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Tipo do documento: Dissertação
Título: Contextualização do ensino de Química orgânica a partir de temas geradores: proposta para inserção na formação inicial de professores de Química
Autor: Félix, Maria Elisabeth de Oliveira 
Primeiro orientador: Dantas Filho, Francisco Ferreira
Primeiro membro da banca: Salgado, Tânia Denise Miskinis
Segundo membro da banca: Almeida, José Joelson Pimentel de
Resumo: Os avanços tecnológicos da atualidade atingem os diversos campos da sociedade, sendo assim, a educação é diretamente impactada pelas mudanças ocorridas, por isso, é importante a constante atualização dos docentes em termos metodológicos, recursos didáticos e capacitações que promovam a autonomia e leve o docente a criar aulas com um olhar amplo para a sociedade, não apenas para o campo teórico. Na química, as dificuldades com as metodologias ainda é um fator agravante para a baixa popularidade da disciplina, compreender cálculos, fórmulas, teorias que muitas vezes estão aplicadas a um mundo “invisível” não é atrativo para os discentes, portanto, o professor precisa buscar conhecimentos e recursos que possam o auxiliar na elaboração de uma aula pensada de maneira dialógica, crítica e capaz de tornar o discente um ser reflexivo e ético. Visando essa preocupação a presente pesquisa aborda a necessidade de um novo pensar frente ao processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de Química Orgânica para a educação básica, levando a perspectiva freireana com a concepção dos Temas Geradores para licenciando do 6° período do Curso de Licenciatura em Química, de uma Universidade pública do município de Campina Grande-PB, com o objetivo de proporcionar autonomia e instigar ideias inovadoras para as aulas de Química Orgânica no Ensino Médio. A pesquisa funda-se nas contribuições educacionais advindas de teóricos como Lev Vigotski, Freire, Bacich. Moran, André e Ludke, e, construída como uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa. Como pesquisa qualitativa e pesquisa ação, utiliza-se como instrumentos de coleta de dados dois questionários, pesquisa pedagógica e uma sequência didática com conteúdos relacionados à Química Orgânica. A sequência didática está apoiada nos conceitos de Antoni Zabala, dividida em nove aulas, nos quais os discentes conheciam a proposta de Paulo Freire, os conteúdos a serem ministrados durante a disciplina de Química Orgânica e metodologias inovadoras que podem ser aplicadas durante suas aulas. Dessa forma, desenvolvemos sequências didáticas que proporcionaram a autonomia dos discentes, os quais puderam compartilhar suas ideias e ouvir opiniões para melhorá-las. A pesquisa demonstra que há um déficit na formação inicial de professores de Química, porém, a inserção de Temas Geradores como recurso pedagógico, no planejamento, trouxe contribuições positivas para os professores em formação inicial. As instituições educacionais, acadêmicas ou regulares, devem inserir na formação inicial e continuada dos profissionais da educação ao priorizar propostas educativas que envolvam temáticas socioculturais. Contudo, salientamos que a utilização dos temas geradores em uma perspectiva CTSA, não são a salvação para a educação, mas podem ser um recurso eficaz no processo de aprendizagem, facilitando o planejamento e dinamizando a sala de aula, no fazer docente.
Abstract: Today's technological advances reach the various fields of society, therefore, education is directly impacted by the changes that have occurred, so it is important to constantly update teachers in terms of methodology, teaching resources and training that promote autonomy and take the teacher to create classes with a broad look at society, not just the theoretical field. In chemistry, difficulties with methodologies are still an aggravating factor for the low popularity of the discipline, understanding calculations, formulas, theories that are often applied to an "invisible" world is not attractive to students, therefore, the teacher needs to seek knowledge and resources that can assist in the elaboration of a class designed in a dialogical, critical way and capable of turning the student into a reflective and ethical being. Aiming at this concern, this research addresses the need for a new way of thinking about the teaching and learning process of Organic Chemistry contents for basic education, taking the Freirean perspective with the design of Generating Themes for the Licensing of the 6th period of the Licentiate Course in Chemistry, from a public university in the city of Campina Grande-PB, with the objective of providing autonomy and instigating innovative ideas for Organic Chemistry classes in High School. The research is based on educational contributions from theorists such as Lev Vigotski, Freire, Bacich. Moran, André and Ludke, and, constructed as a field research, with a qualitative approach, with excerpts of analytical categorization in Bardin. As qualitative research and action research, two questionnaires, participant observation and a didactic sequence with contents related to Organic Chemistry are used as data collection instruments. The didactic sequence is based on the concepts of Antoni Zabala, divided into nine moments, in which students knew about Paulo Freire's proposal, the contents to be taught during the Organic Chemistry course and innovative methodologies that can be applied during their classes. Thus, we developed didactic sequences that provided the autonomy of the students, who were able to share their ideas and hear opinions to improve them. The research demonstrates that there is a deficit in the initial formation of Chemistry teachers, however, the inclusion of Generating Themes as a pedagogical resource in planning brought positive contributions to teachers in initial formation. Educational institutions, academic or regular, must include in the initial and continuing training of education professionals by prioritizing educational proposals involving sociocultural themes. However, we emphasize that the use of generating themes from a CTSA perspective is not the salvation for education, but can be an effective resource in the learning process, facilitating planning and energizing the classroom, in the teaching process.
Palavras-chave: Ensino de química
Metodologia de ensino
Formação de professores
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: FÉLIX, Maria Elisabeth de Oliveira. Contextualização do ensino de Química orgânica a partir de temas geradores: proposta para inserção na formação inicial de professores de Química. 2022. 96 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4493
Data de defesa: 31-Ago-2022
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