Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4092
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAires, José Maria de Queiroz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2519798108713119por
dc.contributor.advisor1Barboza, Pedro Lúcio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1399033210518957por
dc.contributor.referee1Barboza, Pedro Lúcio-
dc.contributor.referee2Onofre, Eduardo Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5339741056906369por
dc.contributor.referee3Rios, Diogo Franco-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7498606960275122por
dc.date.accessioned2022-02-07T11:37:45Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2021-12-07-
dc.identifier.citationAIRES, José Maria de Queiroz. A formação inicial do professor de Matemática: dificuldades enfrentadas pelos docentes e discentes na graduação. 2021. 90f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4092-
dc.description.resumoO objetivo desse estudo é compreender, através das entrevistas, a posição de professores e alunos frente a certos desafios acerca da formação inicial de um curso de licenciatura em matemática de uma universidade pública. Os participantes dessa pesquisa foram seis professores efetivos que lecionam na formação inicial em matemática estudada e nove discentes que estão em fase de conclusão dela. Os dados utilizados em uma abordagem qualitativa foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas. Entre as questões apontadas que caracterizam as principais dificuldades enfrentadas somente pelos professores durante o decorrer do processo formativo estão: Problemas na estrutura física que dá suporte as aulas; Déficit de conhecimentos com que os alunos chegam da educação básica à graduação; Precarização da mão de obra de ensino ofertada no curso; Dificuldade em motivar os alunos a seguir a carreira do magistério; Falta de monitores para algumas disciplinas; Número excessivo de alunos por turma; Pouco incentivo a autonomia dos discentes e falta de apoio no desenvolvimento da escrita acadêmica; Isolamento entre os professores. Entre as questões apontadas somente pelos discentes estão: Problemas na relação interpessoal de professor-aluno e no diálogo entre eles mesmos no intuito de promover melhorias ao curso; Baixa motivação em concluírem o curso e serem professores de matemática. Entre os problemas que as duas classes falaram em conjunto estão: Grade curricular do curso contendo mais disciplinas de matemática pura do que de educação matemática; Estágio supervisionado e a prática docente enfatizando mais teoria do que prática e com uma carga horária desproporcional; Desatualização das ferramentas digitais e tecnologias de ensino que dão suporte às aulas. Essa pesquisa visa trazer contribuições para a área de formação de professores de matemática, uma vez que oferece elementos que propõem repensar e refletir sobre como está ocorrendo tal formação, na busca de encontrar soluções que amenizem as dificuldades vivenciadas pelas duas classes partícipes desse estudo.por
dc.description.abstractThe objective of this study is to understand, through the testimonies, the position of professors and students facing certain challenges regarding the initial formation of a licentiate degree in mathematics at a public university. The participants in this research were six permanent teachers who teach in the initial training in mathematics studied and nine students who are in the process of concluding it. Data used in a qualitative approach were obtained through semi-structured interviews. Among the issues identified that characterize the main difficulties faced only by teachers during the training process are: Problems in the physical structure that support the classes; Deficit in knowledge with which students arrive from basic education to graduation; Precariousness of the teaching workforce offered in the course; Difficulty in motivating students to pursue a teaching career; Lack of monitors for some subjects; Excessive number of students per class; Little encouragement for students' autonomy and lack of support in the development of academic writing; Isolation among teachers. Among the issues highlighted only by the students are: Problems in the interpersonal relationship of teacher-student and in the dialogue between themselves in order to promote improvements to the course; Low motivation for completing the course and being a math teacher. Among the problems the two classes talked about together are: Course curriculum containing more pure mathematics subjects than mathematics education; Supervised internship and teaching practice emphasizing theory rather than practice and with a disproportionate workload; Outdated digital tools and teaching technologies that support classes. This research aims to bring contributions to the area of training for mathematics teachers, as it offers elements that propose to rethink and reflect on how such training is taking place, in the search for solutions that alleviate the difficulties experienced by the two classes participating in this study.por
dc.description.provenanceSubmitted by Concluinte Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2022-01-13T18:09:30Z No. of bitstreams: 4 dissertação pronta.pdf: 1316326 bytes, checksum: b47eae1c79a70359c198afe0401480b0 (MD5) Termo-de-autorizacao-de-insercao-de-tese-ou-dissertacao-no-Sistema-TEDE-da-BDTD_Modelo-Atual.pdf: 103416 bytes, checksum: f886b6e729e6ffcdbc09863aa1057865 (MD5) Termo-de-confirmacao-e-cadastramento-para-publicacao-de-TDE-da-BDTD_Modeloatual.pdf: 155737 bytes, checksum: feebe612cdd95e40e4a9778ca73dbb87 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2022-02-02T11:20:18Z (GMT) No. of bitstreams: 4 dissertação pronta.pdf: 1316326 bytes, checksum: b47eae1c79a70359c198afe0401480b0 (MD5) Termo-de-autorizacao-de-insercao-de-tese-ou-dissertacao-no-Sistema-TEDE-da-BDTD_Modelo-Atual.pdf: 103416 bytes, checksum: f886b6e729e6ffcdbc09863aa1057865 (MD5) Termo-de-confirmacao-e-cadastramento-para-publicacao-de-TDE-da-BDTD_Modeloatual.pdf: 155737 bytes, checksum: feebe612cdd95e40e4a9778ca73dbb87 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-07T11:37:45Z (GMT). No. of bitstreams: 4 dissertação pronta.pdf: 1316326 bytes, checksum: b47eae1c79a70359c198afe0401480b0 (MD5) Termo-de-autorizacao-de-insercao-de-tese-ou-dissertacao-no-Sistema-TEDE-da-BDTD_Modelo-Atual.pdf: 103416 bytes, checksum: f886b6e729e6ffcdbc09863aa1057865 (MD5) Termo-de-confirmacao-e-cadastramento-para-publicacao-de-TDE-da-BDTD_Modeloatual.pdf: 155737 bytes, checksum: feebe612cdd95e40e4a9778ca73dbb87 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-12-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectProfessores e alunospor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectDesafios do processo formadorpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectTeachers and Studentseng
dc.subjectChallenges of the training processeng
dc.subjectMathematicseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleA formação inicial do professor de Matemática: dificuldades enfrentadas pelos docentes e discentes na graduaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação pronta.pdfPDF - José Maria de Queiroz Aires1.29 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo-de-autorizacao-de-insercao-de-tese-ou-dissertacao-no-Sistema-TEDE-da-BDTD_Modelo-Atual.pdfPDF - Termo de autorização de inserção de tese ou dissertação na BDTD100.99 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
Termo-de-confirmacao-e-cadastramento-para-publicacao-de-TDE-da-BDTD_Modeloatual.pdfPDF - Termo de confirmação e cadastramento para publicação de TDE na BDTD152.09 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons