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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Uedson Felix-
dc.creator.Lattesttp://lattes.cnpq.br/5373146980225861por
dc.contributor.advisor1Andrade, Silvanio de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8695612846450802por
dc.contributor.referee1Freitas, Tiêgo dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5172901212568467por
dc.contributor.referee2Silva, Sheila Valéria Pereira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2534046929224383por
dc.contributor.referee3Silva, Elivelton Serafim-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5094189127801494por
dc.date.accessioned2024-10-08T11:59:16Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2024-07-24-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Uedson Félix. Um olhar para as concepções de graduandos da licenciatura em Matemática: possíveis construções na identidade docente. 2024. 87 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5108-
dc.description.resumoEsta pesquisa se justifica pela vontade de compreender o papel da Filosofia da Matemática no processo de formação dos professores de Matemática, bem como pela importância de analisar contextos, desafios e possibilidades da formação docente a partir de uma abordagem filosófica. Para tanto, esse trabalho foi guiado por diferentes abordagens teóricas, advindas de diferentes campos do conhecimento, em destaque o campo da Filosofia da Matemática que, por intermédio das tensões do Absolutismo e Falibilismo, gera reflexões epistemológicas das quais despontam a seguinte questão: como são construídas as concepções sobre a matemática pelos futuros professores, considerando tanto a sua confiança da docência quanto a percepção sobre a relevância e aplicabilidade da disciplina? Neste contexto, o objetivo primário desta pesquisa consiste em investigar as concepções de Matemática adotadas pelos professores em formação inicial, a partir da Filosofia da Matemática. Nesse sentido, foi realizado um estudo com abordagem qualitativa interpretativa, de caráter descritivo, uma vez que esse enfoque se justifica pelo fato de que os significados relativos ao tema investigado emergiram da compreensão e das interpretações presentes na literatura da área. A pesquisa buscou explorar a percepção dos pesquisadores Cury(1999), Ponte(1992), Thompson (1984) e Thompson (1992) e as teorias relacionadas à formação das concepções de matemática e seu ensino por parte dos docentes, por meio de uma revisão bibliográfica, análise de documentos e pesquisa de campo. A amostra contou com cinco alunos matriculados no 6º semestre do curso de Licenciatura em Matemática, no qual eles responderam a uma entrevista, com um roteiro semiestruturada. Ao investigar de que forma são construídas as concepções dos licenciandos sobre a matemática e seu ensino, considerando tanto a sua confiança na docência quanto a percepção sobre a relevância e aplicabilidade da disciplina, foi possível identificar a influência de diversos fatores, como experiências pessoais, formação acadêmica e interações sociais. Através da análise dos dados, foi evidenciado que as concepções dos graduandos são multifacetadas e podem ser influenciadas por diferentes abordagens pedagógicas e filosóficas, sendo que a mais evidente foi a paixão pela Matemática ser um elemento comum entre os entrevistados, demonstrando uma afinidade e interesse genuíno pela disciplina desde os anos escolares. Por fim, destacam-se a necessidade de os professores desenvolverem estratégias pedagógicas flexíveis e abordagens contextualizadas para atender às necessidades variadas dos estudantes, sempre reforçando a importância de uma abordagem centrada no aluno. Este estudo visou contribuir significativamente para o campo da formação de professores em Matemática, oferecendo insights valiosos para a compreensão das concepções dos graduandos e seu papel na construção da identidade docente.por
dc.description.abstractThis research is justified by the desire to understand the role of the Philosophy of Mathematics in the process of training Mathematics teachers, as well as the importance of analyzing contexts, challenges and possibilities of teacher training from a philosophical approach. To this end, this work was guided by different theoretical approaches, coming from different fields of knowledge, in particular the field of Philosophy of Mathematics, which through the tensions of Absolutism and Fallibilism, generates epistemological reflections, from which the following emerge: How are they constructed? the conceptions about mathematics of these future teachers, considering both their confidence in teaching and their perception of the relevance and applicability of the subject? In this context, the primary objective of this research is to investigate the conceptions of Mathematics of teachers in initial training, based on the Philosophy of Mathematics. A study was carried out with a qualitative interpretative approach, of a descriptive nature, since this focus is justified by the fact that the meanings relating to the topic investigated will emerge from the understanding and interpretations present in the literature in the area. The research sought to explore the perception of the researchers Cury (1999), Ponte (1992), Thompson (1984) and Thompson (1992) and theories related to the formation of the concepts of mathematics and their teaching by the faculty, through a bibliographic review, document analysis and field research. The sample included five students enrolled in the 6th semester of the Mathematics Degree course, in which they responded with a semi-structured script. By investigating how the conceptions of the graduates on mathematics and their teaching are constructed, considering both their confidence in teaching and the perception about the relevance and applicability of the discipline, it was possible to identify the influence of various factors, such as personal experiences, academic formation and social interactions. Through data analysis, it was evident that the undergraduates' conceptions are multifaceted and can be influenced by different pedagogical and philosophical approaches, and it was evident that the passion for Mathematics is a common element among the interviewees, demonstrating an affinity and genuine interest in the subject. discipline since school years. Finally, the need for teachers to develop flexible pedagogical strategies and contextualized approaches to meet the varied needs of students is highlighted, always reinforcing the importance of a student-centered approach. This study aimed to contribute significantly to the field of teacher training in Mathematics, offering valuable insights into understanding undergraduate students' conceptions and their role in the construction of teaching identity.eng
dc.description.provenanceSubmitted by UEDSON RODRIGUES (uedson.felix.rodrigues@aluno.uepb.edu.br) on 2024-08-05T21:06:32Z No. of bitstreams: 3 Termo de Deposito BDTD.pdf: 218154 bytes, checksum: 9c9743ef86c082c33d1bd2fd527f6503 (MD5) DS-Uedson Felix Rodrigues.pdf: 860261 bytes, checksum: ea8705d5ca5d3a650ab25eab1adeac2c (MD5) PE-Uedson Félix Rodrigues.pdf: 4900452 bytes, checksum: 185500c450a56c60549426ad70fdf11d (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: 1. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: • A assinatura eletrônica do Governo Federal, tipo Gov.br (descrita em https://www.gov.br/governodigital/pt-br/assinatura-eletronica), de membros da banca não está sendo reconhecida pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Esse tipo de assinatura tem que estar associado a todo o PDF do trabalho acadêmico (e não apenas a uma página ou a algumas páginas dele) de modo que quando o arquivo é enviado para o serviço online de validação https://validar.iti.gov.br/ tenhamos a certeza de que cada assinatura é válida, autêntica, para o arquivo completo.  A assinatura tipo Gov.br deve possuir um agente validador externo, uma espécie de cartório virtual para autenticá-la. Ao ser submetido o documento para validação em https://validar.iti.gov.br/, que exerce o papel desse cartório virtual, a seguinte mensagem está aparecendo: Você submeteu um documento sem assinatura reconhecível ou com assinatura corrompida. Soluções para o caso: Solução 1:  Continuar a usar a assinatura eletrônica tipo Gov.br. Nesse caso, todo o PDF da obra (e não apenas a folha de aprovação) será enviado ao respectivo membro para que ele assine o documento. Depois de assinado, será preciso validar o documento em https://validar.iti.gov.br/ para que a autenticidade e integridade sejam reconhecidas seguindo o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os   termo de uso e política de privacidade” > Validar. OBS.: Ao optar pela assinatura eletrônica tipo Gov.br, é necessário que o trabalho acadêmico em PDF só seja assinado DEPOIS que todo o processo de correção estiver concluído, pois qualquer alteração posterior nesse arquivo tornará inválida a assinatura, e o documento terá que ser assinado novamente. OPCIONAL: A fim de evitar sucessivas submissões até as correções terem sido efetivadas por completo, solicitando aos membros da banca que assinem várias vezes o mesmo arquivo, sugerimos que o(a) concluinte efetue a próxima submissão sem as assinaturas eletrônicas no trabalho acadêmico ou do jeito que elas estão agora. Quando eu ou outro colega de setor confirmarmos que está tudo ok com as correções, então os respectivos membros da banca poderão assinar digitalmente de forma definitiva. Solução 2:  Outra solução, se não for possível assinar digitalmente de forma correta, consiste em solicitar a cada respectivo membro da banca que use a assinatura manuscrita, podendo esta ser enviada para ser colada na folha de aprovação.  IMPORTANTE: a mudança para assinatura manuscrita só pode ser efetuada pelo(a) concluinte com a devida autorização por e-mail do membro da banca. 2. Na folha de AGRADECIMENTOS do modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na Portaria MEC nº 206, de 4 de setembro de 2018”. A portaria trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Se a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Sendo do seu interesse, segue o link para consultar o documento completo: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/39729251/do1-2018-09-05-portaria-n-206-de-4-de-setembro-de-2018-39729135 Caso contrário, se não recebeu recursos da CAPES, o conteúdo do texto ficará do jeito que está. 3. Com base na ABNT NBR 6028:2021, ajustes são necessários nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. O que falta corrigir: • Não pode haver recuo para a direita na primeira linha nos textos dos resumos, visto que todo o texto tem que ficar justificado. Seguir a configuração apresentada no modelo. • O espaçamento entrelinhas a ser usado nos textos do RESUMO e do ABSTRACT deve ser o padrão adotado para monografias, dissertações, relatórios e teses: de 1.5. • Conforme a última versão da norma, no RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto da norma ABNT NBR 6028:2021: Palavras-chave: gestação; cuidado pré-natal; Aedes aegypti; IBGE; Brasil. Keywords: gestation; prenatal care; Aedes aegypti; IBGE; Brazil. 4. Altere o título LISTA DE FIGURAS para LISTA DE ILUSTRAÇÕES.  5. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: • Retire as expressões “CAPÍTULO” antes das seções primárias no SUMÁRIO. • Executar a mesma correção no corpo da obra. • No sumário, deve haver destaques tipográficos diferentes nos títulos das seções da parte textual e dos títulos dos elementos pós-textuais (tudo aquilo que vem a partir das referências) para deixar bem claro visualmente a natureza de cada divisão. Assim, serão usados de maneira uniforme fonte em caixa alta ou em minúsculas, negrito, fonte normal, itálico, etc, a fim de fazer essa diferenciação.  • Observe que as seções terciárias estão apresentando os mesmos destaques gráficos das seções secundárias, é preciso diferenciá-las. • Os indicativos numéricos das seções que compõem o sumário, se houver, devem ser alinhados à esquerda (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Na dúvida, confira como está esse alinhamento no modelo correspondente ao seu TCC. • Recomenda-se que os títulos e os subtítulos, se houver, que sucedem os indicativos numéricos das seções sejam alinhados pela margem do título do indicativo numéricos mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Ou seja, não pode haver no sumário recuos diferentes em relação à margem esquerda para qualquer título de elemento textual e pós-textual. Do que foi exposto acima, é preciso seguir o exemplo da estrutura do sumário que consta no modelo, reproduzido abaixo. Veja como devem ficar os alinhamentos: SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO .................................................................13 2 TÍTULO DA SEÇÃO PRIMÁRIA ........................................15 2.1 Título da seção secundária .............................................15 2.1.1Título da seção terciária ..................................................16 2.1.2Título da seção terciária ..................................................17 3 METODOLOGIA ...............................................................21 4 RESULTADOS E DISCUSSÕES .........................................22 5 CONCLUSÃO ..................................................................23 REFERÊNCIAS.................................................................24 APÊNDICE A – INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS ..27 ANEXO A – DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS .............28 Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. • Segundo a norma ABNT NBR 6024:2012, todos os títulos das seções e subseções dos elementos textuais devem receber indicativo numérico de seção (o número à esquerda de cada título). Essa numeração tem que ser progressiva, hierárquica, sequencial. Não pode haver títulos soltos, sem indicativo numérico, no que se refere a títulos de elementos textuais. • Renomear a seção CONSIDERAÇÕES FINAIS para 7 CONSIDERAÇÕES FINAIS • Executar a mesma correção na página 76. No mais,  a estrutura no corpo da obra terá que refletir exatamente a estrutura do sumário, sendo fundamental destacar que os mesmos destaques gráficos (negrito, itálico, caixa alta, etc) e as mesmas denominações utilizados nos títulos das seções no SUMÁRIO terão que ser usados nos títulos das seções dentro do corpo da obra. 6. Nos elementos textuais (no corpo da obra), os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, itálico, etc) e as mesmas denominações conforme utilizados no sumário. A mesma regra vale para os títulos dos elementos pós-textuais. 7. Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), que tenha sido produzido pelo próprio autor, a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme mostrado no modelo: Fonte: Elaborado (ou Elaborada) pelo autor, ano. 8. Para esse tipo de formato de trabalho acadêmico, após a finalização de cada seção primária (1, 2, 3, etc) deve haver a mudança de página para a inicialização da próxima seção primária em nova folha, isto é, na folha seguinte. Sendo assim: • A seção primária “2 PERCURSO METODOLÓGICO”, na atual página 14, deveria ser iniciada na página seguinte. 9. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação (se houver tais listas) para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 10. Na atual página 80 (seguindo a ABNT NBR 6024:2012 e ABNT NBR 14724:2011), o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS ficará centralizado na linha onde se encontra. 11. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do TCC, para evitar sucessivos e desnecessários pedidos de novas fichas catalográficas pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) deixe na próxima submissão a folha da ficha catalográfica do jeito que está agora e só realize nova solicitação da ficha quando os servidores do setor confirmarem que não há mais correções a serem feitas. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). A seção final desse relatório chamada COMPLEMENTO 01 - LEITURA OPCIONAL explica algo mais sobre paginação. 12. O Termo de depósito BDTD em PDF foi inspecionado.  Se precisar preencher outro, o termo atualizado pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Alguns destaques sobre seu preenchimento: • Colocar a assinatura do orientador e a assinatura do autor. • Deixar os demais campos preenchidos do jeito que estão.  on 2024-08-06T14:14:29Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by UEDSON RODRIGUES (uedson.felix.rodrigues@aluno.uepb.edu.br) on 2024-08-06T18:28:32Z No. of bitstreams: 3 PE-Uedson Félix Rodrigues.pdf: 4900452 bytes, checksum: 185500c450a56c60549426ad70fdf11d (MD5) DISSERTAÇAO COM AS CORREÇÕES BDTD.pdf: 1208024 bytes, checksum: 259f493665f9ee6eaf0bed9a1355c999 (MD5) Termo_de_Deposito_BDTD_assinado (1).pdf: 248373 bytes, checksum: 0932abad6ec66c8b99c18de7799ecb6f (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: uedson.felix.rodrigues@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Uedson Felix Rodrigues Matrícula: 2022032101 Prezado senhor Uedson Felix Rodrigues, boa tarde.  Ainda há inconsistências quanto aos parâmetros de formatação determinados pelo conjunto das normas ABNT NBR aplicáveis aos trabalhos acadêmicos. A submissão foi recusada pelos motivos listados abaixo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: • A data da defesa do trabalho acadêmico e as assinaturas de todos os membros da banca são elementos obrigatórios na folha de aprovação. • Com relação à questão das assinaturas eletrônicas, transcrevo abaixo o que já foi instruído no relatório anterior. • A assinatura eletrônica do Governo Federal, tipo Gov.br (descrita em https://www.gov.br/governodigital/pt-br/assinatura-eletronica), de membros da banca não está sendo reconhecida pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Esse tipo de assinatura tem que estar associado a todo o PDF do trabalho acadêmico (e não apenas a uma página ou a algumas páginas dele) de modo que quando o arquivo é enviado para o serviço online de validação https://validar.iti.gov.br/ tenhamos a certeza de que cada assinatura é válida, autêntica, para o arquivo completo.  A assinatura tipo Gov.br deve possuir um agente validador externo, uma espécie de cartório virtual para autenticá-la. Ao ser submetido o documento para validação em https://validar.iti.gov.br/, que exerce o papel desse cartório virtual, a seguinte mensagem está aparecendo: Você submeteu um documento sem assinatura reconhecível ou com assinatura corrompida. Soluções para o caso: Solução 1:  Continuar a usar a assinatura eletrônica tipo Gov.br. Nesse caso, todo o PDF da obra (e não apenas a folha de aprovação) será enviado ao respectivo membro para que ele assine o documento. Depois de assinado, será preciso validar o documento em https://validar.iti.gov.br/ para que a autenticidade e integridade sejam reconhecidas seguindo o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os   termo de uso e política de privacidade” > Validar. OBS.: Ao optar pela assinatura eletrônica tipo Gov.br, é necessário que o trabalho acadêmico em PDF só seja assinado DEPOIS que todo o processo de correção estiver concluído, pois qualquer alteração posterior nesse arquivo tornará inválida a assinatura, e o documento terá que ser assinado novamente. OPCIONAL: A fim de evitar sucessivas submissões até as correções terem sido efetivadas por completo, solicitando aos membros da banca que assinem várias vezes o mesmo arquivo, sugerimos que o(a) concluinte efetue a próxima submissão sem as assinaturas eletrônicas no trabalho acadêmico ou do jeito que elas estão agora. Quando eu ou outro colega de setor confirmarmos que está tudo ok com as correções, então os respectivos membros da banca poderão assinar digitalmente de forma definitiva. Solução 2:  Outra solução, se não for possível assinar digitalmente de forma correta, consiste em solicitar a cada respectivo membro da banca que use a assinatura manuscrita, podendo esta ser enviada para ser colada na folha de aprovação.  IMPORTANTE: a mudança para assinatura manuscrita só pode ser efetuada pelo(a) concluinte com a devida autorização por e-mail do membro da banca. 2. Coloque a folha da dedicatória antes da folha da epígrafe (ABNT NBR 14724:2011). 3. Segundo o modelo padrão, página 13 (baseado na ABNT NBR 14724:2011), a numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO). A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deveria ser igual a 11 (13 - 2), já que a capa e a folha da ficha catalográfica não são contadas. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. 4. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 5. Nos elementos textuais (no corpo da obra), os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, itálico, etc) e as mesmas denominações conforme utilizados no sumário. A mesma regra vale para os títulos dos elementos pós-textuais. Sendo assim, deixe o título da seção primária da página 49 escrito como 5 A LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: ALGUMAS TESSITURAS, assim como está no sumário. 6. Para esse tipo de formato de trabalho acadêmico, após a finalização de cada seção primária (1, 2, 3, etc) deve haver a mudança de página para a inicialização da próxima seção primária em nova folha, isto é, na folha seguinte. Sendo assim: • A seção primária “2 PERCURSO METODOLÓGICO”, na atual página 14, deveria ser iniciada na página seguinte. • A seção primária “3 ASPECTOS GERAIS SOBRE A CONCEPÇÃO DA MATEMÁTICA”, na atual página 22, deveria ser iniciada na página seguinte. • E assim por diante para todas as seções primárias. A mesma regra se aplica aos elementos pós-textuais obrigatórios e opcionais: referências, glossário, apêndice, anexo e índice. 7. Depois dos ajustes propostos, tudo indica que haverá alteração no total de folhas do TCC. Para evitar sucessivos e desnecessários pedidos de novas fichas catalográficas pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) deixe na próxima submissão a folha da ficha catalográfica do jeito que está agora e só realize nova solicitação da ficha quando os servidores do setor confirmarem que não há mais correções a serem feitas. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). FIM DOS APONTAMENTOS O termo de depósito foi inspecionado. O preenchimento dele está correto, e as assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br estão sendo aprovadas pelo serviço de validação de assinaturas eletrônicas https://validar.iti.gov.br/.  O Produto Educacional está atendendo às exigências de normatização. Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 01 LEITURA OPCIONAL - Como saber qual é a paginação da ficha catalográfica: A título de informação, podemos determinar a paginação da ficha catalográfica (PagFC) usando a seguinte fórmula básica: PagFC = Total de folhas - 2 OBS.: total de folhas do TCC completo, já com a própria folha da FC inserida nele. Ou seja, a paginação da ficha catalográfica é o número total de folhas menos a capa e a folha da FC. Exemplos: Se o total de folhas = 60, então PagFC = 60 - 2 = 58 Se o total de folhas = 40, então PagFC = 40 - 2 = 38 E assim por diante. COMPLEMENTO 02 LEITURA OPCIONAL - Como saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico: A título de informação, numa monografia, dissertação ou tese a numeração das páginas começa a aparecer a partir da primeira página do elemento textual geralmente denominado INTRODUÇÃO (que pode ter outros nomes) conforme a regra a seguir: Paginação da INTRODUÇÃO = (Nº de folhas da capa até a INTRODUÇÃO) - 2 OBS.: “Até a INTRODUÇÃO” quer dizer: contando inclusive com essa folha. Exemplo:  Da capa até a INTRODUÇÃO uma monografia tem 12 folhas: Logo, a numeração da página da primeira folha da INTRODUÇÃO = 12 - 2 = 10 Nessa contagem, sempre descontamos a capa e a folha da ficha catalográfica presentes nos elementos pré-textuais, por isso subtraímos duas folhas no final. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6022: Informação e documentação - Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 02 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 03 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6024: Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 04 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6027: Informação e documentação - Sumário - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 05 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6028: Informação e documentação - Resumo, resenha e recensão - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2021. 06 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6034: Informação e documentação - Índice - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. 07 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10520: Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. 08 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14724: informação e documentação - trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011. 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey=   12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42  13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/  Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informações Científicas – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2024-08-06T19:18:35Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by UEDSON RODRIGUES (uedson.felix.rodrigues@aluno.uepb.edu.br) on 2024-08-07T01:12:28Z No. of bitstreams: 3 PE-Uedson Félix Rodrigues.pdf: 4900452 bytes, checksum: 185500c450a56c60549426ad70fdf11d (MD5) Termo_de_Deposito_BDTD_assinado (1).pdf: 248373 bytes, checksum: 0932abad6ec66c8b99c18de7799ecb6f (MD5) DS- Uedson Félix Rodrigues.pdf: 915332 bytes, checksum: f47d4f53c180588d6de1f5530f54c27e (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: 1. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: • As assinaturas de todos os membros da banca são elementos obrigatórios na folha de aprovação. • Se forem inseridas assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito (o único tipo permitido de assinatura digital), elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os   termo de uso e política de privacidade” > Validar. 2. A quantidade total de folhas da obra, 89 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 85 páginas. A paginação da FC deveria ser  igual a 87 ( 89 - 2 ). Será necessário solicitar uma nova FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) com 87 páginas. on 2024-08-07T12:13:58Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by UEDSON RODRIGUES (uedson.felix.rodrigues@aluno.uepb.edu.br) on 2024-08-08T23:09:54Z No. of bitstreams: 3 PE-Uedson Félix Rodrigues.pdf: 4900452 bytes, checksum: 185500c450a56c60549426ad70fdf11d (MD5) Termo_de_Deposito_BDTD_assinado (1).pdf: 248373 bytes, checksum: 0932abad6ec66c8b99c18de7799ecb6f (MD5) DS-Uedson Félix Rodrigues.pdf: 1188404 bytes, checksum: f071bb13901172fd905891bb24b2551c (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2024-08-09T00:10:35Z (GMT) No. of bitstreams: 3 PE-Uedson Félix Rodrigues.pdf: 4900452 bytes, checksum: 185500c450a56c60549426ad70fdf11d (MD5) Termo_de_Deposito_BDTD_assinado (1).pdf: 248373 bytes, checksum: 0932abad6ec66c8b99c18de7799ecb6f (MD5) DS-Uedson Félix Rodrigues.pdf: 1188404 bytes, checksum: f071bb13901172fd905891bb24b2551c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-08T11:59:16Z (GMT). No. of bitstreams: 3 PE-Uedson Félix Rodrigues.pdf: 4900452 bytes, checksum: 185500c450a56c60549426ad70fdf11d (MD5) Termo_de_Deposito_BDTD_assinado (1).pdf: 248373 bytes, checksum: 0932abad6ec66c8b99c18de7799ecb6f (MD5) DS-Uedson Félix Rodrigues.pdf: 1188404 bytes, checksum: f071bb13901172fd905891bb24b2551c (MD5) Previous issue date: 2024-07-24eng
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dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectLicenciatura em matemáticapor
dc.subjectDocênciapor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectFilosofia da matemáticapor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleUm olhar para as concepções de graduandos da licenciatura em Matemática: possíveis construções na identidade docentepor
dc.typeDissertaçãopor
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