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Tipo do documento: Dissertação
Título: Construção de uma ferramenta didática na perspectiva histórica experimental de Biot e Savart
Autor: Araujo, Elson Fernando Damaso de 
Primeiro orientador: Barros, Marcos Antonio
Primeiro membro da banca: Almeida, José Joelson Pimentel de
Segundo membro da banca: Dias, Fabrício da Costa
Resumo: Para o ensino de física, a literatura tem nos alertado para uma forte e notável presença de concepções alternativas na estrutura cognitiva dos alunos do ensino médio e, até mesmo, nos cursos de graduação em física, apesar de já terem cursado disciplinas acadêmicas que abordam os conceitos científicos. Essas dificuldades conceituais, vivenciadas em sala de aula, nos fez refletir sobre este trabalho que ora apresentamos, permitindo-nos entender que uma das saídas para minimizar esses erros conceituais seria trabalhar determinados episódios sob uma perspectiva histórica, incrementando-a ao aspecto experimental. Esses pressupostos nos fez enxergar uma nova possibilidade de produzir um ensino de física mais eficiente, na qual teríamos como aporte didático um paradidático, possibilitando a quem dela fizer uso, uma visão diferenciada da produção do conhecimento envolvido no processo de construção do conceito, sobrepujando o ensino do mesmo pelo processo tradicional e restrito. Nesse sentido, nosso trabalho traz uma revisão de literatura que aponta, de maneira geral, para os benefícios metodológicos que o ensino de física pode proporcionar quando se utiliza de uma abordagem histórica e experimental. Em seguida, apresentamos uma fundamentação teórica, com uma descrição histórica e conceitual da fase inicial do eletromagnetismo, no qual evidenciamos os aspectos experimentais propostos e desenvolvidos por Oersted, Ampere e Biot e Savart. Essas descrições teóricas foram fundamentais para embasar nosso paradidático, ao tempo em que nos proporcionou uma visão mais acurada a respeito dos experimentos desenvolvidos na época, possibilitando-nos construir um equipamento experimental que consiga ser uma representação física do experimento desenvolvido por Biot e Savart. Destarte, entendemos que o uso de dois produtos associados a uma mesma ideia, possa ser uma iniciativa copiosa para o processo ensino e aprendizagem de conceitos físicos, capaz de produzir ganhos conceituais, ao tempo em que se produz uma barreira contra os conceitos alternativos.
Abstract: For physics teaching, literature has alerted us to a strong and notable presence of alternative conceptions in the cognitive structure of high school students, and even in undergraduate courses in physics, although they have already studied academic subjects that address the scientific concepts. These conceptual difficulties, experienced by me in the classroom, led us to reflect on the present work, allowing us to understand that one of the ways to minimize these conceptual errors would be to work certain historical episodes from a historical perspective, increasing it to the aspect experimental. These presuppositions made us see a new possibility of producing a more efficient physics teaching, in which we would have as a didactic contribution a teaching booklet, allowing to those who make use of it, a differentiated view of the production of the knowledge involved in the process of constructing the concept, surpassing the teaching of the same by the traditional and restricted process. In this sense, our work brings a literature review that points, in a general way, to the benefits that the teaching of physics can provide when using a historical and experimental approach. Next, we present a strong theoretical foundation, with a historical and conceptual description of the initial phase of electromagnetism, in which we show the experimental aspects proposed and developed by Oersted, Ampere and Biot e Savart. These theoretical descriptions were fundamental to support our paradise, while giving us a more accurate view of the experiments developed at the time, allowing us to build an experimental equipment that can be a physical representation of the experiment developed by Biot and Savart. In this way, we understand that the use of two products associated to the same idea can be a copious initiative for the teaching and learning process of physical concepts, capable of producing conceptual gains, while at the same time creating a barrier against alternative concepts.
Palavras-chave: Ensino da Física
Eletromagnetismo
Ferramenta didática
Paradidático
Paradidactics
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: ARAÚJO, E. F. D. de. Construção de uma ferramenta didática na perspectiva histórica experimental de Biot e Savart. 2018. 54f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3235
Data de defesa: 28-Ago-2018
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

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