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Tipo do documento: Dissertação
Título: Proposta de intervenção experimental investigativa sob uma ótica da ciência, tecnologia e sociedade no ensino de química
Autor: Santana Neto, Manoel Felix de
Primeiro orientador: Germano, Marcelo Gomes
Resumo: Sob a ótica das atividades experimentais investigativas, em diálogo com o pensamento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), esta pesquisa objetiva planejar e propor uma Sequência Didática que, a partir de conceitos trabalhados em Atividades Experimentais Investigativas, possa potencializar o exercício da cidadania no Ensino de Química. Nesse sentido, todo o aporte teórico observado nesse trabalho sugere uma educação que promova a intervenção na realidade dos alunos de modo que possam desenvolver o senso crítico e a autonomia. No Laboratório Investigativo, os discentes não são apenas expectadores, eles participam de todos os momentos pedagógicos com a orientação do Professor. Essa proposta foi elaborada para uma turma do 1° ano de Ensino Médio de uma Escola Estadual em Pedras de Fogo – PB na disciplina de Química, porém não inviabiliza adaptações para outros universos. Nas referências analisadas não se encontrou quantas e quais devem ser as etapas para a utilização do Laboratório Investigativo como recurso didático. Dessa forma, pensou-se numa proposta didática aberta a adaptações respeitando a soberania do Professor e as necessidades da turma. Indica-se também a pesquisa-ação para observação dos resultados em uma futura aplicação do produto aqui desenvolvido. O Ensino por Investigação combate a visão de um conhecimento científico infalível, por isso os alunos não terão receio do “erro” todavia esse entendimento será desconstruído e apresentado como peculiaridade da construção do conhecimento. Sem o medo de errar, espera-se que o envolvimento dos discentes seja mais espontâneo e efetivo.
Abstract: Under the vision of experimental investigative activities, in a dialogue with Science, Technology and Society (CTS) thinking, this research has the objective to plan and propose a Didactic Sequence that, from concepts already used in Experimental Investigative Activities, can potentiate the exercise of citizenship on Chemistry Teaching. In this context, all the theoretical work observed in this work suggests an education that promotes the intervention in the reality of students so that they can develop a critical sense and autonomy. In the Investigative Laboratory, the students are not just spectators, they participate in all pedagogical moments, with the guidance of a teacher. This proposal was elaborated to a first year of high school, in a State High School situated in Pedras de Fogo City, Paraíba State, in the discipline of chemistry, but does not impair adaptation to other universes. In the references analyzed in this work was not found how many and how could be the steps to use the Investigative Laboratory as a didactic resource. In this way, it was thought in a didactic proposal opened to adjustments, respecting the teacher’s sovereignty and the class’s necessities. It is indicated the “research-action” methodology to study the results in a future application of the methodology here developed. The Teaching through Investigation fights the view of an infallible scientific knowledge, so the students will not be afraid of making mistakes however this understanding will be deconstructed and will be presented as a peculiarity of knowledge construction. Without being afraid of making mistakes, it is expected that the involvement of students will be more spontaneous and affective.
Palavras-chave: 1. Laboratório investigativo. 2. Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS. 3. Ensino de química. 4. Intervenção experimental investigativa.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Santana Neto, Manoel Felix de. Proposta de intervenção experimental investigativa sob uma ótica da ciência, tecnologia e sociedade no ensino de química. 2017. 118f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3271
Data de defesa: 5-Out-2017
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

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