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Tipo do documento: Dissertação
Título: Personagens transgressoras das animações infantis: gênero e protagonismo feminino nos espaços de formação pedagógica
Autor: Lacerda, Maria Tamires Ramos 
Primeiro orientador: Nascimento, Robéria Nádia Araújo
Primeiro membro da banca: Souza, Fábio Marques de
Segundo membro da banca: Barbosa, Lilian
Resumo: A construção das visões sociais de gênero está entrelaçada à história, à cultura e às relações de sociabilidade. Argumenta Del Priore (2014) que os efeitos de sentidos que as permeiam decorrem da padronização de perfis ideais para meninos e meninas, homens e mulheres, criados pelo ideário da sociedade patriarcal e que requisitam uma educação que se oponha à discriminação e à desigualdade. Em face do exposto, esta pesquisa se debruça sobre esse contexto de modo a contribuir para os estudos do campo da educação em suas interfaces de gênero, a partir da apropriação pedagógica de narrativas fílmicas na sala de aula, especialmente as animações “Valente” (2010) e “A Princesa e o Sapo” (2009). O locus de observação se refere à Escola Municipal Joventino Batista Monteiro, pertencente à cidade de Esperança-PB, no sentido de problematizar a compreensão e a construção dos papéis de gênero entre estudantes de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental I. Os objetivos específicos que norteiam a pesquisa são assim formulados: estudar a relação gênero e educação; compreender o conceito de gênero em seu viés sociocultural e suas representações (Chartier, 1991; Hall, 2016); verificar situações do cotidiano escolar que sinalizem as diferenças de gênero (Silva, 2014); apontar a pertinência da apropriação do audiovisual em sala de aula não apenas como recurso pedagógico, mas como ferramenta de formação e construção do conhecimento; selecionar e contextualizar narrativas fílmicas infantis (animações) que possibilitem a discussão do protagonismo feminino; desenvolver atividades pedagógicas que visem a desconstrução de condicionamentos que acentuam as desigualdades de gênero; elaborar um módulo didático, para fins de Produto Educacional, com o propósito de discutir a igualdade de gênero na escola, a partir do trabalho de análise dessas narrativas fílmicas que enfocam o empoderamento feminino de maneira lúdica e atrativa. A hipótese do estudo parte da ideia de que as representações de gênero do feminino no espaço escolar são impactadas pelos condicionamentos do masculino tornando a sala de aula um espaço propício para uma educação em prol da igualdade. Nessa direção, são propostas atividades, tais como: exibição das animações a fim de provocar questionamentos e indagações sobre os comportamentos dos personagens; análise de textos que abordem a igualdade de gênero; brincadeiras entre meninos e meninas que gerem conexões com a problemática produzindo reflexões e saberes de gênero a partir da ambiência de sala de aula. Do ponto de vista teórico, são privilegiadas as contribuições de Paechter (2009 apud Carvalho, 2015) por meio de discussões conceituais sobre a construção da feminilidade e da masculinidade; os estigmas do masculino (Albuquerque Júnior, 2013); a percepção sobre a construção de gênero nos ambientes educativos, a partir de Louro (2000, 2007, 2008, 2014); a análise das relações de gênero de acordo com a posição teórica de Bourdieu (2021), Scott (1995), Butler (2021), entre outros (as) autores (as). Defende-se a perspectiva de que abordar e discutir gênero na escola é questionar comportamentos e condutas atribuídas a homens e mulheres embasadas no sexo biológico decorrentes dos condicionamentos culturais. Os resultados obtidos nesse estudo, buscam confirmar que é possível fomentar a desconstrução de estereótipos discriminatórios que reproduzem as desigualdades de gênero em nossa sociedade e que, por vezes, segregam os sujeitos sociais através do uso de narrativas fílmicas. O Módulo Didático e as percepções alcançadas nessa pesquisa, serão disponibilizadas para a escola e seus integrantes, como também para toda a rede municipal de ensino, com o intuito de disseminar conhecimentos e trazer contribuições para que outros profissionais possam fazer uso desse material.
Abstract: The construction of social views of gender is intertwined with history, culture and sociability relations. Del Priore (2014) argues that the effects of meanings that permeate them result from the standardization of ideal profiles for boys and girls, men and women, created by the ideas of patriarchal society and which require an education that opposes discrimination and inequality. In view of the above, this research focuses on this context in order to contribute to studies in the field of education in its genre interfaces, based on the pedagogical appropriation of film narratives in the classroom, especially the animations “Valente” (2010 ) and “The Princess and the Frog” (2009). The locus of observation refers to the Joventino Batista Monteiro Municipal School, belonging to the city of Esperança-PB, in order to problematize the understanding and construction of gender roles among students in a 5th year class of Elementary School I. The specific objectives that guide the research are formulated as follows: to study the relationship between gender and education; understand the concept of gender in its sociocultural bias and its representations (Chartier, 1991; Hall, 2016); verify everyday school situations that signal gender differences (Silva, 2014); point out the relevance of appropriating audiovisual in the classroom not only as a pedagogical resource, but as a tool for training and building knowledge; select and contextualize children's film narratives (animations) that enable the discussion of female protagonism; develop pedagogical activities that aim to deconstruct conditions that accentuate gender inequalities; develop a didactic module, for the purpose of an Educational Product, with the purpose of discussing gender equality at school, based on the analysis of these film narratives that focus on female empowerment in a playful and attractive way. The study hypothesis is based on the idea that female gender representations in the school space are impacted by male conditioning, making the classroom a suitable space for education in favor of equality. In this sense, activities are proposed, such as: exhibition of animations in order to provoke questions and inquiries about the characters' behaviors; analysis of texts that address gender equality; games between boys and girls that generate connections with the problem, producing reflections and knowledge about gender from the classroom environment. From a theoretical point of view, the contributions of Paechter (2009 apud Carvalho, 2015) are privileged through conceptual discussions on the construction of femininity and masculinity; the stigmas of the masculine (Albuquerque Júnior, 2013); the perception of the construction of gender in educational environments, based on Louro (2000, 2007, 2008, 2014); the analysis of gender relations according to the theoretical position of Bourdieu (2021), Scott (1995), Butler (2021), among other authors. The perspective is defended that addressing and discussing gender at school means questioning behaviors and conduct attributed to men and women based on biological sex resulting from cultural conditioning. The results obtained in this study seek to confirm that it is possible to encourage the deconstruction of discriminatory stereotypes that reproduce gender inequalities in our society and that, sometimes, segregate social subjects through the use of film narratives. The Didactic Module and the insights achieved in this research will be made available to the school and its members, as well as to the entire municipal education network, with the aim of disseminating knowledge and bringing contributions so that other professionals can make use of this material.
Palavras-chave: Gênero na educação
Escola
Narrativas fílmicas
Práticas pedagógicas
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: LACERDA, M. T. R. Personagens transgressoras das animações infantis: gênero e protagonismo feminino nos espaços de formação pedagógica. 2023. 138 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores) .- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4791
Data de defesa: 28-Ago-2023
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