Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4851
Tipo do documento: Tese
Título: A exploração, resolução e proposição de problemas e o letramento matemático como potencializadores do ensino e aprendizagem de multiplicação e divisão
Autor: Queiroz, Kátia Joana de 
Primeiro orientador: Andrade, Silvanio de
Primeiro membro da banca: Andrade, Silvanio de
Segundo membro da banca: Almeida, José Joelson Pimentel de
Terceiro membro da banca: Silva, Rômulo Alexandre da
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar a Metodologia de Exploração, Resolução e Proposição de problemas e o Letramento Matemático como elementos essenciais para o processo de ensinoaprendizagem de multiplicação e divisão nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os alunos desta etapa enfrentam dificuldades no que diz respeito à leitura, à escrita e relacionadas aos conceitos matemáticos, sendo necessário desenvolver as competências de leitura e escrita em Matemática. No cotidiano escolar, conexões entre a língua materna e a Matemática dificilmente são evidenciadas, como se as disciplinas convivessem juntas, mas em aulas separadas. Desse modo, trazemos um levantamento bibliográfico da Resolução de Problemas delineada como uma proposta inovadora de caráter construtivista e sócio-político-cultural. Nela, o aluno não parte de modelos, parte de problemas que ele mesmo elabora, ou o professor. Apresentamos, também, o aporte teórico sobre o Letramento Matemático, em que se discute o ensino da Matemática mediado pela língua materna, através da qual a linguagem matemática chega ao aluno. Este ensino precisa ser conduzido de forma que permita ao aluno ler, escrever e interpretar o mundo matematicamente. A pesquisa elenca, na prática, a seleção de narrativas da Literatura Infantil e, a partir delas, a Resolução de problemas de multiplicação e divisão. Tratase de um estudo qualitativo e de abordagem pedagógica, que articula práticas do Letramento Matemático, da análise metodológica e da mediação da Resolução de Problemas.
Abstract: This study aims to analyze the Methodology of Exploration, Resolution and Proposition of problems and Mathematical Literacy as essential elements for the teaching-learning process of multiplication and division in the early years of Elementary School. Students in the early years face difficulties with regard to reading, writing and related to mathematical concepts, requiring the development of reading and writing skills in mathematics. In everyday school life, connections between the mother tongue and mathematics are hardly evident, as if the disciplines lived together, but in separate classes. In this way, we bring a bibliographic survey of Problem Solving outlined as an innovative proposal of a constructivist and socio-political-cultural character. In it, the student does not start from models, the student starts from problems that he himself elaborates, or the teacher. We also present the theoretical contribution on Mathematical Literacy, in which the teaching of mathematics mediated by the mother tongue is discussed, through which the mathematical language reaches the student. This teaching needs to be conducted in a way that allows the student to read, write and interpret the world mathematically. The research lists, in practice, the selection of children's literature narratives and, from them, the resolution of multiplication and division problems. This is a qualitative study with a pedagogical approach that articulates Mathematical Literacy practices, methodological analysis and the mediation of Problem Solving.
Palavras-chave: Ensino fundamental
Letramento matemático
Resolução de problemas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: QUEIROZ, Kátia Joana de. A exploração, resolução e proposição de problemas e o letramento matemático como potencializadores do ensino e aprendizagem de multiplicação e divisão. 2023. 278 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4851
Data de defesa: 19-Jun-2023
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Kátia Joana de QueirozDS - Kátia Joana de Queiroz2.93 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
Termo de Depósito BDTDTermo de Depósito BDTD86.05 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.