Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3707
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma proposta para o letramento literário através do rap indígena do escritor Kunumi MC
Autor: Leal , Maria Anunciada de Brito 
Primeiro orientador: Bezerra, Rosilda Alves
Resumo: A pesquisa realizada foca a leitura literária de estudantes do 9º ano dispondo como perspectiva o letramento literário e a lei 11.645/08 que inclui no currículo oficial da rede de ensino a temática "História e cultura afro-brasileira e indígena". A partir dessas perspectivas, a presente dissertação tem como objetivo propiciar aos alunos os textos da literatura indígena no que concerne a capacidade crítica/reflexiva deles. A intervenção apoiou-se na pesquisa-ação e fundamentou-se pedagogicamente na sequência expandida de Cosson (2016). A realização da atividade com a leitura aconteceu em uma escola da zona urbana do município de Equador-RN, a partir dos raps e de uma narrativa literária "Kunumi Guarani" (2014), de Werá Jeguaka Mirim, mais conhecido como Kunumi MC, um rapper de origem guarani, que mora na aldeia Krukutu, na região de Parelheiros, na Zona Sul de São Paulo. A pesquisa visa à abordagem dos textos do referido MC, que discutem sobre a luta pela valorização da etnia negada há mais de 500 anos. O apoio teórico utilizado nessa pesquisa conta com os estudos de letramento literário de Cosson (2016), Kleiman (2008), gêneros de discursos com Bakhtin (2003), letramento de reexistência com Souza (2011), leituras de textos literários, de Tettamanzy (2012), o papel de mediador e articulador da leitura literária na escola com Chiappini (2005), em Preti (1999) temos a análise de textos orais (transcrições), Soares com letramentos (2014) e multiletramentos com Rojo (2012), dentre outros. Os resultados obtidos demonstraram que a literatura indígena representa um instrumento de ensino que envolveu a comunidade escolar e auxiliou no desenvolvimento dos aprendizes através da leitura literária como também na percepção sobre o ambiente em que vivem, e as pessoas com as quais convivem.
Abstract: La investigación llevada a cabo se centra en la lectura literaria de estudiantes de noveno grado, teniendo como perspectiva la alfabetización literaria y la ley 11.645 / 08, que incluye en el plan de estudios oficial de la red educativa el tema "Historia y cultura afrobrasileña e indígena". Desde estas perspectivas, esta disertación tiene como objetivo proporcionar a los estudiantes los textos de literatura indígena sobre su capacidad crítica / reflexiva. La intervención se basó en la investigación de acción y se basó pedagógicamente en la secuencia ampliada de Cosson (2016). La actividad con lectura tuvo lugar en una escuela en el área urbana de la ciudad de Ecuador-RN, basada en raps y una narración literaria "Kunumi Guarani" (2014), de Werá Jeguaka Mirim, más conocido como Kunumi MC, un rapero de origen guaraní, que vive en el pueblo Krukutu, en la región de Parelheiros, en la zona sur de São Paulo. La investigación tiene como objetivo abordar los textos del referido MC, que discuten sobre la lucha por la valorización de la etnia negada durante más de 500 años. El apoyo teórico utilizado en esta investigación se basa en estudios de alfabetización literaria de Cosson (2016), Kleiman (2008), géneros de discursos con Bakhtin (2003), alfabetización de reexistencia con Souza (2011), lecturas de textos literarios, de Tettamanzy ( 2012), el papel de mediador y articulador de la lectura literaria en la escuela con Chiappini (2005), en Preti (1999) tenemos el análisis de textos orales (transcripciones), Soares con alfabetizaciones (2014) y multi-alfabetizaciones con Rojo (2012), entre otros Los resultados obtenidos mostraron que la literatura indígena representa una herramienta de enseñanza que involucró a la comunidad escolar y ayudó en el desarrollo de los alumnos a través de la lectura literaria, así como en la percepción del entorno en el que viven y las personas con quienes viven.
Palavras-chave: Literatura indígena
Lei 11.645/08
Rap
Leitura
Ensino
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Humanidades - CH
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
Citação: Leal , Maria Anunciada de Brito. Uma proposta para o letramento literário através do rap indígena do escritor Kunumi MC. 2020. [149 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira] .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3707
Data de defesa: 28-Fev-2020
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Anunciada de Brito Leal.pdfDISSERTAÇÃO5.61 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons