Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4847
Tipo do documento: Dissertação
Título: Conceptions of mathematics teachers and their implications on teaching and learning mathematical knowledge
Título(s) alternativo(s): Concepções dos professores de matemática e suas implicações no ensino e aprendizagem do conhecimento matemático
Autor: Nóbrega, Maria Rafaela Andrade da 
Primeiro orientador: Barboza, Pedro Lúcio
Primeiro membro da banca: Barboza, Pedro Lúcio
Segundo membro da banca: Fernandes, José de Arimatéia
Terceiro membro da banca: Barbosa, José Lamartine da Costa
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar concepções de professores de matemática sobre ensino, processo de aprendizagem e a relação do conhecimento matemático com outras disciplinas. A pesquisa é de caráter qualitativo, utilizando como instrumento de coleta de dados, entrevista semiestruturada aplicada a dez professores de matemática da Educação Básica de escolas públicas e privadas da Paraíba. O estudo tem um formato multipaper, constando dois artigos científicos. Com a investigação realizada, concepções distintas da matemática foram evidenciadas, tais como a utilitarista, resolução de problemas, pitagórica, platônica, absolutista (formalista) e falibilista. Observamos que nos dois artigos os professores expressaram suas concepções com base nas situações vivenciadas, apresentando relatos que contribui para reflexão de outros professores de matemática e oportunizando discussões relevantes sobre o fazer docente. Consideramos necessário o professor rever e refletir sobre as crenças que conduz suas práticas pedagógicas e postura adotada em sala de aula, com o intuito de fornecer aos estudantes um ensino e aprendizagem de matemática que os prepare para os desafios da atual sociedade.
Abstract: The objective of this study is to analyze mathematics teachers' conceptions about teaching, the learning process and the relationship between mathematical knowledge and other disciplines. The research is qualitative in nature, using a semi-structured interview as a data collection instrument applied to ten mathematics teachers in Basic Education from public and private schools in Paraíba. The study has a multipaper format, consisting of two scientific articles. With the investigation carried out, different conceptions of mathematics were highlighted, such as utilitarian, problem solving, Pythagorean, Platonic, absolutist (formalist) and fallibilist. We observed that in both articles the teachers expressed their conceptions based on the situations they experienced, presenting reports that contribute to the reflection of other mathematics teachers and providing opportunities for relevant discussions about teaching. We consider it necessary for teachers to review and reflect on the beliefs that guide their pedagogical practices and the stance adopted in the classroom, with the aim of providing students with mathematics teaching and learning that prepares them for the challenges of today's society.
Palavras-chave: Educação básica
Aprendizagem
Matemática
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: NÒBREGA, Maria Rafaela Andrade da. Concepções dos professores de matemática e suas implicações no ensino e aprendizagem do conhecimento matemático. 2023. 72 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4847
Data de defesa: 19-Set-2023
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Maria Rafaela Andrade da Nóbrega.pdfDS - Maria Rafaela Andrade da Nóbrega536.46 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
Termo de Depósito BDTD .pdfTermo de Depósito BDTD103.26 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.