Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3450
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSá, Rosana de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Linduarte Pereira-
dc.date.accessioned2019-10-08T18:18:46Z-
dc.date.issued2019-06-19-
dc.identifier.citationSá, Rosana de Oliveira. Prodição textual na formação profissional do aluno da EJA. 2019. 200 p. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3450-
dc.description.resumoA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade com particularidades que a distingue da Educação Básica Regular. A concepção de mundo de uma pessoa que regressa aos estudos na idade adulta é bem peculiar, uma vez que já tem crenças e valores consolidados. Além disso, esses jovens e adultos vivem no mundo do trabalho, têm responsabilidades sociais e familiares, formaram seus valores éticos e morais a partir da realidade sócio-econômica-cultural em que estão inseridos. A partir disso, esta pesquisa levanta o seguinte questionamento: que caminhos o professor de Língua Portuguesa deve trilhar para incentivar o processo de ensino e aprendizagem de produção textual dos discentes da modalidade de Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio Profissionalizante? Para tanto, a pesquisa tem como objetivo geral desenvolver uma proposta metodológica para ressignificação do ensino de produção textual, especificamente no contexto do PROEJA, no Instituto Federal da Paraíba (IFPB/Campus JP). Sendo assim, tomou-se como objeto de estudo a produção de textos multimodais no ensino de Língua Portuguesa em um curso de Eventos. Para auxiliar a pesquisa, utilizou-se dos aportes teóricos da Linguística que se dedica ao ensino de língua materna (ANTUNES, 2003; BUNZEN; MENDONÇA, 2006); dos estudos do letramento, baseados em Kleiman (1995; 1999; 2008); Rojo (2004; 2009); Soares (2004; 2009) e da multimodalidade (DIONÍSIO; VASCONCELOS, 2013; RIBEIRO, 2016). Considerou-se também os trabalhos com foco na sequência didática de gêneros textuais, como os sugeridos por Dolz e Schneuwly (2004), e os documentos oficiais que regulamentam o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Os dados foram coletados por meio de observação participante, diário de pesquisa e das produções textuais dos colaboradores ao longo da pesquisa. A análise dos dados seguiu um processo descritivo e interpretativista. Os resultados revelam a importância de projetos de letramento didático-temáticos que valorizem práticas pedagógicas voltadas para a construção da cidadania e para as reais necessidades cotidianas e profissionais dos discentes da EJA, aproveitando o conhecimento de mundo que eles adquiriram naturalmente como diferencial facilitador do processo de letramento escolar.por
dc.description.abstractYouth and Adult Education (YAE) is a modality with particularities which distinguishes it from Regular Basic Education. The worldview of an individual resuming to studies at adulthood is quite peculiar, as their beliefs and values have already been consolidated. Moreover, these young people and adults live in the world of work, have social and family responsibilities, and have formed their ethical and moral values based on the socio-economic and cultural reality in which they are inserted. From this point of view, this research raises the following question: what paths should the Portuguese Language teacher follow in order to encourage the teaching and learning process of textual production of students from Youth and Adult Education in the modality of Vocational High School? For this purpose, its general objective is to develop a methodological proposal in order to resignify the teaching of textual production, specifically in the context of PROEJA, in the Federal Institute of Paraíba (IFPB/Campus JP). Thus, the production of multimodal texts in the teaching of Portuguese language was taken as the object of this study. In order to auxiliate the research, the theoretical contributions of the Linguistics which deals with mother tongue teaching (ANTUNES, 2003; BUNZEN; MENDONÇA, 2006); of literacy studies, based on Kleiman (1995, 1999, 2008); Rojo (2004; 2009); Soares (2004, 2009) and of multimodality (DIONÍSIO, VASCONCELOS, 2013, RIBEIRO, 2016) were used. Studies with focus on didactic sequence of textual genres, such as those suggested by Dolz and Schneuwly (2004), and the official documents that regulate the teaching of Portuguese Language in High School were also taken into consideration. Methodologically, it is a qualitative research, of the action research type. Data were collected through participant observation, research diary and from the collaborators' textual productions throughout the research. Data analysis followed a descriptive and interpretative process. The results reveal the importance of didactic-themed literacy projects that value pedagogical practices aimed at the construction of citizenship as well the real daily and professionals needs of the students from EJA, taking advantage of the knowledge of the world that they acquired naturally as a differential facilitator in the school literacy process.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Carrasco (ricardogc84@uepb.edu.br) on 2019-09-25T18:35:41Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - ROSANA DE OLIVEIRA SÁ.pdf: 19159230 bytes, checksum: 9b467be7c855d478acf9cea5827ce10c (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by João Costa (joaocosta@uepb.edu.br) on 2019-10-08T18:18:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - ROSANA DE OLIVEIRA SÁ.pdf: 19159230 bytes, checksum: 9b467be7c855d478acf9cea5827ce10c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-08T18:18:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - ROSANA DE OLIVEIRA SÁ.pdf: 19159230 bytes, checksum: 9b467be7c855d478acf9cea5827ce10c (MD5) Previous issue date: 2019-06-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/8798/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20-%20ROSANA%20DE%20OLIVEIRA%20S%c3%81.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subject1. Educação de Jovens e Adultos. 2. Ensino de língua portuguesa. 3. Letramento. 4. Multimodalidade. 5. Produção textualpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleProdição textual na formação profissional do aluno da EJApor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - ROSANA DE OLIVEIRA SÁ.pdf18.71 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.