Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5108
Tipo do documento: Dissertação
Título: Um olhar para as concepções de graduandos da licenciatura em Matemática: possíveis construções na identidade docente
Autor: Rodrigues, Uedson Felix 
Primeiro orientador: Andrade, Silvanio de
Primeiro membro da banca: Freitas, Tiêgo dos Santos
Segundo membro da banca: Silva, Sheila Valéria Pereira da
Terceiro membro da banca: Silva, Elivelton Serafim
Resumo: Esta pesquisa se justifica pela vontade de compreender o papel da Filosofia da Matemática no processo de formação dos professores de Matemática, bem como pela importância de analisar contextos, desafios e possibilidades da formação docente a partir de uma abordagem filosófica. Para tanto, esse trabalho foi guiado por diferentes abordagens teóricas, advindas de diferentes campos do conhecimento, em destaque o campo da Filosofia da Matemática que, por intermédio das tensões do Absolutismo e Falibilismo, gera reflexões epistemológicas das quais despontam a seguinte questão: como são construídas as concepções sobre a matemática pelos futuros professores, considerando tanto a sua confiança da docência quanto a percepção sobre a relevância e aplicabilidade da disciplina? Neste contexto, o objetivo primário desta pesquisa consiste em investigar as concepções de Matemática adotadas pelos professores em formação inicial, a partir da Filosofia da Matemática. Nesse sentido, foi realizado um estudo com abordagem qualitativa interpretativa, de caráter descritivo, uma vez que esse enfoque se justifica pelo fato de que os significados relativos ao tema investigado emergiram da compreensão e das interpretações presentes na literatura da área. A pesquisa buscou explorar a percepção dos pesquisadores Cury(1999), Ponte(1992), Thompson (1984) e Thompson (1992) e as teorias relacionadas à formação das concepções de matemática e seu ensino por parte dos docentes, por meio de uma revisão bibliográfica, análise de documentos e pesquisa de campo. A amostra contou com cinco alunos matriculados no 6º semestre do curso de Licenciatura em Matemática, no qual eles responderam a uma entrevista, com um roteiro semiestruturada. Ao investigar de que forma são construídas as concepções dos licenciandos sobre a matemática e seu ensino, considerando tanto a sua confiança na docência quanto a percepção sobre a relevância e aplicabilidade da disciplina, foi possível identificar a influência de diversos fatores, como experiências pessoais, formação acadêmica e interações sociais. Através da análise dos dados, foi evidenciado que as concepções dos graduandos são multifacetadas e podem ser influenciadas por diferentes abordagens pedagógicas e filosóficas, sendo que a mais evidente foi a paixão pela Matemática ser um elemento comum entre os entrevistados, demonstrando uma afinidade e interesse genuíno pela disciplina desde os anos escolares. Por fim, destacam-se a necessidade de os professores desenvolverem estratégias pedagógicas flexíveis e abordagens contextualizadas para atender às necessidades variadas dos estudantes, sempre reforçando a importância de uma abordagem centrada no aluno. Este estudo visou contribuir significativamente para o campo da formação de professores em Matemática, oferecendo insights valiosos para a compreensão das concepções dos graduandos e seu papel na construção da identidade docente.
Abstract: This research is justified by the desire to understand the role of the Philosophy of Mathematics in the process of training Mathematics teachers, as well as the importance of analyzing contexts, challenges and possibilities of teacher training from a philosophical approach. To this end, this work was guided by different theoretical approaches, coming from different fields of knowledge, in particular the field of Philosophy of Mathematics, which through the tensions of Absolutism and Fallibilism, generates epistemological reflections, from which the following emerge: How are they constructed? the conceptions about mathematics of these future teachers, considering both their confidence in teaching and their perception of the relevance and applicability of the subject? In this context, the primary objective of this research is to investigate the conceptions of Mathematics of teachers in initial training, based on the Philosophy of Mathematics. A study was carried out with a qualitative interpretative approach, of a descriptive nature, since this focus is justified by the fact that the meanings relating to the topic investigated will emerge from the understanding and interpretations present in the literature in the area. The research sought to explore the perception of the researchers Cury (1999), Ponte (1992), Thompson (1984) and Thompson (1992) and theories related to the formation of the concepts of mathematics and their teaching by the faculty, through a bibliographic review, document analysis and field research. The sample included five students enrolled in the 6th semester of the Mathematics Degree course, in which they responded with a semi-structured script. By investigating how the conceptions of the graduates on mathematics and their teaching are constructed, considering both their confidence in teaching and the perception about the relevance and applicability of the discipline, it was possible to identify the influence of various factors, such as personal experiences, academic formation and social interactions. Through data analysis, it was evident that the undergraduates' conceptions are multifaceted and can be influenced by different pedagogical and philosophical approaches, and it was evident that the passion for Mathematics is a common element among the interviewees, demonstrating an affinity and genuine interest in the subject. discipline since school years. Finally, the need for teachers to develop flexible pedagogical strategies and contextualized approaches to meet the varied needs of students is highlighted, always reinforcing the importance of a student-centered approach. This study aimed to contribute significantly to the field of teacher training in Mathematics, offering valuable insights into understanding undergraduate students' conceptions and their role in the construction of teaching identity.
Palavras-chave: Licenciatura em matemática
Docência
Identidade
Filosofia da matemática
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: RODRIGUES, Uedson Félix. Um olhar para as concepções de graduandos da licenciatura em Matemática: possíveis construções na identidade docente. 2024. 87 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5108
Data de defesa: 24-Jul-2024
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Uedson Félix Rodrigues.pdfDS - Uedson Félix Rodrigues1.16 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PE - Uedson Félix Rodrigues.pdfPE - Uedson Félix Rodrigues4.79 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Deposito BDTD.pdfTermo de deposito BDTD242.55 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.