Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3271
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana Neto, Manoel Felix de-
dc.contributor.advisor1Germano, Marcelo Gomes-
dc.date.accessioned2019-04-01T12:25:08Z-
dc.date.issued2017-10-05-
dc.identifier.citationSantana Neto, Manoel Felix de. Proposta de intervenção experimental investigativa sob uma ótica da ciência, tecnologia e sociedade no ensino de química. 2017. 118f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3271-
dc.description.resumoSob a ótica das atividades experimentais investigativas, em diálogo com o pensamento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), esta pesquisa objetiva planejar e propor uma Sequência Didática que, a partir de conceitos trabalhados em Atividades Experimentais Investigativas, possa potencializar o exercício da cidadania no Ensino de Química. Nesse sentido, todo o aporte teórico observado nesse trabalho sugere uma educação que promova a intervenção na realidade dos alunos de modo que possam desenvolver o senso crítico e a autonomia. No Laboratório Investigativo, os discentes não são apenas expectadores, eles participam de todos os momentos pedagógicos com a orientação do Professor. Essa proposta foi elaborada para uma turma do 1° ano de Ensino Médio de uma Escola Estadual em Pedras de Fogo – PB na disciplina de Química, porém não inviabiliza adaptações para outros universos. Nas referências analisadas não se encontrou quantas e quais devem ser as etapas para a utilização do Laboratório Investigativo como recurso didático. Dessa forma, pensou-se numa proposta didática aberta a adaptações respeitando a soberania do Professor e as necessidades da turma. Indica-se também a pesquisa-ação para observação dos resultados em uma futura aplicação do produto aqui desenvolvido. O Ensino por Investigação combate a visão de um conhecimento científico infalível, por isso os alunos não terão receio do “erro” todavia esse entendimento será desconstruído e apresentado como peculiaridade da construção do conhecimento. Sem o medo de errar, espera-se que o envolvimento dos discentes seja mais espontâneo e efetivo.por
dc.description.abstractUnder the vision of experimental investigative activities, in a dialogue with Science, Technology and Society (CTS) thinking, this research has the objective to plan and propose a Didactic Sequence that, from concepts already used in Experimental Investigative Activities, can potentiate the exercise of citizenship on Chemistry Teaching. In this context, all the theoretical work observed in this work suggests an education that promotes the intervention in the reality of students so that they can develop a critical sense and autonomy. In the Investigative Laboratory, the students are not just spectators, they participate in all pedagogical moments, with the guidance of a teacher. This proposal was elaborated to a first year of high school, in a State High School situated in Pedras de Fogo City, Paraíba State, in the discipline of chemistry, but does not impair adaptation to other universes. In the references analyzed in this work was not found how many and how could be the steps to use the Investigative Laboratory as a didactic resource. In this way, it was thought in a didactic proposal opened to adjustments, respecting the teacher’s sovereignty and the class’s necessities. It is indicated the “research-action” methodology to study the results in a future application of the methodology here developed. The Teaching through Investigation fights the view of an infallible scientific knowledge, so the students will not be afraid of making mistakes however this understanding will be deconstructed and will be presented as a peculiarity of knowledge construction. Without being afraid of making mistakes, it is expected that the involvement of students will be more spontaneous and affective.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Carrasco (ricardogc84@uepb.edu.br) on 2018-07-23T14:58:10Z No. of bitstreams: 1 PDF - Manoel Felix de Santana Neto.pdf: 5572997 bytes, checksum: a646304c7f7ea6cc059a28b5e054b4e9 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Luciana Medeiros (luciana@uepb.edu.br) on 2019-04-01T12:25:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Manoel Felix de Santana Neto.pdf: 5572997 bytes, checksum: a646304c7f7ea6cc059a28b5e054b4e9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-01T12:25:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Manoel Felix de Santana Neto.pdf: 5572997 bytes, checksum: a646304c7f7ea6cc059a28b5e054b4e9 (MD5) Previous issue date: 2017-10-05eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/7960/PDF%20-%20Manoel%20Felix%20de%20Santana%20Neto.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subject1. Laboratório investigativo. 2. Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS. 3. Ensino de química. 4. Intervenção experimental investigativa.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleProposta de intervenção experimental investigativa sob uma ótica da ciência, tecnologia e sociedade no ensino de químicapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Manoel Felix de Santana Neto.pdf5.44 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.