Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4088
Tipo do documento: Dissertação
Título: Amores diversos em sala de aula: leitura e recepção de contos por alunos do ensino médio
Título(s) alternativo(s): Miscellaneous loves in the classroom: reading and reception of story by high school studentes
Autor: Neto Segundo, Raimundo Mélo 
Primeiro orientador: Silva, Marcelo Medeiros da
Primeiro membro da banca: Silva, Antonio de Pádua Dias da
Segundo membro da banca: Silva, Márcia Tavares
Resumo: A escola é um espaço formador importante papel no desenvolvimento de competências leitoras dos estudantes, razão por que esta dissertação consiste em uma pesquisa-intervenção de cunho participativo e traz alguns resultados alcançados a partir de problematizações coletivas junto às práticas educativas que promovemos com ações de letramento literário através da temática “Amores Diversos” com estudantes do segundo ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual da cidade de Remígio – PB. As ações realizadas foram ancoradas na Estética da Recepção e na Teoria do Efeito Estético, a partir da visão de Iser (1996), que defende que a comunicação, a linguagem artística e o trabalho estético com a palavra necessitam de um leitor para validar uma obra, validação essa que só ocorre a partir da fusão entre horizontes de expectativas da obra literária e do leitor, por meio do ato de ler. Os procedimentos de leituras foram feitos a partir dos textos: “O nascimento do Amor”, d’O Banquete, de Platão; “Amor”, de Rachel de Queiroz; “Pomba enamorada ou uma história de amor”, de Lygia Fagundes Telles; “O homem que voltou ao frio”, de Cíntia Moscovich; “O primeiro beijo”, de Clarice Lispector; “Primeiras vezes”, de Natalia Polesso; “Herbarium”, de Lygia Fagundes Telles; “...Crime perfeito não deixa suspeito.”, de Antonio de Pádua Dias da Silva; “Pérolas absolutas”, de Heloisa Seixas; e “Triunfo dos pelos”, de Aretusa Von. Para embasar tanto as discussões teóricas e quanto as reflexões sobre a intervenção realizada bem como a elaboração do nosso produto didático, materializado sob a forma de uma sequência didática (SD) com procedimentos para a formação de leitores de literatura, apoiamo-nos em Jauss (1994), Furlani (2016), Louro (2007) e Cosson (2018). Além disso, para utilizarmos os procedimentos metodológicos adequados na formação de leitores literários no ensino de literatura, além dos autores já citados, recorremos às orientações de documentos parametrizados como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e a Base Nacional Comum Curricular (2018). A partir da experiência implementada e com base nas leituras realizadas em sala de aula dos contos que abordavam as diversas formas que as relações afetivas-sexuais-amorosas podem se configurar, foram produzidos dois curtas-metragens pelos estudantes e um documentário pelo pesquisador que, juntamete com a SD, servirão de suporte pedagógico para os profissionais que atuam no ensino da literatura, se preocupam com a formação de leitores literários e desejam incluir a temática “Amores Diversos” em suas aulas. É possível, então, concluir que esse trabalho se torna mais um caminho que pode ser trilhado na formação de leitores literários dentro do espaço escolar.
Abstract: The school is an important formative space in the development of students' reading skills, which is why this dissertation consists of a participatory research-intervention and brings some results achieved from collective problematizations in the educational practices that we promote with literacy actions literary through the theme "Amores Divers" with students in the second year of high school at a state school in the city of Remígio - PB. The actions taken were anchored in the Aesthetics of Reception and the Theory of Aesthetic Effect, based on the view of Iser (1996), who argues that communication, artistic language and aesthetic work with the word need a reader to validate a work , a validation that only occurs from the fusion between horizons of expectations of the literary work and the reader, through the act of reading. The reading procedures were based on the texts: “The Birth of Love”, from Plato's The Banquet; “Love”, by Rachel de Queiroz; “Dove in love or a love story”, by Lygia Fagundes Telles; “The man who returned to the cold”, by Cíntia Moscovich; “The First Kiss”, by Clarice Lispector; “Primeiras times”, by Natalia Polesso; “Herbarium”, by Lygia Fagundes Telles; “...Perfect crime leaves no suspect.”, by Antonio de Pádua Dias da Silva; “Pearls Absolute”, by Heloisa Seixas; and “Triunfo dos pelo” by Arethusa Von. To support both the theoretical discussions and the reflections on the intervention carried out as well as the development of our didactic product, materialized in the form of a didactic sequence (SD) with procedures for the formation of literature readers, we rely on Jauss ( 1994), Furlani (2016), Louro (2007) and Cosson (2018). Furthermore, in order to use the appropriate methodological procedures in the training of literary readers in the teaching of literature, in addition to the aforementioned authors, we resorted to the guidelines of parameterized documents such as the National Curriculum Parameters (1997), the Curriculum Guidelines for High School (2006) and the Common National Curriculum Base (2018). From the experience implemented and based on the readings carried out in the classroom of the stories that addressed the various ways that affective-sexual-loving relationships can be configured, two short films were produced by the students and a documentary by the researcher, who together with SD, they will serve as pedagogical support for professionals who work in the teaching of literature, who are concerned with the formation of literary readers and wish to include the theme “Diverse Loves” in their classes. It is possible, then, to conclude that this work becomes another path that can be followed in the formation of literary readers within the school space.
Palavras-chave: Ensino de literatura
Diversidade
Estética da recepção
Letramento literário
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: NETO SEGUNDO, R. M. Amores diversos em sala de aula: leitura e recepção de contos por alunos do ensino médio. 2021. 266 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4088
Data de defesa: 31-Ago-2021
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - RAIMUNDO MÉLO NETO SEGUNDO.pdfDocumento principal12.13 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo-de-autorizacao-de-insercao-de-tese-ou-dissertacao-no-Sistema-TEDE-da-BDTD.pdfTermo de autorizacao86.95 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo-de-confirmacao-e-cadastramento-para-publicacao-de-TDE-da-BDTD.pdfTermo de confirmação e cadastramento para publicação 154.13 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.