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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCabral, Mariana Leôncio Bertino-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3014344011386758por
dc.contributor.advisor1Júnior, Cristiano de Almeida Cardoso Marcelino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7518586937701331por
dc.contributor.referee1Filho, Francisco Ferreira Dantas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9209322069666549por
dc.contributor.referee2Firme, Ruth do Nascimento-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7234636790850019por
dc.date.accessioned2024-01-04T12:34:40Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2023-10-31-
dc.identifier.citationCABRAL, Mariana Leôncio Bertino. Contribuições de uma sequência didática investigativa problematizadora, baseada no enfoque CTSA, voltada ao tratamento de efluentes de lavadeiras de jeans como temática para o conteúdo de soluções no ensino médio. 2023. 161 f. Trabalho de Conclusão de Curso Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4838-
dc.description.resumoDiferentes atores da Educação de Ciências defendem que os processos escolares de ensino-aprendizagem sejam norteados pela contextualização e pela problematização dos conhecimentos. Também tem sido recomendado que as propostas contemplem as realidades nas quais os estudantes estão inseridos. Com esse entendimento, a pesquisa abordada estar inserida no contexto escolar do Agreste do Estado de Pernambucano, região que tem entre suas principais atividades econômicas a produção de roupas, com destaque para empresas de fabricação e beneficiamento de jeans. Dada as limitações de escassez d’água nessa região e o grande volume de água requerido por essas indústrias, considera-se importante que a compreensão dessas atividades seja utilizada para nortear propostas pedagógico-didáticas em Química em escolas dessa região, com base nos pressupostos Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo avaliar uma abordagem temática junto a estudantes do ensino médio, envolvendo o conteúdo soluções, sob um enfoque CTSA, por meio de uma sequência didática problematizadora voltada ao tratamento de efluentes de lavanderias de jeans do Polo Têxtil do Agreste de Pernambuco. Os sujeitos participantes da pesquisa foram constituídos por 15 estudantes matriculados em uma turma do 3º ano do ensino médio de uma escola estadual de Santa Cruz do Capibaribe (PE). A pesquisa trata-se de cunho qualitativo. A Sequência Didática Investigativa Problematizadora (SDIP) ocorreu ao longo de 8 (oito) aulas, cada uma de 50 (cinquenta) minutos, envolvendo 5 (cinco) dias letivos. As habilidades selecionadas para a organização curricular dentro da SDIP estão alinhadas aos conteúdos elencados, dentro de três dimensões: conceitual, procedimental e atitudinal (CPA). As etapas da SDIP constituíram em 6 (seis) momentos pedagógicos: i) sondagem inicial de conhecimentos prévios; ii) observação macroscópica; e iii) interpretação submicroscópica e inserção da expressão representacional; iv) posicionamentos sobre a geração de resíduos; v) retorno ao questionamento inicial e síntese do assunto; vi) avaliação. Os dados foram coletados por meio de questionários, material didático impresso específico (produto educacional, de confecção própria), por anotações e por registros fotográficos das ações dos estudantes e da professora-pesquisadora. Eles foram tratados e analisados conjuntamente, de acordo com os pressupostos teóricos e metodológicos relativos à Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Os resultados obtidos foram sistematizados em categorias, discutidos e interpretados à luz do referencial teórico. Após a análise dos dados constatou-se que a pesquisa foi relevante aos objetivos propostos, tendo assim uma aprendizagem significativa na abordagem do conteúdo soluções inseridas no tema gerador tratamentos de efluentes das lavanderias de jeans. Dessa forma, a abordagem temática permitiu aos estudantes motivações e reflexões para construção do conhecimento, contribuindo no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes inseridos na pesquisa.por
dc.description.abstractDifferent actors in Science Education argue that school teaching-learning processes are guided by the contextualization and problematization of knowledge. It has also been recommended that proposals take into account the realities in which students are inserted. With this understanding, the research addressed is inserted in the school context of the Agreste region of the State of Pernambucano, a region whose main economic activities include clothing production, with emphasis on jeans manufacturing and processing companies. Given the limitations of water scarcity in this region and the large volume of water required by these industries, it is considered important that the understanding of these activities is used to guide pedagogical-didactic proposals in Chemistry in schools in this region, based on the assumptions Science, Technology, Society and Environment (CTSA). In this sense, this research aimed to evaluate a thematic approach with high school students, involving the content of solutions, under a CTSA approach, through a problematizing didactic sequence focused on the treatment of effluents from jeans laundries at the Agreste Textile Center. from Pernambuco. The subjects participating in the research were 15 students enrolled in a 3rd year high school class at a state school in Santa Cruz do Capibaribe (PE). The research is qualitative in nature. The Problematizing Investigative Didactic Sequence (SDIP) took place over 8 (eight) classes, each lasting 50 (fifty) minutes, involving 5 (five) school days. The skills selected for the curricular organization within the SDIP are aligned with the contents listed, within three dimensions: conceptual, procedural and attitudinal (CPA). The SDIP stages consisted of 6 (six) pedagogical moments: i) initial survey of prior knowledge; ii) macroscopic observation; and iii) submicroscopic interpretation and insertion of the representational expression; iv) positions on waste generation; v) return to the initial questioning and summary of the subject; vi) evaluation. Data were collected through questionnaires, specific printed teaching material (educational product, self-made), notes and photographic records of the actions of the students and the teacher-researcher. They were treated and analyzed together, in accordance with the theoretical and methodological assumptions relating to Content Analysis proposed by Bardin. The results obtained were systematized into categories, discussed and interpreted in light of the theoretical framework. After analyzing the data, it was found that the research was relevant to the proposed objectives, thus providing significant learning in approaching the content of solutions included in the generating theme of effluent treatments from jeans laundries. In this way, the thematic approach allowed students motivation and reflections to build knowledge, contributing to the teaching and learning process of students involved in the research.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mariana Cabral (mariana.bertino@aluno.uepb.edu.br) on 2023-12-08T00:47:52Z No. of bitstreams: 2 Mariana Leôncio Bertino Cabral - Dissertação - VERSÃO FINAL-desbloqueado.pdf: 3491204 bytes, checksum: bd5f73dff96bb0484d065b141e5140ab (MD5) PRODUTO EDUCACIONAL - Mariana Leôncio Bertino Cabral-desbloqueado.pdf: 28169563 bytes, checksum: 56d5c817db444c155b2c3b82da5454e9 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by daniel@servidor.uepb.edu.br (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: 01. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar todas as expressões em caixa alta, incluindo a expressão CAMPINA GRANDE/ANO. - Aplique o destaque gráfico negrito no nome da autora. 02. Na folha de rosto, segunda folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão e nas normas (sobretudo a ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: - Aplicar o destaque gráfico caixa alta na expressão CAMPINA GRANDE/ANO. 03. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: - A folha de aprovação deve seguir o mesmo padrão apresentado no modelo, com todos os elementos obrigatórios nas suas devidas posições. - Conferir modelo da biblioteca. 04. Na folha de AGRADECIMENTOS no modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na Portaria MEC nº 206, de 4 de setembro de 2018”. A portaria trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. 05. Com base na ABNT NBR 6028:2021, ajustes são necessários nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. O que falta corrigir: - O espaçamento entrelinhas a ser usado nos textos do RESUMO e do ABSTRACT deve ser o padrão adotado para monografias, dissertações, relatórios e teses: de 1.5. - Conforme a última versão da norma, no RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto da norma ABNT NBR 6028:2021: Palavras-chave: gestação; cuidado pré-natal; Aedes aegypti; IBGE; Brasil. Keywords: gestation; prenatal care; Aedes aegypti; IBGE; Brazil. 06. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: - Todos os indicativos das seções que compõem o sumário devem ser alinhados à esquerda sem nenhum recuo diferenciado, conforme a ABNT NBR 6024. - Para os títulos e os subtítulos que sucedem os indicativos das seções recomenda-se que sejam alinhados pela margem do título do indicativo mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais”, (ABNT NBR 6027). - Observe que os títulos dos elementos pós-textuais também seguem os alinhamentos dos demais títulos. - A seção primária CONSIDERAÇÕES FINAIS deve receber o indicativo numérico e ser escrita como 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS. Aplicar a mesma correção na atual página 125. - No corpo da obra, os títulos das seções devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, sublinhado, itálico, etc), conforme utilizados no sumário. O mesmo vale para os títulos dos elementos pós-textuais, ou seja, se no sumário o título possuir o destaque gráfico negrito este mesmo destaque deve estar presente no título dentro do corpo da obra. - Procure deixar nos títulos das seções primárias o destaque gráfico negrito. 07. Como o trabalho acadêmico apresenta a estrutura de uma dissertação, para esse tipo de formato, após a finalização de cada seção primária (1, 2, 3, etc) deve haver a mudança de página para a inicialização da próxima seção primária em nova folha, isto é, na folha seguinte. Sendo assim: - A seção primária “2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA”, na atual página 22, deveria ser iniciada na página seguinte. 08. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das paǵinas constantes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação (se houver tais listas) para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 09. Em todo quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc) onde aparecer a expressão Fonte: Autoria própria (ou alguma expressão semelhante a essa), é recomendável (conforme o modelo) substituir pela seguinte: Fonte: Elaborado (ou Elaborada) pelo(a) autor(a), ano. 10. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do trabalho acadêmico, mudando consequentemente a paginação da ficha catalográfica (FC), convém nesse caso realizar a solicitação da FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) somente após finalizadas todas as correções - a etapa que deve ser a última. 16. O Termo de depósito BDTD está ausente. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o TCC. on 2023-12-11T15:02:00Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mariana Cabral (mariana.bertino@aluno.uepb.edu.br) on 2023-12-13T14:34:18Z No. of bitstreams: 3 DS-Mariana Leôncio Bertino Cabral.pdf: 2972667 bytes, checksum: 3c6162713665b558dc47abce3492a3d7 (MD5) Termo-de-confirmação-e-cadastramento-para-publicação-de-TDE-da-BDTD.pdf: 439489 bytes, checksum: 9567087035c56abed4941efe42957419 (MD5) PE-Mariana Leôncio Bertino Cabral.pdf: 28169563 bytes, checksum: 56d5c817db444c155b2c3b82da5454e9 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by daniel@servidor.uepb.edu.br (daniel@servidor.uepb.edu.br) on 2023-12-13T18:16:25Z (GMT) No. of bitstreams: 3 DS-Mariana Leôncio Bertino Cabral.pdf: 2972667 bytes, checksum: 3c6162713665b558dc47abce3492a3d7 (MD5) Termo-de-confirmação-e-cadastramento-para-publicação-de-TDE-da-BDTD.pdf: 439489 bytes, checksum: 9567087035c56abed4941efe42957419 (MD5) PE-Mariana Leôncio Bertino Cabral.pdf: 28169563 bytes, checksum: 56d5c817db444c155b2c3b82da5454e9 (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectEnsino de Química.por
dc.subjectAbordagem temática.por
dc.subjectExperimentação investigativa.por
dc.subjectConteúdo de soluções.por
dc.subjectChemistry Teachingeng
dc.subjectthematic approacheng
dc.subjectinvestigative experimentationeng
dc.subjectsolutions contenteng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApor
dc.titleContribuições de uma sequência didática investigativa problematizadora, baseada no enfoque CTSA, voltada ao tratamento de efluentes de lavadeiras de jeans como temática para o conteúdo de soluções no ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
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