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Tipo do documento: Dissertação
Título: Prodição textual na formação profissional do aluno da EJA
Autor: Sá, Rosana de Oliveira
Primeiro orientador: Rodrigues, Linduarte Pereira
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade com particularidades que a distingue da Educação Básica Regular. A concepção de mundo de uma pessoa que regressa aos estudos na idade adulta é bem peculiar, uma vez que já tem crenças e valores consolidados. Além disso, esses jovens e adultos vivem no mundo do trabalho, têm responsabilidades sociais e familiares, formaram seus valores éticos e morais a partir da realidade sócio-econômica-cultural em que estão inseridos. A partir disso, esta pesquisa levanta o seguinte questionamento: que caminhos o professor de Língua Portuguesa deve trilhar para incentivar o processo de ensino e aprendizagem de produção textual dos discentes da modalidade de Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio Profissionalizante? Para tanto, a pesquisa tem como objetivo geral desenvolver uma proposta metodológica para ressignificação do ensino de produção textual, especificamente no contexto do PROEJA, no Instituto Federal da Paraíba (IFPB/Campus JP). Sendo assim, tomou-se como objeto de estudo a produção de textos multimodais no ensino de Língua Portuguesa em um curso de Eventos. Para auxiliar a pesquisa, utilizou-se dos aportes teóricos da Linguística que se dedica ao ensino de língua materna (ANTUNES, 2003; BUNZEN; MENDONÇA, 2006); dos estudos do letramento, baseados em Kleiman (1995; 1999; 2008); Rojo (2004; 2009); Soares (2004; 2009) e da multimodalidade (DIONÍSIO; VASCONCELOS, 2013; RIBEIRO, 2016). Considerou-se também os trabalhos com foco na sequência didática de gêneros textuais, como os sugeridos por Dolz e Schneuwly (2004), e os documentos oficiais que regulamentam o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Os dados foram coletados por meio de observação participante, diário de pesquisa e das produções textuais dos colaboradores ao longo da pesquisa. A análise dos dados seguiu um processo descritivo e interpretativista. Os resultados revelam a importância de projetos de letramento didático-temáticos que valorizem práticas pedagógicas voltadas para a construção da cidadania e para as reais necessidades cotidianas e profissionais dos discentes da EJA, aproveitando o conhecimento de mundo que eles adquiriram naturalmente como diferencial facilitador do processo de letramento escolar.
Abstract: Youth and Adult Education (YAE) is a modality with particularities which distinguishes it from Regular Basic Education. The worldview of an individual resuming to studies at adulthood is quite peculiar, as their beliefs and values have already been consolidated. Moreover, these young people and adults live in the world of work, have social and family responsibilities, and have formed their ethical and moral values based on the socio-economic and cultural reality in which they are inserted. From this point of view, this research raises the following question: what paths should the Portuguese Language teacher follow in order to encourage the teaching and learning process of textual production of students from Youth and Adult Education in the modality of Vocational High School? For this purpose, its general objective is to develop a methodological proposal in order to resignify the teaching of textual production, specifically in the context of PROEJA, in the Federal Institute of Paraíba (IFPB/Campus JP). Thus, the production of multimodal texts in the teaching of Portuguese language was taken as the object of this study. In order to auxiliate the research, the theoretical contributions of the Linguistics which deals with mother tongue teaching (ANTUNES, 2003; BUNZEN; MENDONÇA, 2006); of literacy studies, based on Kleiman (1995, 1999, 2008); Rojo (2004; 2009); Soares (2004, 2009) and of multimodality (DIONÍSIO, VASCONCELOS, 2013, RIBEIRO, 2016) were used. Studies with focus on didactic sequence of textual genres, such as those suggested by Dolz and Schneuwly (2004), and the official documents that regulate the teaching of Portuguese Language in High School were also taken into consideration. Methodologically, it is a qualitative research, of the action research type. Data were collected through participant observation, research diary and from the collaborators' textual productions throughout the research. Data analysis followed a descriptive and interpretative process. The results reveal the importance of didactic-themed literacy projects that value pedagogical practices aimed at the construction of citizenship as well the real daily and professionals needs of the students from EJA, taking advantage of the knowledge of the world that they acquired naturally as a differential facilitator in the school literacy process.
Palavras-chave: 1. Educação de Jovens e Adultos. 2. Ensino de língua portuguesa. 3. Letramento. 4. Multimodalidade. 5. Produção textual
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Sá, Rosana de Oliveira. Prodição textual na formação profissional do aluno da EJA. 2019. 200 p. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3450
Data de defesa: 19-Jun-2019
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

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