficar sem a expressão relativa à área de concentração. 3. A quantidade total de folhas da obra, 270 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 168 páginas. A paginação da ficha catalográfica deverá ser igual a 268 ( 270 - 2 ), já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Solução: Obter nova ficha catalográfica pelo SUAP com 268 páginas. Para isso, entre em contato com o Setor de Processos Técnicos (processostecnicos.bc@setor.uepb.edu.br) a fim de solicitar outra. Na mensagem para esse setor, forneça seu nome completo, matrícula e curso. Recomenda-se levar em consideração na contagem o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). 4. Pode retirar o título DEDICATÓRIA da folha de dedicatória, pois se trata de um tipo de elemento textual que deve ficar sem título. 5. São necessárias correções nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. • No RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto do modelo: Palavras-Chave: monografia; modelo de monografia; palavra; palavra. Keywords: monography; monograph model; word; word. 6. O SUMÁRIO precisa de ajustes. • Os títulos dos apêndices são colocados antes dos títulos dos anexos. Corrija esse posicionamento aqui no sumário e no corpo da tese a partir da atual página 212. 7. A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO), como já está. No entanto, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual a 17 (19 - 2). Como regra geral, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual ao número de folhas da capa até a introdução menos dois, já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. OBS.: No YouTube, existem tutoriais que ensinam a inserir a numeração das páginas a partir da introdução. • Para quem usa o processador de texto Word, um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=X4pwyrYt0OI • Para quem usa o processador de texto LibreOffice Writer, segue esse: https://www.youtube.com/watch?v=BosMgbEv4dU 8. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem indicação de páginas para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. 9. Na atual página 203, o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS tem que ficar centralizado na linha onde se encontra, assim como ficam os títulos dos apêndices e dos anexos. 10. A partir da página 212, coloque os apêndices e anexos na sequência correta: primeiro os apêndices, depois os anexos. FIM DOS APONTAMENTOS O termo de depósito foi inspecionado. O preenchimento dele está correto. As assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br foram aprovadas pelo serviço de validação de assinaturas eletrônicas https://validar.iti.gov.br/. Não faça mais qualquer alteração nesse arquivo. Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 01 - LEITURA OPCIONAL Se necessário, clique AQUI para saber como se determina a paginação da ficha catalográfica. COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL Se necessário, clique AQUI para saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico com estrutura de monografia. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: Clique AQUI para ver a lista das fontes. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estamos à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Horário de expediente dos servidores do LINC: Daniel Soares Sousa (daniel@servidor.uepb.edu.br) Auxiliar de Biblioteca De segunda a sexta-feira Das 7h às 12h (atendimento presencial) Das 13h às 16h Rosalvo Celestino de Andrade (rosalvo_andrade@yahoo.com.br) Auxiliar de Biblioteca De segunda a sexta-feira Das 8h às 11h Das 12h às 17h (atendimento presencial) Setor de trabalho: Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB E-mail do setor: linc.bc@setor.uepb.edu.br OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2025-09-26T16:31:02Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Lucas Viana (lucas.viana@aluno.uepb.edu.br) on 2025-09-29T16:54:58Z No. of bitstreams: 2 TS - Lucas Henrique Viana.pdf: 13605275 bytes, checksum: 5297047871126b8e5baaf8501348ff99 (MD5) Termo de depósito BDTD.pdf: 457095 bytes, checksum: 46a236bb4ab978c201725f3c6e954a00 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2025-09-29T18:24:55Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TS - Lucas Henrique Viana.pdf: 13605275 bytes, checksum: 5297047871126b8e5baaf8501348ff99 (MD5) Termo de depósito BDTD.pdf: 457095 bytes, checksum: 46a236bb4ab978c201725f3c6e954a00 (MD5) | eng |
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dc.description.sponsorship | Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba - FAPESQ | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Doutorado em Ensino da Rede Nordeste em Ensino - RENOEN | por |
dc.rights | Acesso Embargado | por |
dc.subject | Geometria do Táxi | por |
dc.subject | Pensamento Computacional | por |
dc.subject | Geometria | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.subject.cnpq | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.title | A aprendizagem da Geometria do Táxi e suas relações com habilidades do pensamento computacional | por |
dc.title.alternative | The learning of Taxicab Geometry and its connections with computational thinking skills | eng |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | RENOEN - Teses |
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