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Tipo do documento: Dissertação
Título: Contribuições de uma sequência didática investigativa problematizadora, baseada no enfoque CTSA, voltada ao tratamento de efluentes de lavadeiras de jeans como temática para o conteúdo de soluções no ensino médio
Autor: Cabral, Mariana Leôncio Bertino 
Primeiro orientador: Júnior, Cristiano de Almeida Cardoso Marcelino
Primeiro membro da banca: Filho, Francisco Ferreira Dantas
Segundo membro da banca: Firme, Ruth do Nascimento
Resumo: Diferentes atores da Educação de Ciências defendem que os processos escolares de ensino-aprendizagem sejam norteados pela contextualização e pela problematização dos conhecimentos. Também tem sido recomendado que as propostas contemplem as realidades nas quais os estudantes estão inseridos. Com esse entendimento, a pesquisa abordada estar inserida no contexto escolar do Agreste do Estado de Pernambucano, região que tem entre suas principais atividades econômicas a produção de roupas, com destaque para empresas de fabricação e beneficiamento de jeans. Dada as limitações de escassez d’água nessa região e o grande volume de água requerido por essas indústrias, considera-se importante que a compreensão dessas atividades seja utilizada para nortear propostas pedagógico-didáticas em Química em escolas dessa região, com base nos pressupostos Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo avaliar uma abordagem temática junto a estudantes do ensino médio, envolvendo o conteúdo soluções, sob um enfoque CTSA, por meio de uma sequência didática problematizadora voltada ao tratamento de efluentes de lavanderias de jeans do Polo Têxtil do Agreste de Pernambuco. Os sujeitos participantes da pesquisa foram constituídos por 15 estudantes matriculados em uma turma do 3º ano do ensino médio de uma escola estadual de Santa Cruz do Capibaribe (PE). A pesquisa trata-se de cunho qualitativo. A Sequência Didática Investigativa Problematizadora (SDIP) ocorreu ao longo de 8 (oito) aulas, cada uma de 50 (cinquenta) minutos, envolvendo 5 (cinco) dias letivos. As habilidades selecionadas para a organização curricular dentro da SDIP estão alinhadas aos conteúdos elencados, dentro de três dimensões: conceitual, procedimental e atitudinal (CPA). As etapas da SDIP constituíram em 6 (seis) momentos pedagógicos: i) sondagem inicial de conhecimentos prévios; ii) observação macroscópica; e iii) interpretação submicroscópica e inserção da expressão representacional; iv) posicionamentos sobre a geração de resíduos; v) retorno ao questionamento inicial e síntese do assunto; vi) avaliação. Os dados foram coletados por meio de questionários, material didático impresso específico (produto educacional, de confecção própria), por anotações e por registros fotográficos das ações dos estudantes e da professora-pesquisadora. Eles foram tratados e analisados conjuntamente, de acordo com os pressupostos teóricos e metodológicos relativos à Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Os resultados obtidos foram sistematizados em categorias, discutidos e interpretados à luz do referencial teórico. Após a análise dos dados constatou-se que a pesquisa foi relevante aos objetivos propostos, tendo assim uma aprendizagem significativa na abordagem do conteúdo soluções inseridas no tema gerador tratamentos de efluentes das lavanderias de jeans. Dessa forma, a abordagem temática permitiu aos estudantes motivações e reflexões para construção do conhecimento, contribuindo no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes inseridos na pesquisa.
Abstract: Different actors in Science Education argue that school teaching-learning processes are guided by the contextualization and problematization of knowledge. It has also been recommended that proposals take into account the realities in which students are inserted. With this understanding, the research addressed is inserted in the school context of the Agreste region of the State of Pernambucano, a region whose main economic activities include clothing production, with emphasis on jeans manufacturing and processing companies. Given the limitations of water scarcity in this region and the large volume of water required by these industries, it is considered important that the understanding of these activities is used to guide pedagogical-didactic proposals in Chemistry in schools in this region, based on the assumptions Science, Technology, Society and Environment (CTSA). In this sense, this research aimed to evaluate a thematic approach with high school students, involving the content of solutions, under a CTSA approach, through a problematizing didactic sequence focused on the treatment of effluents from jeans laundries at the Agreste Textile Center. from Pernambuco. The subjects participating in the research were 15 students enrolled in a 3rd year high school class at a state school in Santa Cruz do Capibaribe (PE). The research is qualitative in nature. The Problematizing Investigative Didactic Sequence (SDIP) took place over 8 (eight) classes, each lasting 50 (fifty) minutes, involving 5 (five) school days. The skills selected for the curricular organization within the SDIP are aligned with the contents listed, within three dimensions: conceptual, procedural and attitudinal (CPA). The SDIP stages consisted of 6 (six) pedagogical moments: i) initial survey of prior knowledge; ii) macroscopic observation; and iii) submicroscopic interpretation and insertion of the representational expression; iv) positions on waste generation; v) return to the initial questioning and summary of the subject; vi) evaluation. Data were collected through questionnaires, specific printed teaching material (educational product, self-made), notes and photographic records of the actions of the students and the teacher-researcher. They were treated and analyzed together, in accordance with the theoretical and methodological assumptions relating to Content Analysis proposed by Bardin. The results obtained were systematized into categories, discussed and interpreted in light of the theoretical framework. After analyzing the data, it was found that the research was relevant to the proposed objectives, thus providing significant learning in approaching the content of solutions included in the generating theme of effluent treatments from jeans laundries. In this way, the thematic approach allowed students motivation and reflections to build knowledge, contributing to the teaching and learning process of students involved in the research.
Palavras-chave: Ensino de Química.
Abordagem temática.
Experimentação investigativa.
Conteúdo de soluções.
Chemistry Teaching
thematic approach
investigative experimentation
solutions content
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: CABRAL, Mariana Leôncio Bertino. Contribuições de uma sequência didática investigativa problematizadora, baseada no enfoque CTSA, voltada ao tratamento de efluentes de lavadeiras de jeans como temática para o conteúdo de soluções no ensino médio. 2023. 161 f. Trabalho de Conclusão de Curso Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4838
Data de defesa: 31-Out-2023
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