Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3850
Tipo do documento: Dissertação
Título: Proposta de ensino interdisciplinar a partir da Gallesia integrifolia (PAU D'ALHO)
Título(s) alternativo(s): Proposal for interdisciplinary education from Gallesia integrifolia (PAU D'ALHO)
Autor: Vasconcelos, Stephanie Karine Guerra 
Primeiro orientador: Geglio, Paulo César
Primeiro membro da banca: Geglio, Paulo César
Segundo membro da banca: Dias, Márcia Adelino da Silva
Terceiro membro da banca: Feitosa, Antonia Arisdélia Fonseca Matias Aguiar
Resumo: Esta pesquisa insere-se no contexto do ensino de Biologia, mais especificamente, no tema sobre botânica, tendo como objetivo investigar a contribuição da abordagem interdisciplinar e contextualizada da espécie Gallesia integrifolia para o processo de formação escolar dos alunos do Ensino Médio de uma escola do município de Paudalho – PE. A pesquisa possui caráter descritivo, com abordagem qualitativa. No que se refere à metodologia, foram elaboradas quatro aulas, posteriormente, ministradas para um grupo de 35 estudantes do 2º ano do Ensino Médio. Antes da sequência de aulas, foi solicitado que os estudantes construíssem mapas mentais sobre o tema norteador (Gallesia integrifolia), com o objetivo de compreender o nível de conhecimento e as conexões que os estudantes conseguiam fazer com a planta em questão e outros assuntos. Após a sequência de aulas, foi requerida a construção de um novo mapa mental com a intenção de analisar as contribuições do conteúdo. A análise dos mapas revelou o aumento no quantitativo de registros e coerência nas citações dos mapas mentais pós-intervenção, demonstrando, assim, uma ampliação na percepção dos estudantes permeada pela interdisciplinaridade e pela contextualização dos saberes. Conclui-se que reforçar a abordagem pedagógica ativa, no sentido de incentivar a reflexão e a argumentação dos estudantes, revela a necessidade de o professor reavaliar suas estratégias em sala de aula, visando a formação de indivíduos conscientes de seu papel na compreensão e na construção do mundo em que vivem.
Abstract: This research is situated in the context of teaching biology, specifically on the topic of botany, aimed to investigate the contribution of the interdisciplinary and contextualized approach of the Gallesia integrifólia species to the school education process of high school students from a school in the municipality of Paudalho (PE). The research has a descriptive character, with a qualitative approach. Regarding the methodology, four classes were prepare and then, taught to a group of 35 students from the 2nd year of high school. Before the sequence of classes, students were asked to build mind maps, about the goal theme (Gallesia integrifólia) in order to understand the knowledge level and the connection the students were able to make about said plant and other subjects. After the class sequences, they were asked to make a new mind map, in order to analyze the assimilation contributions. The analysis of the maps revealed an increase in the number of registers and in the consistency of citations of mental maps after intervention, revealing an expansion in the perception of students with the interdisciplinary and contextualized approach to knowledge. In conclusion, reinforcing the active pedagogical approach, in order to encourage students’ reflection and argumentation, reveals the need for the teacher to reevaluate his/her strategies in class, aiming at the formation of individuals aware of their role in the understanding and construction of the world they live in.
Palavras-chave: Gallesia integrifolia
Botânica
Interdisciplinaridade
Ensino de Biologia
Botany
Interdisciplinarity
Biology teaching
Gallesia integrifolia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: VASCONCELOS, S. K. G. Proposta de ensino interdisciplinar a partir da Gallesia integrifolia (PAU D'ALHO). 2020. 153f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3850
Data de defesa: 28-Out-2020
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ata de defesa - Stephanie Karine.pdfAta de defesa193.88 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
Folha de Aprovação.pdfFolha de Aprovação88.5 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA_Gallesia integrifolia (PAU D'ALHO).pdf7.92 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PDF - Termo de Autorização de Inserção.pdfPDF - Termo de Autorização de Inserção856.11 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
PDF - Termo de Confirmação e Cadastramento.pdfPDF - Termo de Confirmação e Cadastramento907.33 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
PDF - Stephanie Karine Guerra Vasconcelos.pdfPDF - Stephanie Karine Guerra Vasconcelos.pdf7.92 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons