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Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação omnilateral na Escola Cidadã Integral Jocelyn Velloso Borges: saberes e práticas de direitos humanos
Título(s) alternativo(s): Omnilateral training at the Jocelyn Velloso Borges Integral Citizen School: practical knowledge of human rights
Autor: Macena Júnior, Francisco de Assis da 
Primeiro orientador: Melo, Josandra Araújo Barreto de
Primeiro membro da banca: Farias, Paulo Sérgio da Cunha
Segundo membro da banca: Bueno, João Batista Gonçalves
Resumo: O interesse pela presente pesquisa surgiu a partir da constatação de que o modelo de escola integral vem crescendo consideravelmente na conjuntura da educação pública brasileira, carregando consigo alguns princípios como a proposta de formação em tempo integral, juntamente com seus alinhamentos com os ideais neoliberais. Diante do exposto, pretende-se através de um estudo de caso, analisar as propostas político-pedagógicas e metodológicas da Escola cidadã Integral Jocelyn Velloso Borges e suas relações com a educação em direitos humanos, visando à formação omnilateral do cidadão e tendo como produto final um guia didático/guia de aprendizagem. Como objetivos específicos, buscou-se discutir sobre a Escola Cidadã Integral e suas relações com a educação em direitos humanos; Identificar as principais dificuldades político-pedagógicas e metodológicas enfrentadas pela ECI Jocelyn Velloso Borges, no que diz respeito às relações existentes entre ela e a educação em direitos humanos para a formação omnilateral do cidadão; propor procedimentos metodológicos e ações interdisciplinares que visem à formação omnilateral do cidadão, através da educação em direitos humanos e produzir um guia didático para auxílio da comunidade escolar em suas práticas pedagógicas, visando à formação integral do cidadão, através da educação em direitos humanos. Logo, como essa instituição associada à educação em direitos humanos, pode contribuir para a formação omnilateral do cidadão? Para fundamentá-la teoricamente, foram usados textos de estudiosos como: Harvey, (2007, 2016); MESHULAM e APPLE (2020); FREIRE (1996); MORIN (2011), entre outros. Dessa forma, para se chegar aos resultados, a pesquisa está ancorada em um caráter qualitativo, sendo um estudo de cunho bibliográfico e baseada na análise documental e observação (in loco), tendo como método o dialético, na perspectiva do materialismo histórico, haja vista proporcionar o confronto entre a educação que temos e a que se faz necessária para a omnilateralidade na formação do cidadão. Através da discussão sobre a temática proposta, inúmeras ideias e práticas surgiram, como arcabouço para novas relações no interior da escola. Entre os resultados pode-se comprovar a importância da educação em direitos humanos para uma formação omnilateral na instituição proposta, as principais dificuldades encontradas no interior dela e que influenciam diretamente nessa formação, o grau de satisfação da comunidade com as ações desenvolvidas pela escola e o que pode ser feito para melhorar as dificuldades encontradas. Em suma, todas as atividades desenvolvidas na instituição foram registradas no guia didático/guia de aprendizagem.
Abstract: The interest in this research arose from the observation that the full-time school model has been growing considerably in the context of Brazilian public education, carrying with it some principles such as the proposal of full-time training, along with its alignments with neoliberal ideals. In view of the above, it is intended, through a case study, to analyze the political-pedagogical and methodological proposals of the Integral Citizen School Jocelyn Velloso Borges and its relations with human rights education, aiming at the omnilateral formation of the citizen and having as a final product a didactic guide/learning guide. As specific objectives, we sought to discuss about the Integral Citizen School and its relations with human rights education; Identify the main political-pedagogical and methodological difficulties faced by ECI Jocelyn Velloso Borges, with regard to the existing relationships between it and education in human rights for the omnilateral formation of the citizen; propose methodological procedures and interdisciplinary actions aimed at the omnilateral formation of the citizen, through education in human rights and produce a didactic guide to help the school community in its pedagogical practices, aiming at the integral formation of the citizen, through education in human rights. Therefore, how can this institution, associated with education in human rights, contribute to the omnilateral formation of the citizen? To support it theoretically, texts by scholars such as: Harvey, (2007, 2016); MESHULAM and APPLE (2020); FREIRE (1996); MORIN (2011), among others. Thus, in order to arrive at the results, the research is based on a qualitative character, being a bibliographical study and based on documental analysis and observation (in loco), using the dialectical method as a method, from the perspective of historical materialism, considering provide a confrontation between the education we have and that which is necessary for omnilaterality in the formation of citizens. Through the discussion on the proposed theme, numerous ideas and practices emerged, as a framework for new relationships within the school. Among the results, it is possible to prove the importance of education in human rights for omnilateral training in the proposed institution, the main difficulties found within it and that directly influence this training, the degree of community satisfaction with the actions developed by the school and the what can be done to improve the difficulties encountered. In short, all activities carried out at the institution were recorded in the didactic guide/learning guide.
Palavras-chave: Formação integral
Educação em direitos humanos
Educação pública
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: MACENA JÚNIOR, F. A. Formação omnilateral na Escola Cidadã Integral Jocelyn Velloso Borges: saberes e práticas de direitos humanos. 2023. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4721
Data de defesa: 27-Jun-2023
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

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