Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4805
Tipo do documento: Dissertação
Título: Semelhança matemática: significados a partir dos registros de representações semióticas
Autor: Belarmino Segundo, Antonio Carlos 
Primeiro orientador: Azerêdo, Maria Alves de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Arlandson Matheus Silva
Segundo membro da banca: Onofre, Eduardo Gomes
Resumo: O Ensino de Geometria é imprescindível à formação dos estudantes, sendo debatido no campo da Educação Matemática porque pode promover o aprimoramento de competências e habilidades relacionadas à visualização, observação, medição, comparação e abstração sobre figuras e o espaço num contexto de investigação e exploração de resolução das questões. Sendo assim, a presente dissertação tem como objetivo analisar a compreensão de Semelhança Matemática demonstrada por alunos da 1ª série do Ensino Médio, tendo como base a Teoria dos Registros de Representações Semióticas (TRRS). Apresenta breves considerações sobre o ensino e aprendizagem de Geometria na Educação Básica, a partir de autores como Pavanello (1996), Smole et al. (2000), Fonseca (2001), Huete e Bravo (2006), Eves (2011), Iezzi et al. (2015), Monteiro (2015), entre outros. A pesquisa se caracteriza como qualitativa numa modalidade diagnóstica, operacionalizada com alunos de quatro (04) turmas de 1ª série do Ensino Médio, da cidade de Santa Luzia, interior da Paraíba. Os dados foram coletados num único encontro, onde foi aplicado o instrumento da pesquisa. Esse instrumento conteve onze (11) questões e considerou as múltiplas maneiras pelas quais os alunos podem abordar e entender o conceito de Semelhança, promovendo uma compreensão mais profunda de Matemática. A análise dos dados teve como fundamento a TRRS. As respostas dos estudantes foram organizadas e analisadas considerando as três atividades cognitivas ligadas à semiose: a formação de uma representação identificável, o tratamento e a conversão. Após a análise dos dados, foi elaborada uma sequência didática à luz da TRRS, que permite representar o conceito de Semelhança Matemática de várias maneiras, buscando contribuir para melhor apreensão do conceito trabalhado.
Abstract: The teaching of Geometry is essential for students' education and is a subject of debate in the field of Mathematics Education, as it can enhance competencies and skills related to visualization, observation, measurement, comparison, and abstraction of shapes and space within a context of inquiry and problem-solving exploration. Thus, this dissertation aims to analyze the understanding of Mathematical Similarity demonstrated by first-year high school students, based on the Theory of Registers of Semiotic Representations (TRRS). It provides brief considerations on the teaching and learning of Geometry in Basic Education, drawing from authors such as Pavanello (1996), Smole et al. (2000), Fonseca (2001), Huete and Bravo (2006), Eves (2011), Iezzi et al. (2015), Monteiro (2015), among others. The research is qualitative in a diagnostic modality, conducted with students from four (04) first-year high school classes in the city of Santa Luzia, in the interior of Paraíba. Data were collected in a single meeting, during which the research instrument was administered. This instrument included eleven (11) questions and considered the multiple ways in which students can approach and understand the concept of Similarity, aiming to promote a deeper understanding of Mathematics. The data analysis was grounded in TRRS. The students' responses were organized and analyzed, taking into account the three cognitive activities related to semiosis: the formation of an identifiable representation, processing, and conversion. After the data analysis, a didactic sequence was developed in light of TRRS, allowing for various representations of the concept of Mathematical Similarity, with the goal of contributing to a better grasp of the concept under study.
Palavras-chave: Semelhança matemática
Geometria
Ensino da Matemática
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: BELARMINO SEGUNDO, Antonio Carlos. Semelhança matemática: significados a partir dos registros de representações semióticas. 2023. 100 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4805
Data de defesa: 1-Nov-2023
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Antonio Carlos Belarmino Segundo.pdfDS - Antonio Carlos Belarmino Segundo5.66 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de depósito BDTD.pdfTermo de depósito BDTD190.79 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.