Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4649
Tipo do documento: Dissertação
Título: Caminhos para produção de significados por meio de representações semióticas e do dialogismo em aulas de cônicas
Título(s) alternativo(s): Paths for the meanings production through semiotic representations and dialogism in conics classes
Autor: Leite, Elvira Carmen Farias Agra Leite
Primeiro orientador: Almeida, José Joelson Pimentel de
Primeiro membro da banca: Azeredo, Maria Alves de
Segundo membro da banca: Soares, Luiz Avelange
Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo geral é investigar sobre a compreensão do conteúdo de cônicas, em seus variados registros de representação, por meio das interações discursivas em aulas remotas. Para alcançarmos nosso objetivo, ancoramo-nos em pesquisadores como Saussure, Frege, Peirce e Raymond Duval, na compreensão de Semiótica, da Teoria dos Registros de Representação Semiótica e de alguns elementos acerca das condições nas quais ocorre a aprendizagem em Matemática; em Gómez-Granell e Almeida com reflexões sobre a linguagem matemática e a produção de significados nas aulas de Matemática; E no que diz respeito ao dialogismo, os pressupostos são os de Bakhtin, entre outros autores que colaboraram para o entendimento dos conceitos utilizados. Nossa investigação caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, realizada em uma turma de 29 alunos do 3º ano do Ensino Técnico Integrado ao Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, campus Campina Grande, em período de ensino remoto emergencial, decorrente da pandemia de COVID-19. Os dados foram coletados através de gravações das aulas sobre cônicas, ministradas durante o 4º bimestre dessa turma, juntamente com o material produzido pelo seu professor e as respostas referentes à avaliação do conteúdo, produzidas pelos alunos. A partir deste cenário, e dos autores com os quais a pesquisa dialogou, analisamos os resultados, buscando possíveis relações entre os aspectos da Teoria dos Registros de Representação Semiótica e a compreensão dos enunciados em situações concretas de comunicação, por meio da produção e das articulações enunciativas utilizando a Análise Dialógica do Discurso. Os resultados nos mostraram que, em relação à mobilização dos registros de representação das cônicas, a grande maioria dos alunos conseguiu realizar conversões entre registros da elipse e da parábola em um sentido de conversão, alcançando resultados satisfatórios no instrumento avaliativo, enquanto a minoria conseguiu realizar a conversão entre os registros da hipérbole nos dois sentidos, não alcançando a compreensão integrativa dessa representação e que os alunos que se dispuseram a representar as cônicas graficamente, como uma representação auxiliar, tiveram melhores resultados nos tratamentos algébricos. Em relação às situações de interação discursiva, os resultados nos mostram que estas, e mesmo os silêncios, podem contribuir ou limitar a aprendizagem do conteúdo de cônicas em aulas remotas, conforme sejam bem direcionadas e incentivadas ou quando ausentes ou restritivas, sendo de fundamental importância a condução do professor para alcançar os objetivos definidos para o conteúdo e possibilitar melhores resultados na mobilização dos registros de representação semiótica das cônicas.
Abstract: The present work presents the results of a research whose general objective is to investigate the understanding of the content of conics, in its varied representation registers, through discursive interactions in remote classes. In order to reach our objective, we are anchored in researchers such as Saussure, Frege, Peirce and Raymond Duval, in the understanding of Semiotics, the Theory of Semiotic Representation Registers and some elements about the conditions in which learning in Mathematics takes place; in Gómez-Granell and Almeida with reflections on mathematical language and meaning production in Mathematics classes; And with regard to dialogism, the assumptions are those of Bakhtin, among other authors who collaborated for the understanding of the concepts used. Our investigation is characterized as a qualitative research, carried out in a group of 29 students of the 3rd year of Technical Education Integrated to the Medium, of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Paraíba, Campina Grande campus, in a period of emergency remote teaching, resulting from the COVID-19 pandemic. Data were collected through recordings of classes on conics, taught during the 4th two-month period of this group, together with the material produced by their teacher and the answers referring to the evaluation of the content, produced by the students. From this scenario, and from the authors with whom the research dialogued, we analyzed the results, seeking possible relationships between the aspects of the Theory of Semiotic Representation Registers and the understanding of utterances in concrete communication situations, through production and articulations enunciative statements using Dialogic Discourse Analysis. The results showed us that, in relation to the mobilization of conic representation records, the vast majority of students were able to convert between ellipse and parabola records in a conversion direction, achieving satisfactory results in the evaluative instrument, while the minority managed to perform the conversion between the registers of the hyperbola in both directions, not reaching the integrative understanding of this representation and that the students who were willing to represent the conics graphically, as an auxiliary representation, had better results in the algebraic treatments. Regarding discursive interaction situations, the results show us that these, and even silences, can contribute or limit the learning of conics content in remote classes, depending on whether they are well directed and encouraged or when absent or restrictive, being of fundamental importance the teacher’s guidance to achieve the objectives defined for the content and enable better results in the mobilization of records of semiotic representation of conics.
Palavras-chave: Aprendizagem em Matemática
Interações discursivas
Semiótica
Learning in Mathematics
Semiotics
Discursive interactions
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: LEITE, Elvira Carmen Farias Agra Leite. Caminhos para produção de significados por meio de representações semióticas e do dialogismo em aulas de cônicas. 2022. 309f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4649
Data de defesa: 19-Dez-2022
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Elvira Carmen Farias Agra LeiteDS - Elvira Carmen Farias Agra Leite3.76 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Depósito BDTDTermo de Depósito BDTD1.09 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons