Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3466
Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação de professores no ensino de Ciências: Diálogo entre conhecimentos prévios e científicos
Autor: Gomes, Amanda Ricelli de Almeida Nunes 
Primeiro orientador: Dias, Marcia Adelino da Silva
Primeiro membro da banca: Santiago, Zélia Maria de Arruda
Segundo membro da banca: Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento
Resumo: Os estudos sobre a formação dos professores e ensino de ciências tem sido foco de muitas pesquisas, principalmente quando se fala em oportunizar ao aluno uma aprendizagem mais próxima do seu contexto. Os objetivos desta pesquisa consistem em refletir sobre a importância do diálogo entre os conhecimentos prévios dos alunos e o conhecimento científico nas aulas de ciências, investigar a inserção da contextualização e da interdisciplinaridade como abordagens facilitadoras do processo de ensino- aprendizagem, bem como contribuir na formação continuada dos professores sistematizando reflexividades baseados nos conceitos de ensino de ciências, interdisciplinaridade, contextualização e diversidade de saberes através do caderno pedagógico. Deste modo, como instrumento de coleta de dados, foi aplicado um questionário semiestruturado, acerca da compreensão da prática docente, da valorização aos conhecimentos prévios dos alunos nas aulas de ciências, além, de identificar a abordagem interdisciplinar e a contextualização nas aulas e atividades propostas pelos professores. A pesquisa foi realizada com os docentes de ciências do município de Pocinhos (PB), em três escolas públicas de ensino fundamental, uma da zona rural e duas da zona urbana. Os resultados indicam que existe uma fragilidade no entendimento da interdisciplinaridade e da contextualização, visto que os professores não utilizam essas abordagens em suas aulas, pois estão ancoradas na reprodução dos conteúdos do livro didático distanciando assim, a disciplina da realidade dos alunos o que acaba por desvalorizar os conhecimentos prévios dos estudantes. Com a intenção de promover reflexões sobre os eixos que configuram a presente pesquisa, elaboramos um caderno pedagógico como contribuição na formação continuada dos professores.
Abstract: The studies about teacher education and science teaching, It has been the focus of much research, mainly when talking in create opportunities for the student with a learning closer to your reality. The objectives of this research consist reflect on the importance of dialogue between the students' prior knowledge and scientific knowledge in science classes, investigate the insertion of contextualization and interdisciplinarity as approaches facilitators of the teaching-learning process, as well as contribute to the continuing education of teachers systematizing reflexivity based on in the concepts of science teaching, interdisciplinarity, contextualization and diversity of knowledge through the pedagogical book. That way as an instrument of data collection, it was applied a semistructured questionnaire, about understanding of teaching practice, the appreciation of students' prior knowledge in science classes, in addition, to identify the interdisciplinary approach and contextualization in class and activities proposed by teachers. The search it was made with science teachers of the municipality of Pocinhos (PB), with three public school of elementary school, one in the countryside and two of the urban area. The results indicate that there is a fragility in the understanding of interdisciplinarity and contextualization, it was understood the teachers do not use these approaches in their classes, because they are anchored in reproduction of the contents of the textbook distancing the discipline from the reality of the students devaluing students' prior knowledge, with the intention to promote reflections on the axes that configure the present research, we made a pedagogical book to contribute to the continuing education of teachers.
Palavras-chave: Formação de professores
Conhecimentos prévios
Conhecimento científico
Ensino de Ciências
Previous knowledge
Scientific knowledge
Formations of teachers
Science teaching
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: GOMES, A. R. de A. N. Formação de professores no ensino de Ciências: Diálogo entre conhecimentos prévios e científicos. 2018. 83f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3466
Data de defesa: 7-Dez-2018
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Ricelli de Almeida Nunes Gomes.pdfPDF - Amanda Ricelli de Almeida Nunes Gomes2.8 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto - Amanda Ricelli de Almeida Nunes Gomes.pdfProduto - Amanda Ricelli de Almeida Nunes Gomes613.63 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.