Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5173
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Queiroz, Amanda de Araújo | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3158949092991568 | por |
dc.contributor.advisor1 | Almeida, José Joelson Pimentel de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8166150091846962 | por |
dc.contributor.referee1 | Morais Filho, Daniel Cordeiro de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0266444096441721 | por |
dc.contributor.referee2 | Sá, Pedro Franco de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4323922632919962 | por |
dc.contributor.referee3 | Oliveira, Arlandson Matheus Silva | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4483939457393328 | por |
dc.date.accessioned | 2025-04-30T14:25:02Z | - |
dc.date.available | 2999-12-31 | por |
dc.date.issued | 2024-11-21 | - |
dc.identifier.citation | QUEIROZ, Amanda de Araújo. História da matemática e ensino por atividades no fomento a práticas argumentativas em aulas de geometria. 2025. 98 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5173 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa teve como objetivo analisar de que forma a utilização do ensino por atividades e da História da Matemática pode suscitar o desenvolvimento da argumentação em aulas de geometria. A investigação ocorreu em uma turma de ensino médio da rede estadual de ensino do estado de Pernambuco, por meio de uma disciplina eletiva intitulada “Poliedros de Platão: uma viagem por diferentes contextos”. A abordagem da pesquisa é predominantemente qualitativa, dado que a investigação tem um caráter descritivo e interpretativo dos dados. Dessa forma, para analisar as construções argumentativas desenvolvidas, por meio de atividades exploratórias e das soluções de problemas propostos, utilizamos como aporte teórico autores como Toulmin (2006) e Sales (2011) constituindo assim a organização e a categorização dos argumentos. Nossos resultados evidenciam que, ao promover a argumentação, os professores podem transformar a experiência de aprendizado, tornando-a mais dinâmica e significativa. A implementação de estratégias que favorecem a discussão e a reflexão crítica em sala de aula se mostra eficaz na melhoria da capacidade argumentativa dos alunos, contribuindo para uma aprendizagem mais sólida e integrada. | por |
dc.description.abstract | The present research aimed to understand how the use of activity-based teaching and the History of Mathematics can foster the development of argumentation in geometry classes. The investigation took place in a high school class from the state education network of Pernambuco through an elective course titled "Platonic Solids: A Journey through Different Contexts." The research approach is predominantly qualitative, as the investigation has a descriptive and interpretive nature. To analyze the argumentative constructions developed through exploratory activities and problem-solving tasks, we used theoretical frameworks from authors such as Toulmin (2006) and Sales (2011), organizing and categorizing the arguments accordingly. Our results highlight that promoting argumentation allows teachers to transform the learning experience, making it more dynamic and meaningful. The implementation of strategies that encourage discussion and critical reflection in the classroom proves effective in improving students' argumentative abilities, contributing to a more solid and integrated learning process. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Amanda Queiroz (amanda.araujo.queiroz@aluno.uepb.edu.br) on 2025-02-28T11:57:20Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO_AMANDA_QUEIROZ_FINAL.pdf: 2503676 bytes, checksum: d0187c203d3767e84f18603b939a4a2e (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD-preenchido_assinado_assinado.pdf: 417968 bytes, checksum: 5dacbc99ca3e6574f210a997c13116c8 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: Na folha de rosto, segunda folha, falta corrigir o seguinte: O texto referente à natureza do trabalho acadêmico – recuado 8 cm em relação à margem esquerda – deve apresentar-se de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação. Como deve ficar: Dissertação apresentada à Coordenação do Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Tanto na folha de rosto quanto na folha de aprovação é necessário inserir no texto referente à natureza do trabalho acadêmico a informação Área de concentração e/ou Linha de pesquisa. Ela deve ser idêntica nas duas folhas e colocada no mesmo alinhamento conforme mostrado no modelo. A quantidade total de folhas da obra, 99 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica com 96 páginas. A paginação da ficha catalográfica deverá ser igual a 97 ( 99 - 2 ), já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Será necessário solicitar uma nova ficha catalográfica pelo SUAP com 97 páginas. Entre em contato com o Setor de Processos Técnicos (processostecnicos.bc@setor.uepb.edu.br) para solicitar outra ficha catalográfica. Na mensagem para esse setor, forneça seu nome completo, matrícula e curso. São necessárias correções nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. No RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto do modelo: Palavras-Chave: monografia; modelo de monografia; palavra; palavra. Keywords: monography; monograph model; word; word. O SUMÁRIO necessita de ajustes. O que falta corrigir: Deixe todos os títulos alinhados pela margem do título do indicativo numérico mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais. Os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. Do que foi exposto acima, acesse o link abaixo para visualizar de forma mais clara como devem ficar os alinhamentos do sumário de acordo com o modelo: https://drive.google.com/file/d/18meNnRgaEmg6EJ80qnjsl1bEcDDEwfRg/view?usp=sharing A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO), em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha. A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual a 15 (17 - 2), já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Em caso de dúvidas, consulte a seção final desse relatório, chamada COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. Os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, sublinhado e itálico) e as mesmas denominações conforme utilizados no sumário. A regra vale também para os títulos dos elementos pós-textuais. Por exemplo, vamos supor que haja um título de uma seção secundária no sumário escrita em negrito, caixa baixa (e só com a inicial em maiúscula da primeira palavra) e em itálico da seguinte forma: 2.1 Objetivo geral. Então esse título será escrito dessa mesma forma no corpo da obra na respectiva página onde ele estiver: 2.1 Objetivo geral Nos elementos textuais, todos os títulos das seções (primárias, secundárias, terciárias, quaternárias e quinárias) devem ficar alinhados (colados) à margem esquerda, sem nenhum recuo para a direita. Quanto a isso, efetue uma revisão geral para ajustar os recuos de todos esses títulos. Compare com o modelo em caso de dúvida. Em qualquer título das seções dos elementos textuais não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo da seção e seu título. Entre eles deve existir somente um espaço simples. Exemplificando: 1 INTRODUÇÃO (certo) 1. INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, 1-INTRODUÇÃO, etc (errado) Na atual página 85, o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS tem que ficar centralizado na linha onde se encontra. A partir da atual página 85, no elemento pós-textual REFERÊNCIAS, as referências das obras não ficam em texto justificado. Vejamos o que está escrito na página 24 no modelo de monografia/dissertação/tese: “As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço simples. A pontuação deve ser uniforme para todas as referências. Deve-se organizar as referências por ordem alfabética, seguindo as recomendações da NBR 6023:2018”. O Termo de depósito BDTD em PDF foi inspecionado. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. Se precisar preencher outro, o termo pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Algumas instruções sobre seu preenchimento: As assinaturas eletrônicas do Governo Federal não estão sendo reconhecidas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/, que é o responsável no Brasil pela validação dessas assinaturas. Ao ser submetido o documento para validação nesse site, a seguinte mensagem está aparecendo: Você submeteu um documento inválido. Se forem inseridas assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito, elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar. OBS.: nesse caso, preencha todos os dados necessários no termo e só depois, por último, coloque a(s) assinatura(s) eletrônica(s). Deixar os demais campos preenchidos do jeito que estão. on 2025-02-28T13:41:47Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Amanda Queiroz (amanda.araujo.queiroz@aluno.uepb.edu.br) on 2025-03-26T13:57:52Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO_AMANDA_QUEIROZ_FINAL.pdf: 2566636 bytes, checksum: 0eae0f79948e469a960cbd26dd45770d (MD5) termo_deposito.pdf: 450652 bytes, checksum: 9be732b8daa547ce96ead2937404fbfb (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br) on 2025-03-26T14:30:42Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO_AMANDA_QUEIROZ_FINAL.pdf: 2566636 bytes, checksum: 0eae0f79948e469a960cbd26dd45770d (MD5) termo_deposito.pdf: 450652 bytes, checksum: 9be732b8daa547ce96ead2937404fbfb (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-04-30T14:25:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO_AMANDA_QUEIROZ_FINAL.pdf: 2566636 bytes, checksum: 0eae0f79948e469a960cbd26dd45770d (MD5) termo_deposito.pdf: 450652 bytes, checksum: 9be732b8daa547ce96ead2937404fbfb (MD5) Previous issue date: 2024-11-21 | eng |
dc.description.sponsorship | CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Centro de Ciências e Tecnologia - CCT | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM | por |
dc.rights | Acesso Embargado | por |
dc.subject | Argumentação | por |
dc.subject | Geometria | por |
dc.subject | História da Matemática | por |
dc.subject | Ensino por Atividades | por |
dc.subject | Argumentation | eng |
dc.subject | Geometry | eng |
dc.subject.cnpq | EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | por |
dc.title | História da matemática e ensino por atividades no fomento a práticas argumentativas em aulas de geometria | por |
dc.title.alternative | History of mathematics and activity-based teaching in promoting argumentative practices in geometry classes | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DS - Amanda de Araújo Queiroz.pdf | DS - Amanda de Araújo Queiroz | 2.51 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo de depósito BDTD | Termo de depósito BDTD | 440.09 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.