Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4092
Tipo do documento: Dissertação
Título: A formação inicial do professor de Matemática: dificuldades enfrentadas pelos docentes e discentes na graduação
Autor: Aires, José Maria de Queiroz 
Primeiro orientador: Barboza, Pedro Lúcio
Primeiro membro da banca: Barboza, Pedro Lúcio
Segundo membro da banca: Onofre, Eduardo Gomes
Terceiro membro da banca: Rios, Diogo Franco
Resumo: O objetivo desse estudo é compreender, através das entrevistas, a posição de professores e alunos frente a certos desafios acerca da formação inicial de um curso de licenciatura em matemática de uma universidade pública. Os participantes dessa pesquisa foram seis professores efetivos que lecionam na formação inicial em matemática estudada e nove discentes que estão em fase de conclusão dela. Os dados utilizados em uma abordagem qualitativa foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas. Entre as questões apontadas que caracterizam as principais dificuldades enfrentadas somente pelos professores durante o decorrer do processo formativo estão: Problemas na estrutura física que dá suporte as aulas; Déficit de conhecimentos com que os alunos chegam da educação básica à graduação; Precarização da mão de obra de ensino ofertada no curso; Dificuldade em motivar os alunos a seguir a carreira do magistério; Falta de monitores para algumas disciplinas; Número excessivo de alunos por turma; Pouco incentivo a autonomia dos discentes e falta de apoio no desenvolvimento da escrita acadêmica; Isolamento entre os professores. Entre as questões apontadas somente pelos discentes estão: Problemas na relação interpessoal de professor-aluno e no diálogo entre eles mesmos no intuito de promover melhorias ao curso; Baixa motivação em concluírem o curso e serem professores de matemática. Entre os problemas que as duas classes falaram em conjunto estão: Grade curricular do curso contendo mais disciplinas de matemática pura do que de educação matemática; Estágio supervisionado e a prática docente enfatizando mais teoria do que prática e com uma carga horária desproporcional; Desatualização das ferramentas digitais e tecnologias de ensino que dão suporte às aulas. Essa pesquisa visa trazer contribuições para a área de formação de professores de matemática, uma vez que oferece elementos que propõem repensar e refletir sobre como está ocorrendo tal formação, na busca de encontrar soluções que amenizem as dificuldades vivenciadas pelas duas classes partícipes desse estudo.
Abstract: The objective of this study is to understand, through the testimonies, the position of professors and students facing certain challenges regarding the initial formation of a licentiate degree in mathematics at a public university. The participants in this research were six permanent teachers who teach in the initial training in mathematics studied and nine students who are in the process of concluding it. Data used in a qualitative approach were obtained through semi-structured interviews. Among the issues identified that characterize the main difficulties faced only by teachers during the training process are: Problems in the physical structure that support the classes; Deficit in knowledge with which students arrive from basic education to graduation; Precariousness of the teaching workforce offered in the course; Difficulty in motivating students to pursue a teaching career; Lack of monitors for some subjects; Excessive number of students per class; Little encouragement for students' autonomy and lack of support in the development of academic writing; Isolation among teachers. Among the issues highlighted only by the students are: Problems in the interpersonal relationship of teacher-student and in the dialogue between themselves in order to promote improvements to the course; Low motivation for completing the course and being a math teacher. Among the problems the two classes talked about together are: Course curriculum containing more pure mathematics subjects than mathematics education; Supervised internship and teaching practice emphasizing theory rather than practice and with a disproportionate workload; Outdated digital tools and teaching technologies that support classes. This research aims to bring contributions to the area of training for mathematics teachers, as it offers elements that propose to rethink and reflect on how such training is taking place, in the search for solutions that alleviate the difficulties experienced by the two classes participating in this study.
Palavras-chave: Professores e alunos
Matemática
Desafios do processo formador
Formação de professores
Teachers and Students
Challenges of the training process
Mathematics
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: AIRES, José Maria de Queiroz. A formação inicial do professor de Matemática: dificuldades enfrentadas pelos docentes e discentes na graduação. 2021. 90f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4092
Data de defesa: 7-Dez-2021
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação pronta.pdfPDF - José Maria de Queiroz Aires1.29 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo-de-autorizacao-de-insercao-de-tese-ou-dissertacao-no-Sistema-TEDE-da-BDTD_Modelo-Atual.pdfPDF - Termo de autorização de inserção de tese ou dissertação na BDTD100.99 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
Termo-de-confirmacao-e-cadastramento-para-publicacao-de-TDE-da-BDTD_Modeloatual.pdfPDF - Termo de confirmação e cadastramento para publicação de TDE na BDTD152.09 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons