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dc.creatorNóbrega, Maria Rafaela Andrade da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7680227253372350por
dc.contributor.advisor1Barboza, Pedro Lúcio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1399033210518957por
dc.contributor.referee1Barboza, Pedro Lúcio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1399033210518957por
dc.contributor.referee2Fernandes, José de Arimatéia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9776386122552122por
dc.contributor.referee3Barbosa, José Lamartine da Costa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6154502536150355por
dc.date.accessioned2024-01-04T14:07:59Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2023-09-19-
dc.identifier.citationNÒBREGA, Maria Rafaela Andrade da. Concepções dos professores de matemática e suas implicações no ensino e aprendizagem do conhecimento matemático. 2023. 72 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4847-
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é analisar concepções de professores de matemática sobre ensino, processo de aprendizagem e a relação do conhecimento matemático com outras disciplinas. A pesquisa é de caráter qualitativo, utilizando como instrumento de coleta de dados, entrevista semiestruturada aplicada a dez professores de matemática da Educação Básica de escolas públicas e privadas da Paraíba. O estudo tem um formato multipaper, constando dois artigos científicos. Com a investigação realizada, concepções distintas da matemática foram evidenciadas, tais como a utilitarista, resolução de problemas, pitagórica, platônica, absolutista (formalista) e falibilista. Observamos que nos dois artigos os professores expressaram suas concepções com base nas situações vivenciadas, apresentando relatos que contribui para reflexão de outros professores de matemática e oportunizando discussões relevantes sobre o fazer docente. Consideramos necessário o professor rever e refletir sobre as crenças que conduz suas práticas pedagógicas e postura adotada em sala de aula, com o intuito de fornecer aos estudantes um ensino e aprendizagem de matemática que os prepare para os desafios da atual sociedade.por
dc.description.abstractThe objective of this study is to analyze mathematics teachers' conceptions about teaching, the learning process and the relationship between mathematical knowledge and other disciplines. The research is qualitative in nature, using a semi-structured interview as a data collection instrument applied to ten mathematics teachers in Basic Education from public and private schools in Paraíba. The study has a multipaper format, consisting of two scientific articles. With the investigation carried out, different conceptions of mathematics were highlighted, such as utilitarian, problem solving, Pythagorean, Platonic, absolutist (formalist) and fallibilist. We observed that in both articles the teachers expressed their conceptions based on the situations they experienced, presenting reports that contribute to the reflection of other mathematics teachers and providing opportunities for relevant discussions about teaching. We consider it necessary for teachers to review and reflect on the beliefs that guide their pedagogical practices and the stance adopted in the classroom, with the aim of providing students with mathematics teaching and learning that prepares them for the challenges of today's society.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Rafaela Andrade da Nóbrega (maria.rafaela.nobrega@aluno.uepb.edu.br) on 2023-10-10T21:00:01Z No. of bitstreams: 2 Dissertação. Maria Rafala Andrade da Nobrega2023.pdf: 642696 bytes, checksum: b25dd77ce292910a1070904b0523484d (MD5) Termo de Depósito BDTD (1) (2) (1)2023 MRAN.pdf: 104262 bytes, checksum: 8a9f3060bd8296ea49c645d427a5233b (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: maria.rafaela.nobrega@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e nos metadados da BDTD. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Maria Rafaela Andrade da Nóbrega Matrícula: 2021092303 Prezada senhora Maria Rafaela Andrade da Nóbrega, boa noite. Nota explicativa No processo de submissão do trabalho acadêmico no repositório da BDTD (dissertações e teses) ou do DSpace (TCCs das graduações e das especializações), é necessário que todo trabalho acadêmico seja inspecionado a fim de verificar se a sua formatação está seguindo o padrão exigido pelo SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas), uma vez que a UEPB adota as normas da ABNT como padrão para normalização dos seus Trabalhos de Conclusão de Curso. O Termo de Depósito, analogamente, é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também pode acarretar a rejeição da submissão. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções tomarão como base o template oficial que serve de modelo para dissertações, monografias e teses, com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= . Procedimentos preliminares – Conforme instruções do manual de autodepósito, o trabalho acadêmico em PDF ficará nomeado como no exemplo abaixo (substitua pelo seu nome): DS - João Manoel da Silva – Conforme instruções do manual de autodepósito, o arquivo do termo em PDF receberá exatamente o seguinte nome: Termo de depósito BDTD – Conforme instruções do manual de autodepósito, o produto educacional avulso em PDF ficará nomeado como no exemplo abaixo (substitua pelo seu nome): PE - João Manoel da Silva Ignorar essa instrução caso não haja nenhum produto educacional avulso relacionado ao trabalho acadêmico exigido pelo programa do curso. Foram encontradas inconsistências quanto aos parâmetros de formatação determinados pelo conjunto das normas ABNT NBR aplicáveis aos trabalhos acadêmicos. A submissão foi recusada pelos motivos listados abaixo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 01. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página (como já estão), incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MESTRADO ACADÊMICO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA No mais, a configuração geral da capa (posição dos elementos, tamanho das fontes, destaques gráficos, tipo da fonte) seguirá exatamente a do referido modelo. O tamanho da fonte da capa, assim como de toda a dissertação de um modo geral (com as devidas ressalvas) deve ser 12. Tudo indica que a fonte do título está maior do que o padrão. 02. Na folha de rosto, segunda folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão e nas normas (sobretudo a ABNT NBR 14724:2011) . O que falta corrigir: Tanto na folha de rosto quanto na folha de aprovação é necessário inserir no texto referente à natureza do trabalho acadêmico a informação Área de concentração e/ou Linha de pesquisa. Ela deve ser idẽntica nas duas folhas. Observe a configuração no modelo. 03. A quantidade total de folhas da dissertação, 73 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 74 páginas. A paginação da FC deveria ser igual a 71 ( 73 - 2 ). Solução: Solicitar nova FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) com 71 páginas. A regra para o cálculo da paginação da FC é a mais simples possível: considera-se o total de folhas da obra em PDF já completa e se faz a subtração por dois, ou seja: não são contadas a capa nem a folha da ficha catalográfica. É preciso levar em consideração na contagem o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). 04. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: Tanto na folha de rosto quanto na folha de aprovação é necessário inserir no texto referente à natureza do trabalho acadêmico a informação Área de concentração e/ou Linha de pesquisa. Ela deve ser idẽntica nas duas folhas. Nessa folha, o permitido é colocar como imagem somente as assinaturas recortadas e coladas na devida posição (com o consentimento do respectivo membro da banca). Todo o restante do texto deverá seguir a formatação da referida folha conforme se encontra no modelo padrão. Em outras palavras, a folha de aprovação não pode ser colada aqui como imagem única. É preciso deixar claro que a data da defesa do trabalho acadêmico tem que ficar na forma como consta no modelo: Aprovada em: ___/___/______. A expressão BANCA EXAMINADORA ficará em negrito, caixa alta e centralizada na linha onde se encontra. Após a retificação, verifique se todos os outros elementos obrigatórios na folha estão presentes na mesma ordem e com a mesma formatação apresentadas no modelo. 05. Com base na ABNT NBR 6028:2021, ajustes são necessários nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. O que falta corrigir: Conforme a última versão da norma, no RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto da norma ABNT NBR 6028:2021: Palavras-chave: gestação; cuidado pré-natal; Aedes aegypti; IBGE; Brasil. Keywords: gestation; prenatal care; Aedes aegypti; IBGE; Brazil. 06. Segundo o modelo padrão, página 13 (baseado na ABNT NBR 14724:2011), a numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção denominada INTRODUÇÃO), “em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha”. A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deveria ser igual a 10 (12 - 2), já que a capa e a folha da ficha catalográfica não são contadas. É necessário corrigir a paginação. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. 07. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das paǵinas constantes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação (se houver tais listas) para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 08. Na atual página 71 (seguindo a ABNT NBR 6024:2012 e ABNT NBR 14724:2011), o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS ficará centralizado na linha onde se encontra. Todo título de elemento pós-textual (referências, glossário, apêndice, anexo, índice) fica centralizado na linha, não tem numeração à esquerda (o indicativo numérico de seção) e recebe o mesmo destaque tipográfico das seções primárias. 09. Observações sobre o campo da BDTD relativo à data de autorização para publicação da obra. Informar a data em que o(a) concluinte autoriza a disponibilização do trabalho no repositório. Tal informação é obrigatória e só pode ser preenchida pelo(a) concluinte. A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD. Não pode haver divergências. Portanto: Se no termo de depósito em PDF constar uma data de autorização para publicação entre amanhã e a data de um ano a partir da defesa, na página da BDTD vá em Depósito: Envio de arquivos Ajuda. No campo Configurações para restrição de acesso, no arquivo da dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso embargado. Na opção Data de Embargo, preencha com a mesma data que está no termo de depósito. Se no termo de depósito em PDF constar uma data de autorização da publicação entre a data de defesa do TCC e uma data até a de hoje, na página da BDTD vá em Depósito: Envio de arquivos Ajuda. No campo Configurações para restrição de acesso, no arquivo da dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso aberto. O procedimento acima (tópicos a e b) só pode ser realizado pelo(a) concluinte. Ainda que haja uma data específica de publicação registrada no termo de depósito, não podemos preencher esse campo da BDTD pelo(a) concluinte. Para o Termo de Depósito BDTD, vá em Depósito: Envio de arquivos Ajuda. No campo Configurações para restrição de acesso, no arquivo da dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso Restrito. É preciso salientar que somente o texto completo da obra (e do produto educacional, se houver) é que fica disponível ao público na data de liberação determinada para acesso. Os dados do termo de depósito ficam restritos, isto é, apenas alguns servidores credenciados da Biblioteca Central é que ficarão com acesso a eles. O sigilo dos dados pessoais fica garantido. FIM DOS APONTAMENTOS O termo de depósito foi inspecionado. O preenchimento dele está correto. Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão na BDTD escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 01 LEITURA OPCIONAL - Como saber qual é a paginação da ficha catalográfica: A título de informação, podemos determinar a paginação da ficha catalográfica (PagFC) usando a seguinte fórmula básica: PagFC = Total de folhas - 2 OBS.: total de folhas do TCC completo, já com a própria folha da FC inserida nele. Ou seja, a paginação da ficha catalográfica é o número total de folhas menos a capa e a folha da FC. Exemplos: Se o total de folhas = 60, então PagFC = 60 - 2 = 58 Se o total de folhas = 40, então PagFC = 40 - 2 = 38 E assim por diante. COMPLEMENTO 02 LEITURA OPCIONAL - Como saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico: A título de informação, numa monografia, dissertação ou tese a numeração das páginas começa a aparecer a partir da primeira página do elemento textual geralmente denominado INTRODUÇÃO (que pode ter outros nomes) conforme a regra a seguir: Paginação da INTRODUÇÃO = (Nº de folhas da capa até a INTRODUÇÃO) - 2 OBS.: “Até a INTRODUÇÃO” quer dizer: contando inclusive com essa folha. Exemplo: Da capa até a INTRODUÇÃO uma monografia tem 12 folhas: Logo, a numeração da página da primeira folha da INTRODUÇÃO = 12 - 2 = 10 Nessa contagem, sempre descontamos a capa e a folha da ficha catalográfica presentes nos elementos pré-textuais, por isso subtraímos duas folhas no final. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6022: Informação e documentação - Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 02 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 03 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6024: Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 04 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6027: Informação e documentação - Sumário - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 05 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6028: Informação e documentação - Resumo, resenha e recensão - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2021. 06 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6034: Informação e documentação - Índice - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. 07 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10520: Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. 08 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14724: informação e documentação - trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011. 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey= 12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42 13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/ Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo C. de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informações Científicas – LINC Biblioteca Central – UEPB Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira, exceto feriados Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h OBS.: Só haverá expediente na UEPB até hoje, 10/10/2023, terça-feira. Motivos: ler a notícia publicada em https://uepb.edu.br/administracao-central-publica-portaria-com-alteracao-de-expediente-entre-os-dias-11-e-13-de-outubro/ . As atividades serão retomadas na próxima segunda-feira (16/10/2023). O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2023-10-10T21:52:29Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Rafaela Andrade da Nóbrega (maria.rafaela.nobrega@aluno.uepb.edu.br) on 2023-12-01T18:57:03Z No. of bitstreams: 2 DS - Maria Rafaela Andrade da Nóbrega.pdf: 549340 bytes, checksum: 7189553588debd13d72b0aa75fad9f34 (MD5) Termo de Depósito BDTD .pdf: 105737 bytes, checksum: a73de6165db22d308f61d7aee27f758a (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2023-12-01T22:34:34Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DS - Maria Rafaela Andrade da Nóbrega.pdf: 549340 bytes, checksum: 7189553588debd13d72b0aa75fad9f34 (MD5) Termo de Depósito BDTD .pdf: 105737 bytes, checksum: a73de6165db22d308f61d7aee27f758a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-04T14:07:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DS - Maria Rafaela Andrade da Nóbrega.pdf: 549340 bytes, checksum: 7189553588debd13d72b0aa75fad9f34 (MD5) Termo de Depósito BDTD .pdf: 105737 bytes, checksum: a73de6165db22d308f61d7aee27f758a (MD5) Previous issue date: 2023-09-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.relation.referencesBARALDI, I. M. Refletindo sobre as concepções matemáticas e suas implicações para o ensino diante do ponto de vista dos alunos. Mimesis, Bauru, v. 20, n. 1, 1999, p. 07-18. BARBOSA, J. C. Formatos insubordinados de dissertações e teses na Educação Matemática. In: D'AMBROSIO, B. S.; LOPES, C. E. (Org.). Vertentes da subversão na produção científica em Educação Matemática. 1. ed. Campinas: Mercado de Letras, v. 1, 2015, p. 347367. CARNEIRO, R. F; PASSOS, C. L. B. Concepções de matemática de alunas-professoras dos anos iniciais. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 4, 2014. CURY, H. N. Concepções e crenças dos professores de matemática: pesquisas realizadas e significado dos termos utilizados. Revista Bolema, ano 12, n. 13, 1999, p. 29-43. D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: um programa a educação matemática. Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, v. 1, n. 1, 1993, p. 5- 11. D’AMBROSIO, U. Ubiratan D’Ambrosio. 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dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleConceptions of mathematics teachers and their implications on teaching and learning mathematical knowledgepor
dc.title.alternativeConcepções dos professores de matemática e suas implicações no ensino e aprendizagem do conhecimento matemáticopor
dc.typeDissertaçãopor
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