Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3850
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVasconcelos, Stephanie Karine Guerra-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6731446860744527por
dc.contributor.advisor1Geglio, Paulo César-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6014136500691921por
dc.contributor.referee1Geglio, Paulo César-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6014136500691921por
dc.contributor.referee2Dias, Márcia Adelino da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9674492903954108por
dc.contributor.referee3Feitosa, Antonia Arisdélia Fonseca Matias Aguiar-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2631933490596587por
dc.date.accessioned2021-11-24T14:05:18Z-
dc.date.issued2020-10-28-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, S. K. G. Proposta de ensino interdisciplinar a partir da Gallesia integrifolia (PAU D'ALHO). 2020. 153f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3850-
dc.description.resumoEsta pesquisa insere-se no contexto do ensino de Biologia, mais especificamente, no tema sobre botânica, tendo como objetivo investigar a contribuição da abordagem interdisciplinar e contextualizada da espécie Gallesia integrifolia para o processo de formação escolar dos alunos do Ensino Médio de uma escola do município de Paudalho – PE. A pesquisa possui caráter descritivo, com abordagem qualitativa. No que se refere à metodologia, foram elaboradas quatro aulas, posteriormente, ministradas para um grupo de 35 estudantes do 2º ano do Ensino Médio. Antes da sequência de aulas, foi solicitado que os estudantes construíssem mapas mentais sobre o tema norteador (Gallesia integrifolia), com o objetivo de compreender o nível de conhecimento e as conexões que os estudantes conseguiam fazer com a planta em questão e outros assuntos. Após a sequência de aulas, foi requerida a construção de um novo mapa mental com a intenção de analisar as contribuições do conteúdo. A análise dos mapas revelou o aumento no quantitativo de registros e coerência nas citações dos mapas mentais pós-intervenção, demonstrando, assim, uma ampliação na percepção dos estudantes permeada pela interdisciplinaridade e pela contextualização dos saberes. Conclui-se que reforçar a abordagem pedagógica ativa, no sentido de incentivar a reflexão e a argumentação dos estudantes, revela a necessidade de o professor reavaliar suas estratégias em sala de aula, visando a formação de indivíduos conscientes de seu papel na compreensão e na construção do mundo em que vivem.por
dc.description.abstractThis research is situated in the context of teaching biology, specifically on the topic of botany, aimed to investigate the contribution of the interdisciplinary and contextualized approach of the Gallesia integrifólia species to the school education process of high school students from a school in the municipality of Paudalho (PE). The research has a descriptive character, with a qualitative approach. Regarding the methodology, four classes were prepare and then, taught to a group of 35 students from the 2nd year of high school. Before the sequence of classes, students were asked to build mind maps, about the goal theme (Gallesia integrifólia) in order to understand the knowledge level and the connection the students were able to make about said plant and other subjects. After the class sequences, they were asked to make a new mind map, in order to analyze the assimilation contributions. The analysis of the maps revealed an increase in the number of registers and in the consistency of citations of mental maps after intervention, revealing an expansion in the perception of students with the interdisciplinary and contextualized approach to knowledge. In conclusion, reinforcing the active pedagogical approach, in order to encourage students’ reflection and argumentation, reveals the need for the teacher to reevaluate his/her strategies in class, aiming at the formation of individuals aware of their role in the understanding and construction of the world they live in.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Concluintes Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2021-06-19T14:02:55Z No. of bitstreams: 6 PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA_Gallesia integrifolia (PAU D'ALHO).pdf: 7444282 bytes, checksum: ce56438733d1628e929308e9f75006e0 (MD5) Termo de inserção.pdf: 876661 bytes, checksum: 9c0d81be53a3b3febf52a7c177e7775e (MD5) Termo de confirmação e cadastramento.pdf: 929105 bytes, checksum: 21c71b3cb361fa68bf4e15c6a264c2c8 (MD5) Ata de defesa - Stephanie Karine.pdf: 198533 bytes, checksum: 5f3fb160caecaad2688957122c10941f (MD5) Folha de Aprovação.pdf: 90619 bytes, checksum: a02c53c16c189033eedca7b255e44918 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br), reason: Bom dia, a sua submissão de dissertação na BDTD da UEPB foi recusada pelos motivos abaixo: 1. O seu produto educacional precisa ter a ficha catalográfica, mesmo apresentado como apêndice da dissertação. Basta fazer a solicitação em https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ 2. Não precisa fazer o upload da folha de aprovação assinada separadamente, basta que ela esteja na dissertação. Depois de corrigir este problema, basta você fazer uma nova submissão na BDTD. Grato pela atenção, Jean Azevedo Auxiliar de Biblioteca Biblioteca Central - UEPB on 2021-06-21T13:11:09Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Concluintes Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2021-06-26T10:34:47Z No. of bitstreams: 6 Termo de inserção.pdf: 876661 bytes, checksum: 9c0d81be53a3b3febf52a7c177e7775e (MD5) Termo de confirmação e cadastramento.pdf: 929105 bytes, checksum: 21c71b3cb361fa68bf4e15c6a264c2c8 (MD5) Ata de defesa - Stephanie Karine.pdf: 198533 bytes, checksum: 5f3fb160caecaad2688957122c10941f (MD5) Folha de Aprovação.pdf: 90619 bytes, checksum: a02c53c16c189033eedca7b255e44918 (MD5) PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA_Gallesia integrifolia (PAU D'ALHO).pdf: 8111639 bytes, checksum: 0783de01fd5eedad40843399ab529dd9 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2021-06-28T13:19:22Z (GMT) No. of bitstreams: 6 Termo de inserção.pdf: 876661 bytes, checksum: 9c0d81be53a3b3febf52a7c177e7775e (MD5) Termo de confirmação e cadastramento.pdf: 929105 bytes, checksum: 21c71b3cb361fa68bf4e15c6a264c2c8 (MD5) Ata de defesa - Stephanie Karine.pdf: 198533 bytes, checksum: 5f3fb160caecaad2688957122c10941f (MD5) Folha de Aprovação.pdf: 90619 bytes, checksum: a02c53c16c189033eedca7b255e44918 (MD5) PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA_Gallesia integrifolia (PAU D'ALHO).pdf: 8111639 bytes, checksum: 0783de01fd5eedad40843399ab529dd9 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-24T14:05:18Z (GMT). No. of bitstreams: 6 Termo de inserção.pdf: 876661 bytes, checksum: 9c0d81be53a3b3febf52a7c177e7775e (MD5) Termo de confirmação e cadastramento.pdf: 929105 bytes, checksum: 21c71b3cb361fa68bf4e15c6a264c2c8 (MD5) Ata de defesa - Stephanie Karine.pdf: 198533 bytes, checksum: 5f3fb160caecaad2688957122c10941f (MD5) Folha de Aprovação.pdf: 90619 bytes, checksum: a02c53c16c189033eedca7b255e44918 (MD5) PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA_Gallesia integrifolia (PAU D'ALHO).pdf: 8111639 bytes, checksum: 0783de01fd5eedad40843399ab529dd9 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-10-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/-
dc.subjectGallesia integrifoliapor
dc.subjectBotânicapor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectEnsino de Biologiapor
dc.subjectBotanyeng
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.subjectBiology teachingeng
dc.subjectGallesia integrifoliaeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpor
dc.titleProposta de ensino interdisciplinar a partir da Gallesia integrifolia (PAU D'ALHO)por
dc.title.alternativeProposal for interdisciplinary education from Gallesia integrifolia (PAU D'ALHO)eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ata de defesa - Stephanie Karine.pdfAta de defesa193.88 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
Folha de Aprovação.pdfFolha de Aprovação88.5 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA_Gallesia integrifolia (PAU D'ALHO).pdf7.92 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PDF - Termo de Autorização de Inserção.pdfPDF - Termo de Autorização de Inserção856.11 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
PDF - Termo de Confirmação e Cadastramento.pdfPDF - Termo de Confirmação e Cadastramento907.33 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
PDF - Stephanie Karine Guerra Vasconcelos.pdfPDF - Stephanie Karine Guerra Vasconcelos.pdf7.92 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons