Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP : [232] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Ancestralidade e o saber pedagógico: as vozes do sagrado afro-brasileiro na escola
O currículo escolar brasileiro vem passando constantemente por uma série de modificações que ampliam o debate sobre as diretrizes que tratam das relações étnico-raciais. A presente pesquisa, de cunho etnográfico, considera a análise do Plano Estadual de Ensino – PEE - do Estado da Paraíba, do Plano Municipal de Ensino – PME - da cidade de Guarabira-PB e da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, no contexto das relações étnico-raciais, estabelecendo como recorte a matriz da religiosidade afro-...
Ensino da língua portuguesa para surdos: o SignWriting como sistema de escrita na aprendizagem de uma segunda língua
As Línguas de Sinais (LS) formam o modo de expressão linguística das pessoas surdas. Para registrar os sinais que compõem essas línguas, foi criado um sistema próprio de escrita, internacionalmente conhecido como SignWriting (SW). Este sistema permite o registro dos parâmetros das LS: configurações de mão, locações, movimentos, orientações de mão e expressões faciais. Pensando no aprendizado da Língua Portuguesa dos alunos surdos por meio do SW, nossa pesquisa vem investigar a aplicação ...
Traçados interculturais e decoloniais em práticas educativas sobre os povos indígenas na residência pedagógica em história
O Programa de Residência Pedagógica contribui fortemente para a formação inicial de professores nas universidades brasileiras, tornando-se essencial para a formação da prática docente. Desta forma, a Residência Pedagógica pode também colaborar com a formação em torno da temática indígena. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo buscar compreender como estudantes de História do Programa de Residência Pedagógica, subprojeto História, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I, ...
Nas veredas dos saberes literários: escritoras negras e a literatura infantojuvenil em prática antirracista na educação escolar
As veredas literárias de autoria negra feminina no contexto infantojuvenil são uma arte que ressignifica, valoriza e reconhece a importância de uma educação antirracista vinculada à tríade interseccional de biografia, arte e história para o empoderamento negro nas infâncias. Nesse sentido, este estudo objetiva analisar contribuições de escritoras negras da literatura infantojuvenil na prática educativa antirracista na Escola Municipal João XXIII, numa turma de 5º ano, em um ambiente rural, no...
A produção do diário de leituras nos anos finais do ensino fundamental a partir de gêneros textuais/literários étnico raciais
Este estudo aborda para além da compreensão da importância e da proposição de estudos e pesquisas voltados para a ampliação da formação leitora do aluno, considerando-a como um instrumento formativo. A leitura deve ser vista não apenas como um fenômeno cognitivo, mas também como uma prática social, um espaço de encontros e diálogos. Sua dimensão no processo educativo vai além da decifração ou decodificação da escrita, pois envolve atribuir sentido ao que foi lido, permitindo ao leit...
Formação continuada dos professores de geografia na pandemia: lacunas e possibilidades na utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em Santa Rita/PB
A formação continuada para os professores configura-se como um momento importante no exercício da profissão docente. Contudo, durante a pandemia da COVID-19, ocorreram alterações no desenvolvimento dos sistemas de educação, uma vez que o distanciamento físico impediu os tradicionais encontros presenciais. Diante disso, tornou-se necessário repensar as estratégias de ensino e o processo de formação contínua dos professores. O objetivo desta pesquisa é compreender os processos de fo...
Discussões de gênero no campo da pedagogia: dissidências entre currículo e formação docente
A inclusão da diversidade de gênero no currículo da Pedagogia tem implicações profundas na formação de futuros profissionais da educação. Proporciona a oportunidade de sensibilizar os estudantes sobre as complexidades das identidades de gênero, desconstruindo estereótipos, preconceitos e discriminações no ambiente educacional. Diante da relevância da temática, a presente dissertação tem como objetivo geral analisar as discussões de gênero no campo da Pedagogia, enfatizando as relações entre c...
Os gêneros humorísticos como suporte do ensino de leitura na aprendizagem híbrida
As tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC), assim como o ensino híbrido, já são consideradas como uma forte tendência do século XXI, porém, ainda pouco utilizadas e difundidas na educação pública. No período da pandemia da COVID-19, os profissionais de educação necessitaram adequar-se ao distanciamento social, o que acarretou uma série de improvisos e impactos no processo de ensino e aprendizagem, em especial, no ensino híbrido de Língua Portuguesa, devido à rapidez da sua ...
Multiletramentos: ciberespaço e o uso da web cartografia como recurso de leitura e escrita em aulas de geografia do ensino médio
O presente trabalho de pesquisa centra-se na problemática relacionada à utilização significativa da linguagem cartográfica digital contida em softwares de mapeamento livre e sua aplicação didática no ensino da geografia escolar no Ensino Médio. Focaliza a necessidade de integrar efetivamente essa linguagem no contexto educacional, visando promover o desenvolvimento de competências espaciais dos estudantes. O objetivo principal consistiu na aplicação de proposta de letramentos cartográficos di...
Relações de gênero e violência em contos de "Insubmissas lágrimas de mulheres", de Conceição Evaristo: representações e recepção em uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Bom Jardim - PE
Ao longo da história, as mulheres foram vítimas das mais diversas formas de violência. Por isso, foram implementadas, em finais do século XX, leis e políticas públicas que criminalizam tais violências. Entretanto, outras ações também são necessárias para alterar o quadro cultural que engendra a lógica de que a dominação masculina é um fato natural e a submissão feminina um destino de todas as mulheres. Nesse sentido, ações educativas podem desempenhar um papel importante no combate às formas ...
Memórias sobre as bandas marciais de Guarabira - PB na relação com o estudo da história local (1950/1980)
Esta dissertação tem como objeto de pesquisa fazer o levantamento e utilizar as memórias de participantes de bandas marciais de Guarabira (1950/1980) para o estudo da história local. Entendo as bandas marciais como patrimônios imateriais que envolve as dimensões estética, formativa e educativa das escolas deste município. Logo, este texto focaliza as memórias dos integrantes da Banda Marcial Raimundo Soares como meio de potencializar as atividades histórico-educacionais as quais produz versõe...
Os jogos teatrais na formação de professores: o corpo do professor como sistema de interações
Esta dissertação possui como objeto de pesquisa a investigação de como os processos educacionais conhecidos como jogos teatrais, que são utilizados na formação artística de atores, têm potencialidade para a formação de professores das escolas básicas. Partimos do estudo das formas de comunicação do corpo do professor quando este desenvolve interações entre todos os sujeitos presentes em sala de aula, para então realizamos experimentos com os jogos teatrais nos cursos curriculares de Estágio s...
Robótica educacional na formação de professores e na prática pedagógica da rede estadual de ensino de Uiraúna-PB
Com o avanço tecnológico, e a partir da chegada da quarta revolução industrial e da era digital, vemos a robótica, tanto no cenário comercial e competitivo como no âmbito educacional, cada vez mais presente no cotidiano de toda a humanidade. Este Trabalho de Conclusão de Curso teve objetivo propor a investigação de como ocorreu a inserção das tecnologias e consequentemente dos kits de Robótica nas escolas da Rede Estadual de Ensino da cidade de Uiraúna/PB. Além disso, também teve como finalid...
Jogos teatrais no ensino de língua(gens): uma proposta metodológica para os anos finais do ensino fundamental
Frente à necessidade de pensar o ensino de língua(gens), em que o agir docente propicia possibilidades expressivas de seu uso no desenvolvimento de habilidades linguísticas como práticas sociais que são aperfeiçoadas na Educação Básica, tais como ler, produzir e analisar textos; esta pesquisa se volta para os jogos teatrais em sala de aula de Língua Portuguesa. Diante disso, busca 10 13 10 respostas para a seguinte questão problema: Quais os benefícios promovidos pela inserção dos jo...
O texto de tradição oral na aula de língua portuguesa: a cultura do benzimento no ensino de linguagens
O estudo buscou desenvolver uma metodologia de ensino de linguagens para a aula de Português do Ensino Fundamental, anos finais, com ênfase nas tradições orais e culturas populares de representação do sagrado, a partir de uma performance sociocultural e histórica das rezadeiras do Cariri Paraibano. Para tanto, partiu da seguinte questão problema: como investir numa metodologia de ensino de linguagens, com ênfase nas tradições orais, que possa promover o aprendizado da linguagem por alunos do ...
O saber que vem do barro: educação patrimonial a partir de memórias e histórias das loiceiras da Tapera - Chã da Pia e Assentamento Oziel Pereira - PB
A presente Dissertação trata de questões voltadas as temáticas Educação Patrimonial e História local, diante disso, ressaltamos o patrimônio cultural presente nas comunidades da Chã da Pia – Areia e Assentamento Oziel Pereira - Remígio – PB, enfatizando as loiceiras com suas experiências e vivências, bem como, considerando seus costumes, suas técnicas de manuseio do barro e tudo o que lhes foi transmitido por gerações. Enxergamos nestas comunidades um imenso potencial para a Educação Pa...
Travessias pela cultura africana e afro-brasileira em Amoras e O mundo no black power de Tayó: uma experiência de leitura literária com alunos do 5º ano do ensino fundamental I em Massaranduba-PB
Na primeira fase do ensino fundamental, a leitura literária configura-se como uma prática descontínua e pouco sistemática. As obras literárias, muitas vezes, são utilizadas como pretexto para o ensino de conteúdos metalinguísticos e/ou morais. Aliado a isso, notamos ainda a ausência de um trabalho com textos de autoria e/ou de temática afro-brasileira. Por isso, considerando-se a importância da escola na formação de leitores, sobretudo na terceira infância, e tendo consciência da relevâ...
Da “pedagogia do insulto para a pedagogia do respeito”: saberes para a formação docente na reflexão sobre o bullying homofóbico
Este estudo se originou no cotidiano da nossa profissão docente e tem o propósito de oferecer possibilidades de discussão teórico-pedagógica que fomentem ideias e ações de combate ao bullying homofóbico. A questão problema foi assim formulada: Que tipo de formação docente e quais estratégias metodológicas são necessárias para incentivar práticas de enfrentamento dessa temática no ambiente escolar? Desse modo, o objetivo geral foi problematizar o bullying homofóbico que seja possível articular...
Letramento digital: fomentando práticas colaborativas a partir do blog
As tecnologias digitais de informação e comunicação são uma realidade marcante na sociedade contemporânea e perpassam as práticas cotidianas de acesso a informações, pesquisa e produção de conhecimento nas mais variadas esferas da comunicação e campos do saber. Diante dessa realidade, compreende-se que a apropriação das TDIC é essencial para os processos de ensino e aprendizagem, desenvolvendo habilidades para interagir em rede. Com base nessas constatações, esta pesquisa parte da seguinte qu...
Produção de textos na perspectiva dos multiletramentos: o uso de plataformas digitais nas séries iniciais do ensino fundamental
É fato que mudanças radicais têm acontecido nas diversas esferas da sociedade contemporânea: vida pública, comunitária e econômica, como destaca a Gramática do Design Visual (GNL, 2021). Nesse cenário, considerando a importância de a escola continuar, ou tornar-se, relevante nas ações educativas, é imprescindível (re)pensar o ensino da produção textual de maneira a contemplar os multiletramentos e os processos multissemióticos de significação. Seguindo esse direcionamento, esta pesquisa tem c...
- 232 UEPB
- 232 Dissertação
- 95 2020 - 2024
- 135 2010 - 2019
- 2 2009 - 2009
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