Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3161
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma análise das abordagens de recursos computacionais no conteúdo de funções quadráticas nos livros didáticos do Ensino Médio
Autor: Farias, Christianne Torres Lira 
Primeiro orientador: Barbosa, José Lamartine da Costa
Primeiro membro da banca: Almeida, José Joelson Pimentel de
Segundo membro da banca: Soares, Luís Havelange
Resumo: Na nossa pesquisa intitulada Uma análise das abordagens de Recursos Computacionais no conteúdo de Funções Quadráticas nos Livros Didáticos do Ensino Médio, analisamos as abordagens de recursos computacionais no conteúdo de funções quadráticas em oito livros didáticos de Matemática do 1º ano do Ensino Médio das coleções aprovadas no PNLD 2018. Como objetivos da pesquisa, procuramos investigar como se dão as abordagens de recursos computacionais no estudo de funções quadráticas nos livros escolhidos; elencar limites e possibilidades dessas abordagens e verificar se professores que utilizam os livros analisados fazem uso dos recursos tecnológicos apresentados como recurso didático em suas aulas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, nossa coleta de dados se deu por meio de observações. Nossa pesquisa se caracteriza também como pesquisa de avaliação. Na análise dos dados fizemos interpretações, comparações e reflexões. Nas discussões e comentários tentamos responder à pergunta de pesquisa sobre o produto e o processo. Elaboramos um Produto Educacional, resultado da nossa pesquisa, caracterizada como uma Proposta Didática, contendo os principais critérios a serem observados e orientações para a escolha do livro Didático considerando os recursos computacionais. A realização desta pesquisa nos fez perceber que metodologias alternativas como recursos computacionais para o ensino da Matemática, especificamente no conteúdo de funções quadráticas, são apresentadas e discutidas pelos autores em grande parte dos livros analisados.
Abstract: At our research entitled approach to computational resources analyses in the contente of quadratic functions in didatic books at high school, we have analysed the approaches of computational resoucers in the contente of quadratic functions in eight didatic books of Mathematic of the first year from the High School of the approved collections in the PNLD 2018. As research goal, we have investigated how the affroach to computational resources happen in the studies of quadratic function in the books chosen; elencar limits and possibilities of these approaches and to checking up if the teachers thenselves use those books analysed, doing the use of technological resoucers in the classroom. This is a qualitative research, our data collection has taken place through observation. This research has also been characterized as evaluation research. In the data analyses we have done interpretations, comparisous and reflections. At the discussions and comments we have tried to answer the questions of the research about product and the process. We have elaborated na educational product from our research, characterized as didatic proposal, in which has the main critiries to be observed and orientations to choosing the didatic book considered as computational resources. The realization from that research has made is realize that alternative methodology such as computational resources to the teaching of mathematic, specifically in the content of quadratic functions, have been presented and discussed by the authors in mast all parto of the books analysed.
Palavras-chave: Recurso didático
Livro didático
Recurso computacional
Ensino de Matemática
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: FARIAS, C. T. L. Uma análise das abordagens de recursos computacionais no conteúdo de funções quadráticas nos livros didáticos do Ensino Médio. 2018. 95f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3161
Data de defesa: 26-Jun-2018
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Christianne Torres Lira Farias.pdfPDF - Christianne Torres Lira Farias33.21 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.