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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLucena, Emília de Farias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5272204670098460por
dc.contributor.advisor1Dantas Filho, Francisco Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9209322069666549por
dc.contributor.advisor2Diniz Júnior, Antônio Inácio-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4807751048303686por
dc.contributor.advisor-co1Diniz Júnior, Antônio Inácio-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4807751048303686por
dc.contributor.referee1Onofre, Eduardo Gomes-
dc.contributor.referee2Santos, Keliana Dantas-
dc.date.accessioned2025-04-29T16:07:11Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2024-12-10-
dc.identifier.citationLUCENA, Emília de Farias. Estudo de caso acerca da temática dessalinização no ensino médio: uma análise argumentativa sobre o conteúdo soluções. 2024. 146 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5167-
dc.description.resumoA pesquisa buscou discutir questões relacionadas a novas propostas metodológicas que visam contribuir para a melhoria no Ensino de Química e consiste no desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) com a problematização sobre água dessalinizada a partir do conteúdo soluções químicas baseada no método Estudo de Casos (EC) e que traz a discussão de um problema real. O objetivo geral da pesquisa é analisar as contribuições de uma proposta de Sequência Didática baseada no método estudo de casos para o desenvolvimento da argumentação no ensino-aprendizagem das soluções químicas. São utilizados como referenciais teóricos Bruner (1976 e 2008), Dewey (1979), Barrows (1986, 1996 e 2007), Herreid (1998), Sá e Queiroz (2010), Figueira e Nardi (2019) e Chiaro e Leitão (2005). Como instrumentos de coleta de dados temos um questionário de concepções prévias (CP) um debate em duas etapas: debate livre (DL) gravado em áudio e ficha de debate dirigido (DD). A pesquisa está centrada na perspectiva metodológica de abordagem qualitativa, sendo considerada uma pesquisa exploratória e classificada como pesquisa participante. Os sujeitos participantes da pesquisa foram constituídos por 19 (dezenove) alunos matriculados em uma turma do 2º ano do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral Técnica Juarez Maracajá localizada no município de Gurjão- PB. A pesquisa envolveu uma SD contendo o caso “O poço de seu Sebastião” com 10 (dez) aulas, cada aula de 50 minutos com duas aulas semanais. A SD teve 4 (quatro) etapas: apresentação da pesquisa e levantamento de concepções prévias; apresentação, mediação e debate do caso; aprofundamento de saberes e mobilização de saberes para resolução do caso. Os dados coletados passaram por uma análise descritiva-interpretativa e as soluções propostas para solucionar o caso foi estruturado conforme esquema de argumentação de Toulmin (2001) e submetido a análise da qualidade dos argumentos produzidos segundo a perspectiva de Sá e Queiroz (2010) Jimenez Aleixandre e Bustamente (2003) e Erduran et al (2004). A pesquisa provou ser relevante para os objetivos propostos, proporcionando um entendimento aprofundado acerca dos conceitos e conhecimentos relacionados às soluções químicas a partir do método EC dentro da problemática escassez de água e dessalinização com a utilização de problemas reais. O método EC se mostrou eficiente ao despertar nos alunos a capacidade de argumentação e construção ativa dos conhecimentos em química, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem. A partir da análise dos argumentos apresentados pelos alunos consideramos que o método EC contribuiu com o fortalecimento do trabalho em grupo, promoveu o desenvolvimento do ensino-aprendizagem numa perspectiva ativa do sujeito, com a forte atuação do aluno enquanto protagonista, o que contribuiu para a construção de argumentos bem estruturados e de qualidade.por
dc.description.abstractThe research sought to discuss issues related to new methodological proposals that aim to contribute to the improvement of Chemistry Teaching and consists of the development of a Didactic Sequence (SD) with the problematization of desalinated water based on the chemical solutions content based on the Case Study method ( EC) and which brings the discussion of a real problem. The general objective of the research is to analyze the contributions of a Didactic Sequence proposal based on the case study method for the development of argumentation in the teaching-learning of chemical solutions. Bruner (1976 and 2008), Dewey (1979), Barrows (1986, 1996 and 2007), Herreid (1998), Sá and Queiroz (2010), Figueira and Nardi (2019) and Chiaro and Leitão (2005) are used as theoretical references). As data collection instruments we have a preconceptions questionnaire (CP) and a debate in two stages: free debate (DL) recorded in audio and directed debate form (DD). The research is centered on the methodological perspective of a qualitative approach, being considered exploratory research and classified as participatory research. The subjects participating in the research were 19 (nineteen) students enrolled in a 2nd year high school class at Escola Cidadã Integral Técnica Juarez Maracajá located in the municipality of Gurjão- PB. The research involved a DS containing the case “O well do Seu Sebastião” with 10 (ten) classes, each class lasting 50 minutes with two classes per week. The DS had 4 (four) stages: presentation of the research and survey of previous conceptions; presentation, mediation and debate of the case; deepening of knowledge and mobilization of knowledge to resolve the case. The collected data underwent a descriptive-interpretative analysis and the solutions proposed to resolve the case were structured according to Toulmin's (2001) argumentation scheme and subjected to analysis of the quality of the arguments produced according to the perspective of Sá and Queiroz (2010) Jimenez Aleixandre and Bustamente (2003) and Erduran et al (2004). The research proved to be relevant to the proposed objectives, providing an in-depth understanding of the concepts and knowledge related to chemical solutions based on the EC method within the problematic water scarcity and desalination using real problems. The EC method proved to be efficient in awakening in students the ability to argue and actively construct knowledge in chemistry, contributing to the teaching-learning process. From the analysis of the arguments presented by the students, we consider that the EC method contributed to the strengthening of group work, promoted the development of teaching-learning from an active perspective of the subject, with the student's strong role as protagonist, which contributed to the construction of well-structured and quality arguments.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Emília Lucena (emilia.farias.lucena@aluno.uepb.edu.br) on 2025-03-20T15:42:55Z No. of bitstreams: 3 DS Emília de Farias Lucena.pdf: 2839713 bytes, checksum: cea5523e844f6d11e50c3f61b2809c31 (MD5) PE Emília de Farias Lucena.pdf: 11098137 bytes, checksum: e45e80e2456295c2a5d7dc059e585bc8 (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 800752 bytes, checksum: 3b6a711d006acc8ed1d3cb2d43614adc (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: emilia.farias.lucena@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SUAP Concluinte: Emília de Farias Lucena Matrícula 2023034302 Prezada senhora Emília de Farias Lucena, bom dia.  Seu trabalho acadêmico de conclusão de curso foi inspecionado a fim de verificar se a formatação está seguindo as determinações do SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas) descritas em Depósito dos Trabalhos Acadêmicos. O Termo de Depósito também é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também podem acarretar a rejeição da submissão. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções são baseadas no modelo oficial (que é o mesmo para dissertações, monografias e teses) com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado a partir deste LINK. Estrutura do trabalho acadêmico de conclusão de curso Veja qual é a estrutura do trabalho acadêmico de conclusão de curso no formato digital para dissertações, monografias e teses em https://drive.google.com/file/d/16MTigoqla7AauiWia_1ZgElYiHKdrCZl/view?usp=sharing. A submissão foi recusada porque o trabalho acadêmico de conclusão de curso apresenta inconsistências na formatação em relação ao modelo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. Na capa deixe o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página, incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA  2. São necessárias correções nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. • No RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto do modelo: Palavras-Chave: monografia; modelo de monografia; palavra; palavra. Keywords: monography; monograph model; word; word. 3. Altere o título LISTA DE FIGURAS para LISTA DE ILUSTRAÇÕES. Quanto às listas, de um modo geral, procure colocá-las (só as que já existem na obra) na mesma sequência conforme apresentada no modelo: Lista de ilustrações Lista de tabelas Lista de abreviaturas e siglas Lista de símbolos  Se houver mais listas diferentes dessas, coloque-as no final da última lista da sequência acima. 4. O SUMÁRIO necessita de ajustes: • Os indicativos numéricos das seções que compõem o sumário devem ser alinhados à esquerda. • Deixe todos os títulos alinhados pela margem do título do indicativo numérico mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais.  Do que foi exposto acima, acesse o link abaixo para visualizar de forma mais clara como devem ficar os alinhamentos do sumário de acordo com o modelo: https://drive.google.com/file/d/18meNnRgaEmg6EJ80qnjsl1bEcDDEwfRg/view?usp=sharing Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. NOTA: Existem várias formas de elaborar um sumário de acordo com as normas ABNT NBR. Uma delas consiste em usar uma simples tabela. Nesse tutorial do Youtube, aprenda como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=8N9PqAnBsxE  Outra maneira de elaborar sumário consiste em usar o sumário automático do Word. Nesse outro tutorial do Youtube, aprenda como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=1fwzECVTiVI  OBS.: o passo a passo descrito nos vídeos acima pode variar dependendo da versão do Word utilizada. Nesse caso, pesquise no YouTube por outros tutoriais ou faça a adaptação desses dois de acordo com sua capacidade e necessidade. 5. A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO). A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual a 15 (17 - 2), já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. OBS.: No YouTube, existem tutoriais que ensinam a inserir a numeração das páginas a partir da introdução usando o Word. Um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=X4pwyrYt0OI Também há tutoriais no YouTube tutoriais que ensinam a inserir essa numeração a partir da introdução para quem usa o LibreOffice Writer. Um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=BosMgbEv4dU  As instruções descritas nos vídeos acima podem variar dependendo da versão dos processadores de texto. Nesse caso, pesquise no YouTube por outros tutoriais de acordo com a sua versão. 6. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. 7. Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), se houver qualquer um desses elementos produzido pelo próprio autor, a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme apresentada no modelo: Fonte: Elaborado (ou elaborada) pelo autor, ano. 8. Para esse tipo de formato de trabalho acadêmico, as seções primárias sempre são iniciadas em páginas novas. Sendo assim: • A seção primária “2 METODOLOGIA”, na atual página 21, deveria ser iniciada na página seguinte. • E assim por diante para todas as seções primárias. A mesma regra se aplica aos elementos pós-textuais obrigatórios e opcionais: referências, glossário, apêndice, anexo e índice. 9. A partir da atual página 108, no elemento pós-textual REFERÊNCIAS, as referências das obras não ficam em texto justificado. Vejamos o que está escrito na página 24 no modelo de monografia/dissertação/tese: “As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço simples. A pontuação deve ser uniforme para todas as referências. Deve-se organizar as referências por ordem alfabética, seguindo as recomendações da NBR 6023:2018”. 10. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do TCC e tendo em vista que não é possível saber quantas novas submissões ainda serão feitas, para evitar sucessivos e desnecessários pedidos de novas fichas catalográficas pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) ou pelo SUAP (https://suap.uepb.edu.br/), dependendo do caso, deixe na próxima submissão a folha da ficha catalográfica do jeito que está agora e só realize nova solicitação da ficha quando os servidores do setor confirmarem que não há mais correções a serem feitas. Paginando de forma correta, começando na primeira página da INTRODUÇÃO, a numeração da última página do TCC será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). FIM DOS APONTAMENTOS O termo de depósito foi inspecionado. O preenchimento dele está correto. Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 01 - LEITURA OPCIONAL Clique AQUI para saber como se determina a paginação da ficha catalográfica. COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL Clique AQUI para saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico com estrutura de monografia. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: Clique AQUI para ver a lista das fontes. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estamos à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 Das 18h às 21h Horários para atendimento presencial: Daniel Soares Sousa (daniel@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 7h00min às 12h00min Rosalvo Celestino de Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2025-03-20T16:35:38Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Emília Lucena (emilia.farias.lucena@aluno.uepb.edu.br) on 2025-03-20T18:38:11Z No. of bitstreams: 3 PE Emília de Farias Lucena.pdf: 11098137 bytes, checksum: e45e80e2456295c2a5d7dc059e585bc8 (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 800752 bytes, checksum: 3b6a711d006acc8ed1d3cb2d43614adc (MD5) DS Emília de Farias Lucena.pdf: 2842515 bytes, checksum: c6a8ae63e6805f5eb0ac54a3c5652ea9 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2025-03-20T19:04:47Z (GMT) No. of bitstreams: 3 PE Emília de Farias Lucena.pdf: 11098137 bytes, checksum: e45e80e2456295c2a5d7dc059e585bc8 (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 800752 bytes, checksum: 3b6a711d006acc8ed1d3cb2d43614adc (MD5) DS Emília de Farias Lucena.pdf: 2842515 bytes, checksum: c6a8ae63e6805f5eb0ac54a3c5652ea9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-29T16:07:11Z (GMT). No. of bitstreams: 3 PE Emília de Farias Lucena.pdf: 11098137 bytes, checksum: e45e80e2456295c2a5d7dc059e585bc8 (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 800752 bytes, checksum: 3b6a711d006acc8ed1d3cb2d43614adc (MD5) DS Emília de Farias Lucena.pdf: 2842515 bytes, checksum: c6a8ae63e6805f5eb0ac54a3c5652ea9 (MD5) Previous issue date: 2024-12-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.relationRecursos próprios.por
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectEnsino de Químicapor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectTeaching Chemistryeng
dc.subjectTeaching and learningpor
dc.subjectDidactic sequencepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApor
dc.titleEstudo de caso acerca da temática dessalinização no ensino médio: uma análise argumentativa sobre o conteúdo soluçõespor
dc.title.alternativeCase study on the topic of desalination in high school: an argumentative analysis on the content solutionseng
dc.typeDissertaçãopor
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