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Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de filosofia no contexto da licenciatura em educação do campo da UFCG: ações educativas do PIBID diversidade
Autor: Silva, Tércio Ramon Almeida
Primeiro orientador: Araújo, Patrícia Cristina de Aragão
Resumo: O ensino de Filosofia, no contexto da formação de professores, permite uma discussão acerca de como a natureza crítica, questionadora e problematizadora do saber filosófico contribui no processo formativo do professorado que vai atuar na educação do campo, notabilizando a importância deste viés educativo para pensar os povos campesinos e incluí-los social, político, filosófico e educativamente. Partindo desse pressuposto, a presente pesquisa tem como objeto de estudo a discussão acerca do ensino de Filosofia no contexto da formação inicial de professores(as) na realidade educativa de um curso de formação em Educação do Campo. Como hipótese de pesquisa apontamos que O Ensino de Filosofia propicia no contexto da Licenciatura em Educação do Campo da UFCG e nas ações educativas do PIBID Diversidade, uma formação que prioriza a realidade social dos sujeitos do campo.No tocante aos objetivos, elegemos como o geral: discutir o ensino de Filosofia no contexto da formação inicial de professores do campo, a partir das ações educativas do PIBID DIVERSIDADE da UFCG percebendo de que modo estudantes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFCG/CDSA, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a Diversidade (PIBID) desenvolvem, a partir da proposta do saber filosófico do referido curso, ações educativas em sua formação docente pensadas a partir da realidade campesina. No que se refere aos objetivos específicos elegemos: entender como o saber filosófico, no contexto da formação inicial contribui no processo formativo dos educadores do campo; perceber de que modo a formação inicial de professores do campo possibilita o fortalecimento de uma educação pensada para os sujeitos campesinos; propor, a partir das acepções dos estudantes bolsistas, uma proposta metodológica para a formação inicial de professores do campo alicerçadas nos princípios dos Direitos Humanos pensados a partir do saber filosófico. Como embasamento teórico, aportamo-nos teoricamente nas discussões sobre o ensino de Filosofia em Cerletti (2009) e Galo (2011), em interface dialógica com a proposta da Educação do Campo em Arroyo (2009), no contexto da formação inicial de professores do Campo, discutidas a partir das ações educativas desenvolvidas pelo PIBID DIVERSIDADE. Para tanto, como trajeto metodológico trilhamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, articulada a uma pesquisa bibliográfica e documental em Severino (2007), por entender que os procedimentos acima mencionados mais se aproximam do nosso foco de investigação. Os sujeitos participantes da pesquisa foram 05 estudantes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do CDSA/UFCG, bolsistas do PIBID da área de humanas e sociais (Filosofia e Sociologia) e que desenvolvem suas ações em uma escola pública na região do Cariri paraibano. Como instrumentos de pesquisa utilizamo-nos do questionário aberto, entrevistas e observação participante, articulados à análise de documentos oficiais que regulamentam o Curso de Licenciatura em Educação do Campo do CDSA/UFCG, em particular no que concerne ao currículo do ensino de Filosofia presente na proposta curricular do referido curso, bem como as diretrizes normativas que constituem a estrutura normativa-pedagógica do PIBID DIVERSIDADE. Os resultados encontrados por meio da pesquisa indicam que a proposta do ensino de Filosofia desenvolvida no Curso de Licenciatura em Educação do Campo possibilita um processo formativo crítico, questionador e transformador capaz de promover uma formação emancipatória dos sujeitos que atuarão na educação dos povos do campo. Portanto, o saber filosófico contribui no desenvolvimento de ações e práticas educativas com vistas à efetivação da Educação do Campo como direito fundamental de todos(as) os seus sujeitos.
Abstract: La enseñanza de LA Filosofía, en el contexto de la formación de profesores, permite una discusión acerca de cómo la naturaleza crítica, cuestionadora y problematizadora del saber filosófico contribuye en el proceso formativo de los docentes que van a actuar en la educación del campo, sobresaliendo la importancia de este enfoque educativo para pensar en los pueblos campesinos e incluirlos social, político, filosófico y educativamente. Partiendo de ese presupuesto, esta investigación tiene como objeto de estudio la discusión acerca de la enseñanza de LA Filosofía en el contexto de la formación inicial de profesores(as) en la realidad educativa de un curso de formación en Educación del Campo. Tratándose de los objetivos, elegimos como objetivo general: problematizar la enseñanza de LA Filosofía en el contexto de la formación inicial de profesores del campo a partir de las acciones educativas del PIBID DIVERSIDADE de la UFCG, percibiendo de qué modo estudiantes del Curso de Licenciatura en Educación del Campo de la UFCG/CDSA, participantes del Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia para la Diversidad (PIBID) desarrollan, desde la propuesta del saber filosófico del referido curso, acciones educativas en su formación docente pensadas a partir de la realidad campesina. En lo que se refiere a los objetivos específicos elegimos: comprender cómo el saber filosófico, en el contexto de la formación inicial, contribuye en el proceso formativo de los educadores del campo; percibir de qué modo la formación inicial de profesores del campo posibilita el fortalecimiento de una educación pensada para los campesinos; proponer, a partir de las acepciones de los estudiantes becarios, una propuesta metodológica para la formación inicial de profesores del campo fundamentadas en los principios de los Derechos Humanos problematizados a partir del saber filosófico. Como basamento teórico, nos aportamos teóricamente en las discusiones sobre la enseñanza de LA Filosofía de Cerletti (2009) y Galo (2011), en interfaz dialógica con la propuesta de la Educación del Campo de Arroyo (2009), en el contexto de la formación inicial de profesores del Campo, problematizadas a partir de las acciones educativas desarrolladas por el PIBID DIVERSIDADE. Para tanto, como trayecto metodológico recurrimos a una investigación de abordaje cualitativo, del tipo estudio de caso, articulado a una investigación bibliográfica y documental basándonos en Severino (2007), por comprender que los procedimientos ya mencionados son los que más se acercan de nuestro foco de investigación. Los sujetos participantes de la investigación fueron, 06 estudiantes del Curso de Licenciatura en Educación del Campo del CDSA/UFCG, becarios del PIBID del área de ciencias humanas y sociales (Filosofía y Sociología) y que desarrollan sus acciones en una escuela pública del Cariri de Paraíba. Como instrumentos de investigación utilizamos cuestionario abierto, entrevistas y observación participante, articulados al análisis de documentos oficiales que reglamentan el Curso de Licenciatura en Educación del Campo del CDSA/UFCG, particularmente en lo que concierne al currículo de la enseñanza de LA Filosofía presente en la propuesta curricular del referido curso, bien como las directrices normativas que constituyen la estructura normativa/pedagógica del PIBID DIVERSIDADE. Los resultados encontrados por medio de la investigación indican que la propuesta de la enseñanza de LA Filosofía desarrollada en el Curso de Licenciatura en Educación del Campo posibilita un proceso formativo crítico, cuestionador y transformador capaz de promover una formación emancipatoria de los sujetos que actuarán en la educación de los pueblos del campo. Por lo tanto, el saber filosófico contribuye en el desarrollo de acciones y prácticas educativas con miras a la efectuación de la Educación del Campo como derecho fundamental de todos.
Palavras-chave: 1. Ensino de filosofia. 2. Formação de professores. 3. PIBID. 4. Educação no campo.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Silva, Tércio Ramon Almeida. O ensino de filosofia no contexto da licenciatura em educação do campo da UFCG: ações educativas do PIBID diversidade. 2018. 121f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3272
Data de defesa: 24-Mai-2018
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

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