Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5167
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estudo de caso acerca da temática dessalinização no ensino médio: uma análise argumentativa sobre o conteúdo soluções
Título(s) alternativo(s): Case study on the topic of desalination in high school: an argumentative analysis on the content solutions
Autor: Lucena, Emília de Farias 
Primeiro orientador: Dantas Filho, Francisco Ferreira
Segundo orientador: Diniz Júnior, Antônio Inácio
Primeiro coorientador: Diniz Júnior, Antônio Inácio
Primeiro membro da banca: Onofre, Eduardo Gomes
Segundo membro da banca: Santos, Keliana Dantas
Resumo: A pesquisa buscou discutir questões relacionadas a novas propostas metodológicas que visam contribuir para a melhoria no Ensino de Química e consiste no desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) com a problematização sobre água dessalinizada a partir do conteúdo soluções químicas baseada no método Estudo de Casos (EC) e que traz a discussão de um problema real. O objetivo geral da pesquisa é analisar as contribuições de uma proposta de Sequência Didática baseada no método estudo de casos para o desenvolvimento da argumentação no ensino-aprendizagem das soluções químicas. São utilizados como referenciais teóricos Bruner (1976 e 2008), Dewey (1979), Barrows (1986, 1996 e 2007), Herreid (1998), Sá e Queiroz (2010), Figueira e Nardi (2019) e Chiaro e Leitão (2005). Como instrumentos de coleta de dados temos um questionário de concepções prévias (CP) um debate em duas etapas: debate livre (DL) gravado em áudio e ficha de debate dirigido (DD). A pesquisa está centrada na perspectiva metodológica de abordagem qualitativa, sendo considerada uma pesquisa exploratória e classificada como pesquisa participante. Os sujeitos participantes da pesquisa foram constituídos por 19 (dezenove) alunos matriculados em uma turma do 2º ano do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral Técnica Juarez Maracajá localizada no município de Gurjão- PB. A pesquisa envolveu uma SD contendo o caso “O poço de seu Sebastião” com 10 (dez) aulas, cada aula de 50 minutos com duas aulas semanais. A SD teve 4 (quatro) etapas: apresentação da pesquisa e levantamento de concepções prévias; apresentação, mediação e debate do caso; aprofundamento de saberes e mobilização de saberes para resolução do caso. Os dados coletados passaram por uma análise descritiva-interpretativa e as soluções propostas para solucionar o caso foi estruturado conforme esquema de argumentação de Toulmin (2001) e submetido a análise da qualidade dos argumentos produzidos segundo a perspectiva de Sá e Queiroz (2010) Jimenez Aleixandre e Bustamente (2003) e Erduran et al (2004). A pesquisa provou ser relevante para os objetivos propostos, proporcionando um entendimento aprofundado acerca dos conceitos e conhecimentos relacionados às soluções químicas a partir do método EC dentro da problemática escassez de água e dessalinização com a utilização de problemas reais. O método EC se mostrou eficiente ao despertar nos alunos a capacidade de argumentação e construção ativa dos conhecimentos em química, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem. A partir da análise dos argumentos apresentados pelos alunos consideramos que o método EC contribuiu com o fortalecimento do trabalho em grupo, promoveu o desenvolvimento do ensino-aprendizagem numa perspectiva ativa do sujeito, com a forte atuação do aluno enquanto protagonista, o que contribuiu para a construção de argumentos bem estruturados e de qualidade.
Abstract: The research sought to discuss issues related to new methodological proposals that aim to contribute to the improvement of Chemistry Teaching and consists of the development of a Didactic Sequence (SD) with the problematization of desalinated water based on the chemical solutions content based on the Case Study method ( EC) and which brings the discussion of a real problem. The general objective of the research is to analyze the contributions of a Didactic Sequence proposal based on the case study method for the development of argumentation in the teaching-learning of chemical solutions. Bruner (1976 and 2008), Dewey (1979), Barrows (1986, 1996 and 2007), Herreid (1998), Sá and Queiroz (2010), Figueira and Nardi (2019) and Chiaro and Leitão (2005) are used as theoretical references). As data collection instruments we have a preconceptions questionnaire (CP) and a debate in two stages: free debate (DL) recorded in audio and directed debate form (DD). The research is centered on the methodological perspective of a qualitative approach, being considered exploratory research and classified as participatory research. The subjects participating in the research were 19 (nineteen) students enrolled in a 2nd year high school class at Escola Cidadã Integral Técnica Juarez Maracajá located in the municipality of Gurjão- PB. The research involved a DS containing the case “O well do Seu Sebastião” with 10 (ten) classes, each class lasting 50 minutes with two classes per week. The DS had 4 (four) stages: presentation of the research and survey of previous conceptions; presentation, mediation and debate of the case; deepening of knowledge and mobilization of knowledge to resolve the case. The collected data underwent a descriptive-interpretative analysis and the solutions proposed to resolve the case were structured according to Toulmin's (2001) argumentation scheme and subjected to analysis of the quality of the arguments produced according to the perspective of Sá and Queiroz (2010) Jimenez Aleixandre and Bustamente (2003) and Erduran et al (2004). The research proved to be relevant to the proposed objectives, providing an in-depth understanding of the concepts and knowledge related to chemical solutions based on the EC method within the problematic water scarcity and desalination using real problems. The EC method proved to be efficient in awakening in students the ability to argue and actively construct knowledge in chemistry, contributing to the teaching-learning process. From the analysis of the arguments presented by the students, we consider that the EC method contributed to the strengthening of group work, promoted the development of teaching-learning from an active perspective of the subject, with the student's strong role as protagonist, which contributed to the construction of well-structured and quality arguments.
Palavras-chave: Ensino de Química
Ensino e aprendizagem
Sequência didática
Teaching Chemistry
Teaching and learning
Didactic sequence
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: LUCENA, Emília de Farias. Estudo de caso acerca da temática dessalinização no ensino médio: uma análise argumentativa sobre o conteúdo soluções. 2024. 146 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5167
Data de defesa: 10-Dez-2024
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PE Emília de Farias Lucena.pdfPE - Emília de Farias Lucena10.84 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
DS - Emília de Farias LucenaDS - Emília de Farias Lucena2.78 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Depósito BDTDTermo de Depósito BDTD781.98 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.