Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4019
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino e aprendizagem de fração via exploração-resolução-proposição de problemas
Autor: Grangeiro, Osilene Bezerra
Primeiro orientador: Andrade, Silvânio de
Primeiro membro da banca: Martins, Egídio Rodrigues
Segundo membro da banca: Albuquerque, Izabel Maria Barbosa de
Resumo: Este estudo tem como objetivo identificar como a Exploração-Proposição-Resolução de Problemas pode potencializar o ensino e aprendizagem de fração. A pesquisa, com base na perspectiva da resolução de problemas, trabalhou ideias conceituais relativas ao ensino e aprendizagem de fração, utilizando o Tangram como material manipulativo e tendo, como fio condutor, a Exploração. Exploração essa que não se limita apenas ao contexto matemático, mas, também, ao mundo social; uma exploração que vai além de indagar, problematizar, investigar; uma exploração livre, porém, não solta, como descreve Andrade (1998; 2017); uma exploração crítica e criativa, que flui da interação e socialização de ideias entre professor-aluno e/ou aluno-aluno; uma exploração reflexiva, que vê, revê, cria e recria novas perspectivas, gerando outros problemas, promovendo novas explorações e assim sucessivamente. Para tanto, este estudo parte de uma abordagem qualitativa, na modalidade de Pesquisa Pedagógica, por entender que, além de favorecer o levantamento dos dados, este tipo de pesquisa possibilita o aprimoramento docente em relação às práticas de ensino de Matemática e, consequentemente, o surgimento de alternativas que venham a somar no processo de aprendizagem. O lócus de pesquisa é uma escola pública, localizada no município de Lagoa Seca-PB, com o universo de 25 alunos do 5º ano A, turno manhã, com idade de 10 a 15 anos. O presente estudo, desenvolveu-se em 15 encontros, que foram distribuídos em duas fases: a primeira fase consistiu na atividade diagnóstica I e II e a segunda fase se pautou na intervenção pedagógica. Os resultados obtidos evidenciam que a Exploração-Proposição-Resolução de Problemas potencializa o ensino e a aprendizagem de fração, por conferir ao professor avaliar sua prática ao mesmo tempo em que avalia como e se os alunos estão avançando no processo de aprendizagem de fração e de outros aspectos inerentes ao tema, podendo, assim, articular meios e ações que possam propiciar maior êxito na mediação, por possibilitar, de maneira interativa, livre, crítica e criativa, que os alunos resolvam e proponham problemas ao tempo em que exploram, externam e adquirem compreensões sobre fração, convertendo e revertendo, representando-a de maneira gráfica, numérica e por extenso. Sendo assim, nesta pesquisa, concluímos que, de maneira significativa, a proposta favoreceu a leitura e a escrita de frações; a identificação da configuração do número fracionário, indicando a diferença entre fração e razão; a identificação dos significados essenciais da fração, observando-se que, quanto à fração com significado de número e a fração com significado operador, obteve-se identificação, no entanto, constatou-se dificuldade de aprofundamento, especialmente, quanto à fração com significado de número, talvez, por este demandar maior maturação cognitiva abstrata.
Abstract: The aim of this study is to identify how the Problem Exploration-Posing-Solving can boost the teaching and learning of fractions. Based on the problem solving perspective, the research explored conceptual ideas related to the teaching and learning of fraction, employing the Tangram as a manipulative material and the Exploration as a connecting thread. Such exploration is not just about the mathematical context, but is also about the social world; exploration that goes beyond inquiring, problematizing, investigating; a free, though not loose, exploration, such as described by Andrade (1988; 2017); a critic and creative exploration, which flows from the interaction and socialization of ideas between teacher-student and/or student-student; a reflexive exploration, that views, reviews, creates and recreates new perspectives, generating new problems, promoting new forms of exploration and so on. Therefore, this study was conducted through a qualitative approach, in the teacher Research modality, since it favors the survey data collection and, besides that, this kind of research enables a teaching upgrading in connection to mathematics teaching practices and, thus, the development of alternatives that might enrich the learning process. The locus of the research is a public school situated in Lagoa Seca-PB, and the participants are 25 students from the 5th grade A of the morning shift, with ages ranging from 10 to 15. The present study, 15 meetings were arranged in two phases: the first phase consisted of the diagnostic activity I and II and the second phase was based on the pedagogical intervention. The obtained results point to a potentiation in the teaching and learning of fractions through the Problem Exploration-Posing-Solving, since it gives the teachers the chance to evaluate their own practice and the chance to also evaluate, in the meantime, if and how the students are moving forward in the process of learning fractions and other inherent aspects of the subject. In this way, teachers will be able to articulate means and practices that might lead to a greater success in the mediation by giving the students the chance to solve and to come up with new problem sin an interactive, free, critic and creative way, while at the same time exploring, externalizing and getting their minds around fraction, converting and inverting, representing it graphically, numerically and in full. Therefore, through this research we conclude that the proposal, in a significant way, favored the reading and writing of fractions; the identification of the fractional portion configuration, indicating the difference between fraction and ratio; the identification of the essential meanings of a fraction, taking into account that regarding the fraction with numerical meaning and the fraction with operator meaning, the identification was accomplished. It was identified, however, a struggle with going deeper, especially when it comes to the fraction with numerical meaning, perhaps because it demands a higher abstract cognitive maturation.
Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem
Fração
Exploração de problemas
Resolução de problemas
Teaching and Learning
Fraction
Problem exploration
Problem posing
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: GRANGEIRO, Osilene Bezerra. Ensino e aprendizagem de fração via exploração-resolução-proposição de problemas. 2020. 252f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4019
Data de defesa: 1-Dez-2020
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Osilene Bezerra Grangeiro.pdfPDF - Osilene Bezerra Grangeiro4.76 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto - Osilene Bezerra Grangeiro.pdfProduto - Osilene Bezerra Grangeiro1.41 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.