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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Alex Antônio da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3856430520995302por
dc.contributor.advisor1Almeida, José Joelson Pimentel de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8166150091846962por
dc.contributor.referee1Oliveira, Arlandson Matheus Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4483939457393328por
dc.contributor.referee2Silva, Sheila Valéria Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2534046929224383por
dc.date.accessioned2024-05-21T13:05:47Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2023-11-22-
dc.identifier.citationSILVA, Alex Antônio da. O ensino de transformações geométricas por meio de uma trilha de aprendizagem em uma escola estadual do município de Quipapá-PE a partir de um trabalho colaborativo. 2024. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4959-
dc.description.resumoA presente pesquisa, constituiu em relacionar o ensino de transformações geométricas por meio de uma trilha de aprendizagem, construída através de um trabalho colaborativo entre os professores de matemática de uma escola estadual no município de Quipapá-PE. Uma abordagem inovadora para ensinar transformações geométricas, utilizando uma trilha de aprendizagem baseada em um trabalho colaborativo entre professores de matemática da escola campo de pesquisa. Nesse contexto, a trilha de aprendizagem foi projetada de forma a envolver os estudantes em atividades práticas e interativas, que estimulam o pensamento crítico e a resolução de problemas. Além disso, o trabalho colaborativo entre professores teve um papel fundamental nesse processo, incentivando a troca de ideias, o debate e a construção coletiva do conhecimento. O ensino de transformações geométricas é um tema crucial no ensino de matemática, pois, ajuda os estudantes a desenvolverem habilidades espaciais e visuais, além depromover o raciocínio lógico e a compreensão de conceitos fundamentais. Durante aconstrução das atividades da trilha de aprendizagem, os professores puderam explorar essas transformações geométricas por meio de exemplos do cotidiano, jogos interativos, simulações computacionais e outras atividades práticas. Além disso, os professores foram encorajados a criar problemas relacionados às transformações geométricas, com o intuito de consolidar o entendimento dos conceitos. Esse tipo de abordagem prática e contextualizada ajudou os estudantes a compreenderem a relevância e a aplicabilidade das transformações geométricas em suas vidas diárias. Como resultado desse processo educacional inovador, os alunos não apenas adquiriram um entendimento sólido das transformações geométricas, mas, também desenvolveram habilidades de trabalho em equipe, comunicação e pensamento criativo. Além disso, a trilha de aprendizagem e o trabalho colaborativo desenvolvido para um ambiente de aprendizagem dinâmico e estimulante na escola estadual em Quipapá-PE, demonstra o impacto positivo de abordagens pedagógicas inovadoras e colaborativas no processo de ensino e aprendizagem.por
dc.description.abstractThe present research consisted of relating the teaching of geometric transformations through a learning trail, built through collaborative work between mathematics teachers at a state school in the municipality of Quipapá-PE. An innovative approach to teaching geometric transformations, using a learning path based on collaborative work between school mathematics teachers in the research field. In this context, the learning path was designed to involve students in practical and interactive activities, which encourage critical thinking and problem solving. Furthermore, collaborative work between teachers played a fundamental role in this process, encouraging the exchange of ideas, debate and the collective construction of knowledge. Teaching geometric transformations is a crucial topic in mathematics teaching, as it helps students develop spatial and visual skills, in addition to promoting logical reasoning and understanding fundamental concepts. During the construction of the learning trail activities, teachers were able to explore these geometric transformations through everyday examples, interactive games, computer simulations and other practical activities. Furthermore, teachers were encouraged to create problems relatedto geometric transformations, in order to consolidate their understanding of the concepts. This type of practical and contextualized approach helped students understand the relevance and applicability of geometric transformations in their daily lives. As a result of this innovative educational process, students not only gained a solid understanding of geometric transformations, but also developed teamwork, communication and creative thinking skills. Furthermore, the learning trail and collaborative work developed for a dynamic and stimulating learning environment at the state school in Quipapá-PE, demonstrates the positive impact of innovative and collaborative pedagogical approaches in the teaching and learning process.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Silva (alex.antonio@aluno.uepb.edu.br) on 2024-04-27T02:31:03Z No. of bitstreams: 3 Termo de depósito BDTD.pdf: 236637 bytes, checksum: be54f2ce22e580f3ad7e7ab61aedeaf9 (MD5) DS - Alex Antônio da Silva.pdf: 4254799 bytes, checksum: b27f342758124b67a0cc700cf47d19d7 (MD5) PE - Alex Antônio da Silva.pdf: 2104858 bytes, checksum: 1a48867270fad795f277e226075632a7 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: alex.antonio@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Alex Antônio da Silva Matrícula: 2021032311 Prezado senhor, boa tarde. Nota explicativa No processo de submissão do trabalho acadêmico no repositório da BDTD (dissertações e teses) ou do DSpace (TCCs das graduações e das especializações), é necessário que todo trabalho acadêmico seja inspecionado a fim de verificar se a sua formatação está seguindo o padrão exigido pelo SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas), uma vez que a UEPB adota as normas da ABNT como padrão para normalização dos seus trabalhos de conclusão de curso. O Termo de Depósito, analogamente, é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também pode acarretar a rejeição da submissão. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções tomarão como base o template oficial que serve de modelo para dissertações, monografias e teses, com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= . Foram encontradas inconsistências quanto aos parâmetros de formatação determinados pelo conjunto das normas ABNT NBR aplicáveis aos trabalhos acadêmicos. A submissão foi recusada pelos motivos listados abaixo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 01. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página (como já estão), incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA 02. Na folha de rosto, segunda folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão e nas normas (sobretudo a ABNT NBR 14724:2011) . O que falta corrigir: O texto referente à natureza do trabalho acadêmico – a expressão logo após o título (com texto recuado 8 cm em relação à margem esquerda) – deve apresentar-se de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação (folha das assinaturas). Os textos estão diferentes. Recomendação: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba como requisito parcial à obtenção do título de mestre em Ensino de Ciências e Matemática. O nome do orientador tem que ser colocado centralizado em linha separada. Veja como está no modelo. 03. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: O texto referente à natureza do trabalho acadêmico – a expressão logo após o título (com texto recuado 8 cm em relação à margem esquerda) – deve apresentar-se de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação (folha das assinaturas). Os textos estão diferentes. Recomendação: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba como requisito parcial à obtenção do título de mestre em Ensino de Ciências e Matemática. O título do produto educacional deve ser retirado. Nessa folha, o permitido é colocar como imagem somente as assinaturas recortadas e coladas na devida posição (com o consentimento do respectivo membro da banca). Todo o restante do texto deverá seguir a formatação da referida folha conforme se encontra no modelo padrão. Em outras palavras, a folha de aprovação não pode ser colada aqui como imagem única. A expressão BANCA EXAMINADORA ficará em negrito, caixa alta, com fonte em tamanho 12 e centralizada na linha onde se encontra. Após a retificação, verifique se todos os outros elementos obrigatórios na folha estão presentes na mesma ordem e com a mesma formatação apresentadas no modelo. 04. A folha de aprovação (folha das assinaturas), a dedicatória e a(s) epígrafe(s) são elementos pré-textuais que ficam sem título e sem indicativo numérico (ABNT NBR 14724:2011). Sendo assim, retirar o título “DEDICATÓRIA” da folha de dedicatória. E deixá-la configurada conforme se apresenta no modelo de artigo. O espaçamento entre as linhas do texto da dedicatória é de 1.5. 05. Deixar o AGRADECIMENTOS com formatação igual a do modelo, segundo a ABNT NBR 14724:2011, ou seja, em negrito. 06. Com base na ABNT NBR 6028:2021, ajustes são necessários nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. O que falta corrigir: O espaçamento entrelinhas a ser usado nos textos do RESUMO e do ABSTRACT deve ser o padrão adotado para monografias, dissertações, relatórios e teses: de 1.5. Conforme a última versão da norma, no RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto da norma ABNT NBR 6028:2021: Palavras-chave: gestação; cuidado pré-natal; Aedes aegypti; IBGE; Brasil. Keywords: gestation; prenatal care; Aedes aegypti; IBGE; Brazil. 07. Os termos da LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS devem ficar em ordem alfabética (ABNT NBR 14724:2011). Consultar o modelo para comparar. Quanto às listas, de um modo geral, procurar colocá-las na mesma sequência conforme apresentada no modelo: Lista de ilustrações Lista de tabelas Lista de abreviaturas e siglas Lista de símbolos Se houver mais listas diferentes dessas, colocá-las no final da última lista da sequência acima. 08. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: Não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo numérico da seção e o seu título. Entre eles deve haver somente um espaço simples (ABNT NBR 6024:2012). Sendo assim: 1 INTRODUÇÃO (forma certa) 1. INTRODUÇÃO, 1.INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, etc (forma errada) No sumário, deve haver destaques tipográficos diferentes nos títulos das seções da parte textual e dos títulos dos elementos pós-textuais (tudo aquilo que vem a partir das referências) para deixar bem claro visualmente a natureza de cada divisão. Assim, serão usados de maneira uniforme fonte em caixa alta ou em minúsculas, negrito, fonte normal, itálico, etc, a fim de fazer essa diferenciação. Com o objetivo de estabelecer essa diferenciação e uniformização, já que todos os títulos das seções secundárias no corpo da obra (as seções do tipo 1.1 Problemática) estão em negrito, deixe todos os mesmos títulos no sumário em negrito, ou retire o negrito de todos os títulos das seções secundárias do corpo da obra. Comparar com a configuração do modelo, se preciso. “Os títulos e os subtítulos, se houver, sucedem os indicativos das seções. Recomenda-se que sejam alinhados pela margem do título do indicativo mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais” (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Ou seja, não pode haver no sumário recuos diferentes em relação à margem esquerda para qualquer título de elemento textual e pós-textual. Do que foi exposto acima, é preciso seguir o exemplo da estrutura do sumário que consta no modelo, reproduzido abaixo. Veja como devem ficar os alinhamentos: SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO ................................................................. 13 2 TÍTULO DA SEÇÃO PRIMÁRIA ........................................ 15 2.1 Título da seção secundária ............................................. 15 2.1.1 Título da seção terciária .................................................. 16 2.1.2 Título da seção terciária .................................................. 17 2.1.2.1 Título da seção quaternária ................................................... 17 2.1.2.1.1 Título da seção quinária ....................................................... 20 3 METODOLOGIA ............................................................... 21 4 RESULTADOS E DISCUSSÕES ......................................... 22 5 CONCLUSÃO .................................................................. 23 REFERÊNCIAS................................................................. 24 APÊNDICE A – INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS .. 27 ANEXO A – DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS ............. 28 Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. Segundo a norma ABNT NBR 6024:2012, todos os títulos das seções e subseções dos elementos textuais devem receber indicativo numérico de seção (o número à esquerda de cada título). Essa numeração tem que ser progressiva, hierárquica, sequencial. Não pode haver títulos soltos, sem indicativo numérico, no que se refere a títulos de elementos textuais. Sendo assim, numere a quinta seção primária: 5 CONSIDERAÇÕES E REFLEXÕES FINAIS Efetuar os mesmos ajustes no corpo da obra. Renomear o título do elemento pós-textual APÊNDICE: PRODUTO EDUCACIONAL para APÊNDICE A - PROCESSO PRODUTO EDUCACIONAL - PPE, ou seja, com a mesma denominação com que aparece na página 60. Usamos as letras maiúsculas do alfabeto de forma sequencial na ordem em que aparecem no texto para nomear apêndices e anexos. 09. Nos elementos textuais (no corpo da obra), os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, itálico, etc) e as mesmas denominações conforme utilizados no sumário. A mesma regra vale para os títulos dos elementos pós-textuais. 10. Na parte textual (= nos elementos textuais) todos os títulos das seções (primárias, secundárias, terciárias, quaternárias e quinárias) devem ficar alinhados (colados) na margem esquerda, sem nenhum recuo para a direita (ABNT NBR 6024:2012). Quanto a isso, fazer uma revisão geral para ajustar os recuos de todos os títulos. Consultar o modelo em caso de dúvida. 11. Em todos os títulos das seções e subseções nos elementos textuais não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo da seção (o numeral) e seu título. Entre eles deve existir somente um espaço simples (ABNT NBR 6024:2012). Sendo assim: 1 INTRODUÇÃO (certo) 1. INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, 1-INTRODUÇÃO, etc (errado) 12. Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), que tenha sido produzido pelo próprio autor, a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme mostrado no modelo: Fonte: Elaborado (ou Elaborada) pelo autor, ano. 13. Na atual página 58 (seguindo a ABNT NBR 6024:2012 e ABNT NBR 14724:2011), o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ficará centralizado na linha onde se encontra. Executar a mesma ação para os títulos dos apêndices. 14. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do trabalho acadêmico, mudando consequentemente a paginação da ficha catalográfica (FC), convém nesse caso realizar a solicitação da FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) somente após finalizadas todas as correções - a etapa que deve ser a última. Se ainda tiver dúvida a respeito da paginação da FC, na seção final desse relatório chamada LEITURA OPCIONAL, COMPLEMENTO 01, há um esquema muito prático explicando como se calcula a paginação. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). A regra para o cálculo da paginação da FC é a mais simples possível: considera-se o total de folhas da obra em PDF já completa e se faz a subtração por dois, ou seja: não são contadas a capa nem a folha da ficha catalográfica. FIM DOS APONTAMENTOS O termo de depósito foi inspecionado. O preenchimento dele está correto. Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6022: Informação e documentação - Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 02 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 03 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6024: Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 04 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6027: Informação e documentação - Sumário - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 05 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6028: Informação e documentação - Resumo, resenha e recensão - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2021. 06 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6034: Informação e documentação - Índice - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. 07 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10520: Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. 08 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14724: informação e documentação - trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011. 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey= 12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42 13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/ Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informações Científicas – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h OBS.: O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2024-04-29T15:39:02Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Silva (alex.antonio@aluno.uepb.edu.br) on 2024-05-06T01:09:34Z No. of bitstreams: 3 Termo de depósito BDTD.pdf: 236637 bytes, checksum: be54f2ce22e580f3ad7e7ab61aedeaf9 (MD5) DS - Alex Antônio da Silva.pdf: 4254799 bytes, checksum: b27f342758124b67a0cc700cf47d19d7 (MD5) PE - Alex Antônio da Silva.pdf: 2104858 bytes, checksum: 1a48867270fad795f277e226075632a7 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: alex.antonio@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Alex Antônio da Silva Matrícula: 2021032311 Prezado senhor Alex Antônio da Silva, boa tarde. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções tomarão como base o template oficial que serve de modelo para dissertações, monografias e teses, com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= . Foram encontradas inconsistências quanto aos parâmetros de formatação determinados pelo conjunto das normas ABNT NBR aplicáveis aos trabalhos acadêmicos. A submissão foi recusada pelos motivos listados abaixo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 01. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página (como já estão), incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA 02. Na folha de rosto, segunda folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão e nas normas (sobretudo a ABNT NBR 14724:2011) . O que falta corrigir: O nome do orientador tem que ser colocado centralizado em linha separada. Veja como está no modelo. 03. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: O texto referente à natureza do trabalho acadêmico – a expressão logo após o título (com texto recuado 8 cm em relação à margem esquerda) – deve apresentar-se de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação (folha das assinaturas). Os textos estão diferentes. Recomendação: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba como requisito parcial à obtenção do título de mestre em Ensino de Ciências e Matemática. O título do produto educacional deve ser retirado. Nessa folha, o permitido é colocar como imagem somente as assinaturas recortadas e coladas na devida posição (com o consentimento do respectivo membro da banca). Todo o restante do texto deverá seguir a formatação da referida folha conforme se encontra no modelo padrão. Em outras palavras, a folha de aprovação não pode ser colada aqui como imagem única. A expressão BANCA EXAMINADORA ficará em negrito, caixa alta, com fonte em tamanho 12 e centralizada na linha onde se encontra. Após a retificação, verifique se todos os outros elementos obrigatórios na folha estão presentes na mesma ordem e com a mesma formatação apresentadas no modelo. 04. A folha de aprovação (folha das assinaturas), a dedicatória e a(s) epígrafe(s) são elementos pré-textuais que ficam sem título e sem indicativo numérico (ABNT NBR 14724:2011). Sendo assim, retirar o título “DEDICATÓRIA” da folha de dedicatória. E deixá-la configurada conforme se apresenta no modelo de artigo. O espaçamento entre as linhas do texto da dedicatória é de 1.5. 05. Deixar o elemento pré-textual AGRADECIMENTOS com formatação igual a do modelo, segundo a ABNT NBR 14724:2011, ou seja, esse título fica em negrito. 06. Com base na ABNT NBR 6028:2021, ajustes são necessários nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. O que falta corrigir: O espaçamento entrelinhas a ser usado nos textos do RESUMO e do ABSTRACT deve ser o padrão adotado para monografias, dissertações, relatórios e teses: de 1.5. Conforme a última versão da norma, no RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto da norma ABNT NBR 6028:2021: Palavras-chave: gestação; cuidado pré-natal; Aedes aegypti; IBGE; Brasil. Keywords: gestation; prenatal care; Aedes aegypti; IBGE; Brazil. 07. Os termos da LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS devem ficar em ordem alfabética (ABNT NBR 14724:2011). Consultar o modelo para comparar. Quanto às listas, de um modo geral, procurar colocá-las na mesma sequência conforme apresentada no modelo: Lista de ilustrações Lista de tabelas Lista de abreviaturas e siglas Lista de símbolos Se houver mais listas diferentes dessas, colocá-las no final da última lista da sequência acima. 08. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: Não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo numérico da seção e o seu título. Entre eles deve haver somente um espaço simples (ABNT NBR 6024:2012). Sendo assim: 1 INTRODUÇÃO (forma certa) 1. INTRODUÇÃO, 1.INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, etc (forma errada) Sendo assim, retire o ponto do título da seção primária 4 PERCURSO METODOLÓGICO DA INVESTIGAÇÃO. No sumário, deve haver destaques tipográficos diferentes nos títulos das seções da parte textual e dos títulos dos elementos pós-textuais (tudo aquilo que vem a partir das referências) para deixar bem claro visualmente a natureza de cada divisão. Assim, serão usados de maneira uniforme fonte em caixa alta ou em minúsculas, negrito, fonte normal, itálico, etc, a fim de fazer essa diferenciação. Com o objetivo de estabelecer essa diferenciação e uniformização, já que todos os títulos das seções secundárias no corpo da obra (as seções do tipo 1.1 Problemática) estão em negrito, deixe todos os mesmos títulos no sumário em negrito; ou retire o negrito de todos os títulos das seções secundárias do corpo da obra. Comparar com a configuração do modelo, se preciso. “Os títulos e os subtítulos, se houver, sucedem os indicativos das seções. Recomenda-se que sejam alinhados pela margem do título do indicativo mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais” (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Ou seja, não pode haver no sumário recuos diferentes em relação à margem esquerda para qualquer título de elemento textual e pós-textual. Do que foi exposto acima, é preciso seguir o exemplo da estrutura do sumário que consta no modelo, reproduzido abaixo. Veja como devem ficar os alinhamentos: SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO ................................................................. 13 2 TÍTULO DA SEÇÃO PRIMÁRIA ........................................ 15 2.1 Título da seção secundária ............................................. 15 2.1.1 Título da seção terciária .................................................. 16 2.1.2 Título da seção terciária .................................................. 17 2.1.2.1 Título da seção quaternária ................................................... 17 2.1.2.1.1 Título da seção quinária ....................................................... 20 3 METODOLOGIA ............................................................... 21 4 RESULTADOS E DISCUSSÕES ......................................... 22 5 CONCLUSÃO .................................................................. 23 REFERÊNCIAS................................................................. 24 APÊNDICE A – INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS .. 27 ANEXO A – DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS ............. 28 Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. Segundo a norma ABNT NBR 6024:2012, todos os títulos das seções e subseções dos elementos textuais devem receber indicativo numérico de seção (o número à esquerda de cada título). Essa numeração tem que ser progressiva, hierárquica, sequencial. Não pode haver títulos soltos, sem indicativo numérico, no que se refere a títulos de elementos textuais. Sendo assim, numere a quinta seção primária: 5 CONSIDERAÇÕES E REFLEXÕES FINAIS Efetuar os mesmos ajustes no corpo da obra. Renomear o título do elemento pós-textual APÊNDICE: PRODUTO EDUCACIONAL para APÊNDICE A - PROCESSO PRODUTO EDUCACIONAL - PPE, ou seja, com a mesma denominação com que aparece na página 60. Usamos as letras maiúsculas do alfabeto de forma sequencial na ordem em que aparecem no texto para nomear apêndices e anexos. 09. Nos elementos textuais (no corpo da obra), os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, itálico, etc) e as mesmas denominações conforme utilizados no sumário. A mesma regra vale para os títulos dos elementos pós-textuais. 10. Na parte textual (= nos elementos textuais) todos os títulos das seções (primárias, secundárias, terciárias, quaternárias e quinárias) devem ficar alinhados (colados) na margem esquerda, sem nenhum recuo para a direita (ABNT NBR 6024:2012). Quanto a isso, fazer uma revisão geral para ajustar os recuos de todos os títulos. Consultar o modelo em caso de dúvida. 11. Em todos os títulos das seções e subseções nos elementos textuais não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo da seção (o numeral) e seu título. Entre eles deve existir somente um espaço simples (ABNT NBR 6024:2012). Sendo assim: 1 INTRODUÇÃO (certo) 1. INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, 1-INTRODUÇÃO, etc (errado) 12. Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), que tenha sido produzido pelo próprio autor, a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme mostrado no modelo: Fonte: Elaborado (ou Elaborada) pelo autor, ano. 13. Na atual página 58 (seguindo a ABNT NBR 6024:2012 e ABNT NBR 14724:2011), o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ficará centralizado na linha onde se encontra. Executar a mesma ação para os títulos dos apêndices. 14. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do trabalho acadêmico, mudando consequentemente a paginação da ficha catalográfica (FC), convém nesse caso realizar a solicitação da FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) somente após finalizadas todas as correções - a etapa que deve ser a última. Se ainda tiver dúvida a respeito da paginação da FC, na seção final desse relatório chamada LEITURA OPCIONAL, COMPLEMENTO 01, há um esquema muito prático explicando como se calcula a paginação. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). A regra para o cálculo da paginação da FC é a mais simples possível: considera-se o total de folhas da obra em PDF já completa e se faz a subtração por dois, ou seja: não são contadas a capa nem a folha da ficha catalográfica. FIM DOS APONTAMENTOS O termo de depósito foi inspecionado. O preenchimento dele está correto e as assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br estão sendo reconhecidas pelo serviço de autenticação https://validar.iti.gov.br/. Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6022: Informação e documentação - Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 02 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 03 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6024: Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 04 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6027: Informação e documentação - Sumário - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 05 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6028: Informação e documentação - Resumo, resenha e recensão - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2021. 06 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6034: Informação e documentação - Índice - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. 07 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10520: Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. 08 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14724: informação e documentação - trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011. 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey= 12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42 13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/ Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informações Científicas – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h OBS.: O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2024-05-06T16:18:10Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Silva (alex.antonio@aluno.uepb.edu.br) on 2024-05-09T02:01:37Z No. of bitstreams: 3 Termo de depósito BDTD.pdf: 236637 bytes, checksum: be54f2ce22e580f3ad7e7ab61aedeaf9 (MD5) DS - Alex Antonio da Silva.pdf: 3894042 bytes, checksum: 2eb7fe5f7be25892ffbb392d1d7655cc (MD5) PE - Alex Antônio da Silva.pdf: 2119956 bytes, checksum: 3bf2ae4f8c3fd8e70a46d92dac87f54a (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: 01. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página (como já estão), incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA 02. Os termos da LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS devem ficar em ordem alfabética (ABNT NBR 14724:2011). Consultar o modelo para comparar. 03. Quanto às listas, de um modo geral, procurar colocá-las na mesma sequência conforme apresentada no modelo: Lista de ilustrações Lista de abreviaturas e siglas Lista de quadros 04. A descrição da fonte da figura 1 deve ser “Fonte: Elaborada pelo autor, ano.” on 2024-05-09T11:40:03Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Silva (alex.antonio@aluno.uepb.edu.br) on 2024-05-10T02:16:55Z No. of bitstreams: 3 Termo de depósito BDTD.pdf: 236637 bytes, checksum: be54f2ce22e580f3ad7e7ab61aedeaf9 (MD5) PE - Alex Antônio da Silva.pdf: 2119956 bytes, checksum: 3bf2ae4f8c3fd8e70a46d92dac87f54a (MD5) DS - Alex Antônio da Silva.pdf: 4379872 bytes, checksum: 1113c0ae8b7e1debec239c9fed52ab58 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br) on 2024-05-10T11:38:26Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Termo de depósito BDTD.pdf: 236637 bytes, checksum: be54f2ce22e580f3ad7e7ab61aedeaf9 (MD5) PE - Alex Antônio da Silva.pdf: 2119956 bytes, checksum: 3bf2ae4f8c3fd8e70a46d92dac87f54a (MD5) DS - Alex Antônio da Silva.pdf: 4379872 bytes, checksum: 1113c0ae8b7e1debec239c9fed52ab58 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-21T13:05:47Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Termo de depósito BDTD.pdf: 236637 bytes, checksum: be54f2ce22e580f3ad7e7ab61aedeaf9 (MD5) PE - Alex Antônio da Silva.pdf: 2119956 bytes, checksum: 3bf2ae4f8c3fd8e70a46d92dac87f54a (MD5) DS - Alex Antônio da Silva.pdf: 4379872 bytes, checksum: 1113c0ae8b7e1debec239c9fed52ab58 (MD5) Previous issue date: 2023-11-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectTransformações Geométricaspor
dc.subjectTrilha de Aprendizagempor
dc.subjectTrabalho Colaborativopor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectProcesso Educacionalpor
dc.subjectGeometric Transformationseng
dc.subjectLearning Trackeng
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dc.subjectTransformaciones Geométricasspa
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dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.subject.cnpqENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.titleO ensino de transformações geométricas por meio de uma trilha de aprendizagem em uma escola estadual do município de Quipapá-PE a partir de um trabalho colaborativopor
dc.title.alternativeTeaching geometric transformations through a learning track in a state school in the municipality of Quipapá-PE from collaborative workeng
dc.title.alternativeEnseñanza de transformaciones geométricas a través de una ruta de aprendizaje en una escuela estatal del municipio de Quiapapá-PE a partir del trabajo colaborativospa
dc.typeDissertaçãopor
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