Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5173
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | História da matemática e ensino por atividades no fomento a práticas argumentativas em aulas de geometria |
Título(s) alternativo(s): | History of mathematics and activity-based teaching in promoting argumentative practices in geometry classes |
Autor: | Queiroz, Amanda de Araújo ![]() |
Primeiro orientador: | Almeida, José Joelson Pimentel de |
Primeiro membro da banca: | Morais Filho, Daniel Cordeiro de |
Segundo membro da banca: | Sá, Pedro Franco de |
Terceiro membro da banca: | Oliveira, Arlandson Matheus Silva |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo analisar de que forma a utilização do ensino por atividades e da História da Matemática pode suscitar o desenvolvimento da argumentação em aulas de geometria. A investigação ocorreu em uma turma de ensino médio da rede estadual de ensino do estado de Pernambuco, por meio de uma disciplina eletiva intitulada “Poliedros de Platão: uma viagem por diferentes contextos”. A abordagem da pesquisa é predominantemente qualitativa, dado que a investigação tem um caráter descritivo e interpretativo dos dados. Dessa forma, para analisar as construções argumentativas desenvolvidas, por meio de atividades exploratórias e das soluções de problemas propostos, utilizamos como aporte teórico autores como Toulmin (2006) e Sales (2011) constituindo assim a organização e a categorização dos argumentos. Nossos resultados evidenciam que, ao promover a argumentação, os professores podem transformar a experiência de aprendizado, tornando-a mais dinâmica e significativa. A implementação de estratégias que favorecem a discussão e a reflexão crítica em sala de aula se mostra eficaz na melhoria da capacidade argumentativa dos alunos, contribuindo para uma aprendizagem mais sólida e integrada. |
Abstract: | The present research aimed to understand how the use of activity-based teaching and the History of Mathematics can foster the development of argumentation in geometry classes. The investigation took place in a high school class from the state education network of Pernambuco through an elective course titled "Platonic Solids: A Journey through Different Contexts." The research approach is predominantly qualitative, as the investigation has a descriptive and interpretive nature. To analyze the argumentative constructions developed through exploratory activities and problem-solving tasks, we used theoretical frameworks from authors such as Toulmin (2006) and Sales (2011), organizing and categorizing the arguments accordingly. Our results highlight that promoting argumentation allows teachers to transform the learning experience, making it more dynamic and meaningful. The implementation of strategies that encourage discussion and critical reflection in the classroom proves effective in improving students' argumentative abilities, contributing to a more solid and integrated learning process. |
Palavras-chave: | Argumentação Geometria História da Matemática Ensino por Atividades Argumentation Geometry |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Centro de Ciências e Tecnologia - CCT |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
Citação: | QUEIROZ, Amanda de Araújo. História da matemática e ensino por atividades no fomento a práticas argumentativas em aulas de geometria. 2025. 98 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5173 |
Data de defesa: | 21-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DS - Amanda de Araújo Queiroz.pdf | DS - Amanda de Araújo Queiroz | 2.51 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo de depósito BDTD | Termo de depósito BDTD | 440.09 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.