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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4715
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A atividade algébrica e o significado da igualdade através da exploração e proposição de problemas e o tecer de uma investigação na formação inicial |
Primeiro orientador: | Andrade, Silvanio de |
Primeiro membro da banca: | Marcatto, Flavia Sueli Fabiani |
Segundo membro da banca: | Rêgo, Rogéria Gaudêncio do |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo investigar, com olhar da Educação Algébrica, qual a compreensão que futuros professores de matemática têm do sinal de igualdade. O estudo da literatura foi realizado diante de uma investigação da Educação Algébrica, de modo a observar como vêm se desenvolvendo as pesquisas sobre ensino- aprendizagem através da Exploração, Resolução e Proposição de Problemas. A literatura das pesquisas instigou a realização de aulas com Atividades Algébricas através da Exploração, Resolução e Proposição de Problemas, para a compreensão do significado da Igualdade. O intuito foi sanar inquietações na nossa trajetória e contribuir para a formação da Licenciatura em Matemática na área da Educação Algébrica. A pesquisa, em suas atividades práticas, na produção e análise dos dados, é caracterizada como qualitativa. A investigação foi desenvolvida em uma turma da licenciatura em matemática, na disciplina de Laboratório de Álgebra, de um campus de uma universidade estadual. As aulas aconteceram por meio do ensino remoto, mediado pelo uso de tecnologia síncrona, via web conferência, no contexto de isolamento social tendo em vista a pandemia da Covid-19 no Brasil. Os dados foram produzidos durantes as aulas da disciplina através de gravação da tela da web conferência, através dos registros da pesquisadora e dos participantes, em cadernos e chat de mensagens. Para a produção dos dados, realizamos aulas com o seguinte questionamento: “como a Exploração e a Proposição de Problemas Multicontextuais contribuem para a compreensão do sinal de igualdade por futuros professores de matemática na atividade algébrica?”. Essa questão aflorou o desejo pela busca de evidências e, durante a análise dos resultados, pudemos apresentar e discutir sobre a vivência desta experienciação pelos licenciandos. Como resultados, destacou-se a compreensão do significado da igualdade durante o processo, evidenciada através da apresentação das ideias durante o trabalho com os problemas, e por meio da participação e engajamento no fazer matemático. Dessa forma, ao tratar da igualdade dentro da Atividade Algébrica, percebeu-se que os licenciandos se apresentaram receptivos e contribuíram com as etapas do processo da pesquisa, realizando suas reflexões e sínteses, bem como demonstrando tal compreensão durante a exploração. A Proposição de problemas se mostrou como uma prática nova para os licenciandos, porém desafiadora e instigante diante do fazer matemático tendo em vista o processo de ensino-aprendizagem, construindo uma postura para fazer matemática no ambiente da formação inicial. Nesse sentido, os resultados se direcionam para a contribuição na construção da compreensão através da Exploração, Resolução e Proposição de Problemas com o tecer dos fios da Educação Algébrica dentro da Formação Inicial, formando um tecido matemático sustentável nesta pesquisa. |
Abstract: | The present work aims to investigate, with a critical eye, what is the understanding that future mathematics teachers have of the equality sign. The study of the literature was carried out in front of an investigation of Algebraic Education, in order to observe how the research on teaching-learning through Exploration, Solving and Posing of Problems has been developed. The literature of the researches instigated the realization of classes with Algebraic Activities through Exploration, Solving and Posing of Problems, to understand the meaning of Equality. The intention was to solve questions in our trajectory and to contribute to the formation of undergraduate students in the area of Algebraic Education. The research, in its practical activities, in the production and analysis of data, is characterized as qualitative. The research was developed in a mathematics undergraduate class, in the subject Algebra Laboratory, in a campus of the state university. The classes took place through remote teaching, mediated by the use of synchronous technology, via web conference, in the context of social isolation in view of the Covid-19 pandemic in Brazil. The data were produced during the course classes through screen recordings of the web conference, through the researcher's and the participants' records in notebooks, and through chat messages. To produce the data, we conducted classes with the following question: "how do Multicontextual Problem Exploration and Posing contribute to the understanding of the equality sign by future mathematics teachers in algebraic activity?". This question aroused the desire to search for evidence and, during the analysis of the results, we could present and discuss the experience of this experimentation by the undergraduates. As results, the understanding of the meaning of equality during the process stood out, evidenced by the presentation of ideas during the work with the problems, and by the participation and engagement in doing mathematics. Thus, when dealing with equality within the Algebraic Activity, it was noticed that the undergraduates were receptive and contributed to the stages of the research process, making their reflections and syntheses, as well as demonstrating such understanding during the exploration. The problem posing proved to be a new practice for the undergraduates, but challenging and instigating when facing the mathematical process in view of the teaching-learning process, building an attitude to do mathematics in the initial training environment. In this sense, the results are directed to the conclusion that there was a contribution of understanding through Exploration, Solving and Posing of Problems with the weaving of the threads of Algebraic Education within the Initial Training, forming a sustainable mathematical fabric in this research. |
Palavras-chave: | Educação algébrica Ensino de Matemática Problemas matemáticos Ensino-aprendizagem |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM MATEMATICA::ALGEBRA CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
Citação: | SILVA, Raimunda Thaiz Mendes. A atividade algébrica e o significado da igualdade através da exploração e proposição de problemas e o tecer de uma investigação na formação inicial. 2023. 98 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023 |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4715 |
Data de defesa: | 1-Mar-2023 |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
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