Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3161
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFarias, Christianne Torres Lira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2070418528881446por
dc.contributor.advisor1Barbosa, José Lamartine da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6154502536150355por
dc.contributor.referee1Almeida, José Joelson Pimentel de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8166150091846962por
dc.contributor.referee2Soares, Luís Havelange-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3257250803661886por
dc.date.accessioned2019-02-18T14:18:57Z-
dc.date.issued2018-06-26-
dc.identifier.citationFARIAS, C. T. L. Uma análise das abordagens de recursos computacionais no conteúdo de funções quadráticas nos livros didáticos do Ensino Médio. 2018. 95f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3161-
dc.description.resumoNa nossa pesquisa intitulada Uma análise das abordagens de Recursos Computacionais no conteúdo de Funções Quadráticas nos Livros Didáticos do Ensino Médio, analisamos as abordagens de recursos computacionais no conteúdo de funções quadráticas em oito livros didáticos de Matemática do 1º ano do Ensino Médio das coleções aprovadas no PNLD 2018. Como objetivos da pesquisa, procuramos investigar como se dão as abordagens de recursos computacionais no estudo de funções quadráticas nos livros escolhidos; elencar limites e possibilidades dessas abordagens e verificar se professores que utilizam os livros analisados fazem uso dos recursos tecnológicos apresentados como recurso didático em suas aulas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, nossa coleta de dados se deu por meio de observações. Nossa pesquisa se caracteriza também como pesquisa de avaliação. Na análise dos dados fizemos interpretações, comparações e reflexões. Nas discussões e comentários tentamos responder à pergunta de pesquisa sobre o produto e o processo. Elaboramos um Produto Educacional, resultado da nossa pesquisa, caracterizada como uma Proposta Didática, contendo os principais critérios a serem observados e orientações para a escolha do livro Didático considerando os recursos computacionais. A realização desta pesquisa nos fez perceber que metodologias alternativas como recursos computacionais para o ensino da Matemática, especificamente no conteúdo de funções quadráticas, são apresentadas e discutidas pelos autores em grande parte dos livros analisados.por
dc.description.abstractAt our research entitled approach to computational resources analyses in the contente of quadratic functions in didatic books at high school, we have analysed the approaches of computational resoucers in the contente of quadratic functions in eight didatic books of Mathematic of the first year from the High School of the approved collections in the PNLD 2018. As research goal, we have investigated how the affroach to computational resources happen in the studies of quadratic function in the books chosen; elencar limits and possibilities of these approaches and to checking up if the teachers thenselves use those books analysed, doing the use of technological resoucers in the classroom. This is a qualitative research, our data collection has taken place through observation. This research has also been characterized as evaluation research. In the data analyses we have done interpretations, comparisous and reflections. At the discussions and comments we have tried to answer the questions of the research about product and the process. We have elaborated na educational product from our research, characterized as didatic proposal, in which has the main critiries to be observed and orientations to choosing the didatic book considered as computational resources. The realization from that research has made is realize that alternative methodology such as computational resources to the teaching of mathematic, specifically in the content of quadratic functions, have been presented and discussed by the authors in mast all parto of the books analysed.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2018-10-19T18:07:10Z No. of bitstreams: 1 PDF - Christianne Torres Lira Farias.pdf: 34008276 bytes, checksum: 913bc52c0ea234fd6a60ce690a5ac931 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2019-02-18T14:18:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Christianne Torres Lira Farias.pdf: 34008276 bytes, checksum: 913bc52c0ea234fd6a60ce690a5ac931 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-18T14:18:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Christianne Torres Lira Farias.pdf: 34008276 bytes, checksum: 913bc52c0ea234fd6a60ce690a5ac931 (MD5) Previous issue date: 2018-06-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/7605/PDF%20-%20Christianne%20Torres%20Lira%20Farias.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRecurso didáticopor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectRecurso computacionalpor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleUma análise das abordagens de recursos computacionais no conteúdo de funções quadráticas nos livros didáticos do Ensino Médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Christianne Torres Lira Farias.pdfPDF - Christianne Torres Lira Farias33.21 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.