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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBelarmino Segundo, Antonio Carlos-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5519097990611390por
dc.contributor.advisor1Azerêdo, Maria Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0309471026419288por
dc.contributor.referee1Oliveira, Arlandson Matheus Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4483939457393328por
dc.contributor.referee2Onofre, Eduardo Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5339741056906369por
dc.date.accessioned2023-11-21T12:58:08Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2023-11-01-
dc.identifier.citationBELARMINO SEGUNDO, Antonio Carlos. Semelhança matemática: significados a partir dos registros de representações semióticas. 2023. 100 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4805-
dc.description.resumoO Ensino de Geometria é imprescindível à formação dos estudantes, sendo debatido no campo da Educação Matemática porque pode promover o aprimoramento de competências e habilidades relacionadas à visualização, observação, medição, comparação e abstração sobre figuras e o espaço num contexto de investigação e exploração de resolução das questões. Sendo assim, a presente dissertação tem como objetivo analisar a compreensão de Semelhança Matemática demonstrada por alunos da 1ª série do Ensino Médio, tendo como base a Teoria dos Registros de Representações Semióticas (TRRS). Apresenta breves considerações sobre o ensino e aprendizagem de Geometria na Educação Básica, a partir de autores como Pavanello (1996), Smole et al. (2000), Fonseca (2001), Huete e Bravo (2006), Eves (2011), Iezzi et al. (2015), Monteiro (2015), entre outros. A pesquisa se caracteriza como qualitativa numa modalidade diagnóstica, operacionalizada com alunos de quatro (04) turmas de 1ª série do Ensino Médio, da cidade de Santa Luzia, interior da Paraíba. Os dados foram coletados num único encontro, onde foi aplicado o instrumento da pesquisa. Esse instrumento conteve onze (11) questões e considerou as múltiplas maneiras pelas quais os alunos podem abordar e entender o conceito de Semelhança, promovendo uma compreensão mais profunda de Matemática. A análise dos dados teve como fundamento a TRRS. As respostas dos estudantes foram organizadas e analisadas considerando as três atividades cognitivas ligadas à semiose: a formação de uma representação identificável, o tratamento e a conversão. Após a análise dos dados, foi elaborada uma sequência didática à luz da TRRS, que permite representar o conceito de Semelhança Matemática de várias maneiras, buscando contribuir para melhor apreensão do conceito trabalhado.por
dc.description.abstractThe teaching of Geometry is essential for students' education and is a subject of debate in the field of Mathematics Education, as it can enhance competencies and skills related to visualization, observation, measurement, comparison, and abstraction of shapes and space within a context of inquiry and problem-solving exploration. Thus, this dissertation aims to analyze the understanding of Mathematical Similarity demonstrated by first-year high school students, based on the Theory of Registers of Semiotic Representations (TRRS). It provides brief considerations on the teaching and learning of Geometry in Basic Education, drawing from authors such as Pavanello (1996), Smole et al. (2000), Fonseca (2001), Huete and Bravo (2006), Eves (2011), Iezzi et al. (2015), Monteiro (2015), among others. The research is qualitative in a diagnostic modality, conducted with students from four (04) first-year high school classes in the city of Santa Luzia, in the interior of Paraíba. Data were collected in a single meeting, during which the research instrument was administered. This instrument included eleven (11) questions and considered the multiple ways in which students can approach and understand the concept of Similarity, aiming to promote a deeper understanding of Mathematics. The data analysis was grounded in TRRS. The students' responses were organized and analyzed, taking into account the three cognitive activities related to semiosis: the formation of an identifiable representation, processing, and conversion. After the data analysis, a didactic sequence was developed in light of TRRS, allowing for various representations of the concept of Mathematical Similarity, with the goal of contributing to a better grasp of the concept under study.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Antonio Segundo (antonio.belarmino@aluno.uepb.edu.br) on 2023-11-07T19:38:10Z No. of bitstreams: 2 DS - Antonio Carlos Belarmino Segundo.pdf: 6030879 bytes, checksum: 14bf86b062f0b15f0694d0b4681f20b1 (MD5) Termo de depósito BDTD.pdf: 195367 bytes, checksum: af88dcc58f05d455712dd0b67fe47fa8 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: antonio.belarmino@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Antonio Carlos Belarmino Segundo Matrícula: 2021032303 Prezado senhor Antonio Carlos Belarmino Segundo, boa tarde. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções tomarão como base o template oficial que serve de modelo para dissertações, monografias e teses, com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= . Ainda continua havendo inconsistências quanto aos parâmetros de formatação determinados pelo conjunto das normas ABNT NBR aplicáveis aos trabalhos acadêmicos. A submissão foi recusada pelos motivos listados abaixo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 01. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página (como já estão), incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 02. De um modo geral, para trabalhos acadêmicos no formato atual, todos os elementos pré-textuais, relacionados abaixo que estiverem presentes na obra têm de seguir exatamente a mesma formatação e a mesma sequência recomendadas nas normas ABNT NBR, reproduzida na estrutura no modelo do SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas): Elementos pré-textuais: Capa (obrigatório) Folha de rosto (obrigatório) Folha da ficha catalográfica (obrigatório) Folha de aprovação (obrigatório) Dedicatória (opcional) Agradecimentos (opcional) Epígrafe (opcional) Resumo na língua vernácula (obrigatório) Resumo em língua estrangeira (obrigatório) Lista de ilustrações (opcional) Lista de tabelas (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de símbolos (opcional) Sumário (obrigatório) OBS.: Sendo assim, procure deixar a relação de listas na ordem abaixo. Basta efetuar pequenos deslocamentos de páginas. As listas de tabelas que não constam na norma ABNT NBR 14724:2011 vêm depois: LISTA DE ILUSTRAÇÕES LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS LISTA DE GRÁFICOS LISTA DE QUADROS 03. Na folha de rosto, segunda folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão e nas normas (sobretudo a ABNT NBR 14724:2011) . O que falta corrigir: O nome do orientador tem que ser colocado centralizado em linha separada, não no mesmo alinhamento do texto da natureza da obra. Veja como está no modelo. 04. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: Tanto na folha de rosto quanto na folha de aprovação é necessária a presença obrigatória do mesmo texto referente à natureza do trabalho acadêmico. E como as expressões Área de concentração e Linha de pesquisa constam na folha de rosto, elas terão que aparecer na folha de aprovação de modo idêntico, com a mesma formatação. Comparar com o modelo. 05. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: No sumário, deve haver destaques tipográficos diferentes nos títulos das seções da parte textual e dos títulos dos elementos pós-textuais (tudo aquilo que vem a partir das referências) para deixar bem claro visualmente a natureza de cada divisão. Assim, serão usados de maneira uniforme fonte em caixa alta ou em minúsculas, negrito, fonte normal, itálico, etc, a fim de fazer essa diferenciação. Podemos notar que no corpo da obra as seções secundárias do tipo 2.1 O Ensino de Geometria no Brasil – Apontamentos Históricos (página 17) estão em negrito. Se estão em negrito no corpo da obra, terão que aparecer necessariamente com esse mesmo destaque tipográfico no sumário. As mesmas considerações valem para os títulos das demais seções. Da mesma forma, por exemplo, é preciso diferenciar graficamente o título da seção quaternária 2.3.2.1 Critérios de semelhança de triângulos. Recomenda-se que ele fique negrito com itálico no sumário e na página 32. “Os títulos e os subtítulos, se houver, sucedem os indicativos das seções. Recomenda-se que sejam alinhados pela margem do título do indicativo mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais” (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Ou seja, não pode haver no sumário recuos diferentes em relação à margem esquerda para qualquer título de elemento textual e pós-textual. Do que foi exposto acima, é preciso seguir o exemplo da estrutura do sumário que consta no modelo para que os alinhamentos fiquem corretos: 1 INTRODUÇÃO ................................................................. 13 2 TÍTULO DA SEÇÃO PRIMÁRIA ........................................ 15 2.1 Título da seção secundária ............................................. 15 2.1.1 Título da seção terciária .................................................. 16 2.1.2 Título da seção terciária .................................................. 17 2.1.2.1 Título da seção quaternária ................................................... 17 2.1.2.1.1 Título da seção quinária ....................................................... 20 3 METODOLOGIA ............................................................... 21 4 RESULTADOS E DISCUSSÕES ......................................... 22 5 CONCLUSÃO .................................................................. 23 REFERÊNCIAS................................................................. 24 APÊNDICE A – INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS .. 27 ANEXO A – DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS ............. 28 Observe que os títulos dos elementos pós-textuais também seguem os alinhamentos dos demais títulos. No mais, a estrutura no corpo da obra terá que refletir exatamente a estrutura do sumário, com a mesma formatação. 06. Reiterando: nos elementos textuais (no corpo da obra), os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, itálico, etc) conforme utilizados no sumário. A mesma regra vale para os títulos dos elementos pós-textuais. 07. Na página 81 (seguindo a ABNT NBR 6024:2012 e ABNT NBR 14724:2011), o título do elemento pós-textual APÊNDICE A – PRODUTO EDUCACIONAL ficará centralizado na linha onde se encontra. Todo título de elemento pós-textual (referências, glossário, apêndice, anexo, índice) fica centralizado na linha, não tem numeração à esquerda (o indicativo numérico de seção) e recebe o mesmo destaque tipográfico das seções primárias. 08. No metadados da BDTD, várias modificações (com exceção da data da publicação) foram implementadas por mim a fim que o preenchimento das informações fique de acordo com as instruções dadas no Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD. Pediria para que as deixasse do jeito que estão agora. Quanto à data da publicação da dissertação, já que se trata de um dado que fica mais conveniente sendo preenchido pelo próprio concluinte, pediria que o deixasse o campo como foi instruído no relatório anterior, pois a data de publicação no termo de depósito está registrada como 07/11/2023, ou seja, a partir de hoje. Conforme já foi dito: Se no termo de depósito em PDF constar uma data de autorização da publicação entre a data de defesa do TCC e uma data até a de hoje, na página da BDTD vá em Depósito: Envio de arquivos Ajuda. No campo Configurações para restrição de acesso, no arquivo da dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso aberto. A opção Acesso Restrito (Acesso é permitido a partir de 2999-12-31) só vale para o termo de depósito. FIM DOS APONTAMENTOS O termo de depósito foi inspecionado. O preenchimento dele está correto. Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão na BDTD escolhendo a opção Editar. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informações Científicas – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira, exceto feriados Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h OBS.: O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2023-11-07T22:43:40Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Antonio Segundo (antonio.belarmino@aluno.uepb.edu.br) on 2023-11-07T23:37:38Z No. of bitstreams: 2 Termo de depósito BDTD.pdf: 195367 bytes, checksum: af88dcc58f05d455712dd0b67fe47fa8 (MD5) DS - Antonio Carlos Belarmino Segundo.pdf: 5794280 bytes, checksum: fb0307184ad1170ca7177adba839cc29 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2023-11-08T14:57:49Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo de depósito BDTD.pdf: 195367 bytes, checksum: af88dcc58f05d455712dd0b67fe47fa8 (MD5) DS - Antonio Carlos Belarmino Segundo.pdf: 5794280 bytes, checksum: fb0307184ad1170ca7177adba839cc29 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-21T12:58:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo de depósito BDTD.pdf: 195367 bytes, checksum: af88dcc58f05d455712dd0b67fe47fa8 (MD5) DS - Antonio Carlos Belarmino Segundo.pdf: 5794280 bytes, checksum: fb0307184ad1170ca7177adba839cc29 (MD5) Previous issue date: 2023-11-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectSemelhança matemáticapor
dc.subjectGeometriapor
dc.subjectEnsino da Matemáticapor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleSemelhança matemática: significados a partir dos registros de representações semióticaspor
dc.typeDissertaçãopor
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