Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4721
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMacena Júnior, Francisco de Assis da-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0852364956780078por
dc.contributor.advisor1Melo, Josandra Araújo Barreto de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2967291086716903por
dc.contributor.referee1Farias, Paulo Sérgio da Cunha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1249728602117479por
dc.contributor.referee2Bueno, João Batista Gonçalves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6943428946275470por
dc.date.accessioned2023-08-18T15:54:18Z-
dc.date.issued2023-06-27-
dc.identifier.citationMACENA JÚNIOR, F. A. Formação omnilateral na Escola Cidadã Integral Jocelyn Velloso Borges: saberes e práticas de direitos humanos. 2023. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4721-
dc.description.resumoO interesse pela presente pesquisa surgiu a partir da constatação de que o modelo de escola integral vem crescendo consideravelmente na conjuntura da educação pública brasileira, carregando consigo alguns princípios como a proposta de formação em tempo integral, juntamente com seus alinhamentos com os ideais neoliberais. Diante do exposto, pretende-se através de um estudo de caso, analisar as propostas político-pedagógicas e metodológicas da Escola cidadã Integral Jocelyn Velloso Borges e suas relações com a educação em direitos humanos, visando à formação omnilateral do cidadão e tendo como produto final um guia didático/guia de aprendizagem. Como objetivos específicos, buscou-se discutir sobre a Escola Cidadã Integral e suas relações com a educação em direitos humanos; Identificar as principais dificuldades político-pedagógicas e metodológicas enfrentadas pela ECI Jocelyn Velloso Borges, no que diz respeito às relações existentes entre ela e a educação em direitos humanos para a formação omnilateral do cidadão; propor procedimentos metodológicos e ações interdisciplinares que visem à formação omnilateral do cidadão, através da educação em direitos humanos e produzir um guia didático para auxílio da comunidade escolar em suas práticas pedagógicas, visando à formação integral do cidadão, através da educação em direitos humanos. Logo, como essa instituição associada à educação em direitos humanos, pode contribuir para a formação omnilateral do cidadão? Para fundamentá-la teoricamente, foram usados textos de estudiosos como: Harvey, (2007, 2016); MESHULAM e APPLE (2020); FREIRE (1996); MORIN (2011), entre outros. Dessa forma, para se chegar aos resultados, a pesquisa está ancorada em um caráter qualitativo, sendo um estudo de cunho bibliográfico e baseada na análise documental e observação (in loco), tendo como método o dialético, na perspectiva do materialismo histórico, haja vista proporcionar o confronto entre a educação que temos e a que se faz necessária para a omnilateralidade na formação do cidadão. Através da discussão sobre a temática proposta, inúmeras ideias e práticas surgiram, como arcabouço para novas relações no interior da escola. Entre os resultados pode-se comprovar a importância da educação em direitos humanos para uma formação omnilateral na instituição proposta, as principais dificuldades encontradas no interior dela e que influenciam diretamente nessa formação, o grau de satisfação da comunidade com as ações desenvolvidas pela escola e o que pode ser feito para melhorar as dificuldades encontradas. Em suma, todas as atividades desenvolvidas na instituição foram registradas no guia didático/guia de aprendizagem.por
dc.description.abstractThe interest in this research arose from the observation that the full-time school model has been growing considerably in the context of Brazilian public education, carrying with it some principles such as the proposal of full-time training, along with its alignments with neoliberal ideals. In view of the above, it is intended, through a case study, to analyze the political-pedagogical and methodological proposals of the Integral Citizen School Jocelyn Velloso Borges and its relations with human rights education, aiming at the omnilateral formation of the citizen and having as a final product a didactic guide/learning guide. As specific objectives, we sought to discuss about the Integral Citizen School and its relations with human rights education; Identify the main political-pedagogical and methodological difficulties faced by ECI Jocelyn Velloso Borges, with regard to the existing relationships between it and education in human rights for the omnilateral formation of the citizen; propose methodological procedures and interdisciplinary actions aimed at the omnilateral formation of the citizen, through education in human rights and produce a didactic guide to help the school community in its pedagogical practices, aiming at the integral formation of the citizen, through education in human rights. Therefore, how can this institution, associated with education in human rights, contribute to the omnilateral formation of the citizen? To support it theoretically, texts by scholars such as: Harvey, (2007, 2016); MESHULAM and APPLE (2020); FREIRE (1996); MORIN (2011), among others. Thus, in order to arrive at the results, the research is based on a qualitative character, being a bibliographical study and based on documental analysis and observation (in loco), using the dialectical method as a method, from the perspective of historical materialism, considering provide a confrontation between the education we have and that which is necessary for omnilaterality in the formation of citizens. Through the discussion on the proposed theme, numerous ideas and practices emerged, as a framework for new relationships within the school. Among the results, it is possible to prove the importance of education in human rights for omnilateral training in the proposed institution, the main difficulties found within it and that directly influence this training, the degree of community satisfaction with the actions developed by the school and the what can be done to improve the difficulties encountered. In short, all activities carried out at the institution were recorded in the didactic guide/learning guide.por
dc.description.provenanceSubmitted by Francisco de Assis da Macena Júnior (francisco.assis.macena.junior@aluno.uepb.edu.br) on 2023-08-11T15:56:23Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO - DEFESA.pdf: 3100684 bytes, checksum: 65d0394d4dbfc7995c6d710d735ec252 (MD5) biblioteca.uepb.pdf: 74989 bytes, checksum: 8a9dd5f810845587a5dbf360ce287436 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Iris Gomes Barreto (irisgbarreto@uepb.edu.br) on 2023-08-14T10:39:37Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO - DEFESA.pdf: 3100684 bytes, checksum: 65d0394d4dbfc7995c6d710d735ec252 (MD5) biblioteca.uepb.pdf: 74989 bytes, checksum: 8a9dd5f810845587a5dbf360ce287436 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-18T15:54:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO - DEFESA.pdf: 3100684 bytes, checksum: 65d0394d4dbfc7995c6d710d735ec252 (MD5) biblioteca.uepb.pdf: 74989 bytes, checksum: 8a9dd5f810845587a5dbf360ce287436 (MD5) Previous issue date: 2023-06-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação integralpor
dc.subjectEducação em direitos humanospor
dc.subjectEducação públicapor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleFormação omnilateral na Escola Cidadã Integral Jocelyn Velloso Borges: saberes e práticas de direitos humanospor
dc.title.alternativeOmnilateral training at the Jocelyn Velloso Borges Integral Citizen School: practical knowledge of human rightseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - DEFESA.pdfPDF - FRANCISCO DE ASSIS DA MACENA JÚNIOR3.03 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
biblioteca.uepb.pdfTermo de Depósito73.23 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.