Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3466
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Amanda Ricelli de Almeida Nunes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1166852003158026por
dc.contributor.advisor1Dias, Marcia Adelino da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9674492903954108por
dc.contributor.referee1Santiago, Zélia Maria de Arruda-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8201113424737919por
dc.contributor.referee2Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5187018279016366por
dc.date.accessioned2019-10-10T14:01:45Z-
dc.date.issued2018-12-07-
dc.identifier.citationGOMES, A. R. de A. N. Formação de professores no ensino de Ciências: Diálogo entre conhecimentos prévios e científicos. 2018. 83f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3466-
dc.description.resumoOs estudos sobre a formação dos professores e ensino de ciências tem sido foco de muitas pesquisas, principalmente quando se fala em oportunizar ao aluno uma aprendizagem mais próxima do seu contexto. Os objetivos desta pesquisa consistem em refletir sobre a importância do diálogo entre os conhecimentos prévios dos alunos e o conhecimento científico nas aulas de ciências, investigar a inserção da contextualização e da interdisciplinaridade como abordagens facilitadoras do processo de ensino- aprendizagem, bem como contribuir na formação continuada dos professores sistematizando reflexividades baseados nos conceitos de ensino de ciências, interdisciplinaridade, contextualização e diversidade de saberes através do caderno pedagógico. Deste modo, como instrumento de coleta de dados, foi aplicado um questionário semiestruturado, acerca da compreensão da prática docente, da valorização aos conhecimentos prévios dos alunos nas aulas de ciências, além, de identificar a abordagem interdisciplinar e a contextualização nas aulas e atividades propostas pelos professores. A pesquisa foi realizada com os docentes de ciências do município de Pocinhos (PB), em três escolas públicas de ensino fundamental, uma da zona rural e duas da zona urbana. Os resultados indicam que existe uma fragilidade no entendimento da interdisciplinaridade e da contextualização, visto que os professores não utilizam essas abordagens em suas aulas, pois estão ancoradas na reprodução dos conteúdos do livro didático distanciando assim, a disciplina da realidade dos alunos o que acaba por desvalorizar os conhecimentos prévios dos estudantes. Com a intenção de promover reflexões sobre os eixos que configuram a presente pesquisa, elaboramos um caderno pedagógico como contribuição na formação continuada dos professores.por
dc.description.abstractThe studies about teacher education and science teaching, It has been the focus of much research, mainly when talking in create opportunities for the student with a learning closer to your reality. The objectives of this research consist reflect on the importance of dialogue between the students' prior knowledge and scientific knowledge in science classes, investigate the insertion of contextualization and interdisciplinarity as approaches facilitators of the teaching-learning process, as well as contribute to the continuing education of teachers systematizing reflexivity based on in the concepts of science teaching, interdisciplinarity, contextualization and diversity of knowledge through the pedagogical book. That way as an instrument of data collection, it was applied a semistructured questionnaire, about understanding of teaching practice, the appreciation of students' prior knowledge in science classes, in addition, to identify the interdisciplinary approach and contextualization in class and activities proposed by teachers. The search it was made with science teachers of the municipality of Pocinhos (PB), with three public school of elementary school, one in the countryside and two of the urban area. The results indicate that there is a fragility in the understanding of interdisciplinarity and contextualization, it was understood the teachers do not use these approaches in their classes, because they are anchored in reproduction of the contents of the textbook distancing the discipline from the reality of the students devaluing students' prior knowledge, with the intention to promote reflections on the axes that configure the present research, we made a pedagogical book to contribute to the continuing education of teachers.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2019-09-03T11:59:50Z No. of bitstreams: 2 PDF - Amanda Ricelli de Almeida Nunes Gomes.pdf: 2872131 bytes, checksum: 6aca4218f4e82400cc089bcfd4bf7fe1 (MD5) Produto - Amanda Ricelli de Almeida Nunes Gomes.pdf: 628353 bytes, checksum: e7f24f97ddfa7184e42ab1f9c0ac21af (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2019-10-10T14:01:45Z (GMT) No. of bitstreams: 2 PDF - Amanda Ricelli de Almeida Nunes Gomes.pdf: 2872131 bytes, checksum: 6aca4218f4e82400cc089bcfd4bf7fe1 (MD5) Produto - Amanda Ricelli de Almeida Nunes Gomes.pdf: 628353 bytes, checksum: e7f24f97ddfa7184e42ab1f9c0ac21af (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-10T14:01:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 PDF - Amanda Ricelli de Almeida Nunes Gomes.pdf: 2872131 bytes, checksum: 6aca4218f4e82400cc089bcfd4bf7fe1 (MD5) Produto - Amanda Ricelli de Almeida Nunes Gomes.pdf: 628353 bytes, checksum: e7f24f97ddfa7184e42ab1f9c0ac21af (MD5) Previous issue date: 2018-12-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/8872/PDF%20-%20Amanda%20Ricelli%20de%20Almeida%20Nunes%20Gomes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/8874/Produto%20-%20Amanda%20Ricelli%20de%20Almeida%20Nunes%20Gomes.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectConhecimentos préviospor
dc.subjectConhecimento científicopor
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectPrevious knowledgeeng
dc.subjectScientific knowledgeeng
dc.subjectFormations of teacherseng
dc.subjectScience teachingeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleFormação de professores no ensino de Ciências: Diálogo entre conhecimentos prévios e científicospor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Ricelli de Almeida Nunes Gomes.pdfPDF - Amanda Ricelli de Almeida Nunes Gomes2.8 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto - Amanda Ricelli de Almeida Nunes Gomes.pdfProduto - Amanda Ricelli de Almeida Nunes Gomes613.63 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.