Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4649
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Leite, Elvira Carmen Farias Agra Leite | - |
dc.contributor.advisor1 | Almeida, José Joelson Pimentel de | - |
dc.contributor.referee1 | Azeredo, Maria Alves de | - |
dc.contributor.referee2 | Soares, Luiz Avelange | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-29T12:20:17Z | - |
dc.date.available | 2999-12-31 | por |
dc.date.issued | 2022-12-19 | - |
dc.identifier.citation | LEITE, Elvira Carmen Farias Agra Leite. Caminhos para produção de significados por meio de representações semióticas e do dialogismo em aulas de cônicas. 2022. 309f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4649 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo geral é investigar sobre a compreensão do conteúdo de cônicas, em seus variados registros de representação, por meio das interações discursivas em aulas remotas. Para alcançarmos nosso objetivo, ancoramo-nos em pesquisadores como Saussure, Frege, Peirce e Raymond Duval, na compreensão de Semiótica, da Teoria dos Registros de Representação Semiótica e de alguns elementos acerca das condições nas quais ocorre a aprendizagem em Matemática; em Gómez-Granell e Almeida com reflexões sobre a linguagem matemática e a produção de significados nas aulas de Matemática; E no que diz respeito ao dialogismo, os pressupostos são os de Bakhtin, entre outros autores que colaboraram para o entendimento dos conceitos utilizados. Nossa investigação caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, realizada em uma turma de 29 alunos do 3º ano do Ensino Técnico Integrado ao Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, campus Campina Grande, em período de ensino remoto emergencial, decorrente da pandemia de COVID-19. Os dados foram coletados através de gravações das aulas sobre cônicas, ministradas durante o 4º bimestre dessa turma, juntamente com o material produzido pelo seu professor e as respostas referentes à avaliação do conteúdo, produzidas pelos alunos. A partir deste cenário, e dos autores com os quais a pesquisa dialogou, analisamos os resultados, buscando possíveis relações entre os aspectos da Teoria dos Registros de Representação Semiótica e a compreensão dos enunciados em situações concretas de comunicação, por meio da produção e das articulações enunciativas utilizando a Análise Dialógica do Discurso. Os resultados nos mostraram que, em relação à mobilização dos registros de representação das cônicas, a grande maioria dos alunos conseguiu realizar conversões entre registros da elipse e da parábola em um sentido de conversão, alcançando resultados satisfatórios no instrumento avaliativo, enquanto a minoria conseguiu realizar a conversão entre os registros da hipérbole nos dois sentidos, não alcançando a compreensão integrativa dessa representação e que os alunos que se dispuseram a representar as cônicas graficamente, como uma representação auxiliar, tiveram melhores resultados nos tratamentos algébricos. Em relação às situações de interação discursiva, os resultados nos mostram que estas, e mesmo os silêncios, podem contribuir ou limitar a aprendizagem do conteúdo de cônicas em aulas remotas, conforme sejam bem direcionadas e incentivadas ou quando ausentes ou restritivas, sendo de fundamental importância a condução do professor para alcançar os objetivos definidos para o conteúdo e possibilitar melhores resultados na mobilização dos registros de representação semiótica das cônicas. | por |
dc.description.abstract | The present work presents the results of a research whose general objective is to investigate the understanding of the content of conics, in its varied representation registers, through discursive interactions in remote classes. In order to reach our objective, we are anchored in researchers such as Saussure, Frege, Peirce and Raymond Duval, in the understanding of Semiotics, the Theory of Semiotic Representation Registers and some elements about the conditions in which learning in Mathematics takes place; in Gómez-Granell and Almeida with reflections on mathematical language and meaning production in Mathematics classes; And with regard to dialogism, the assumptions are those of Bakhtin, among other authors who collaborated for the understanding of the concepts used. Our investigation is characterized as a qualitative research, carried out in a group of 29 students of the 3rd year of Technical Education Integrated to the Medium, of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Paraíba, Campina Grande campus, in a period of emergency remote teaching, resulting from the COVID-19 pandemic. Data were collected through recordings of classes on conics, taught during the 4th two-month period of this group, together with the material produced by their teacher and the answers referring to the evaluation of the content, produced by the students. From this scenario, and from the authors with whom the research dialogued, we analyzed the results, seeking possible relationships between the aspects of the Theory of Semiotic Representation Registers and the understanding of utterances in concrete communication situations, through production and articulations enunciative statements using Dialogic Discourse Analysis. The results showed us that, in relation to the mobilization of conic representation records, the vast majority of students were able to convert between ellipse and parabola records in a conversion direction, achieving satisfactory results in the evaluative instrument, while the minority managed to perform the conversion between the registers of the hyperbola in both directions, not reaching the integrative understanding of this representation and that the students who were willing to represent the conics graphically, as an auxiliary representation, had better results in the algebraic treatments. Regarding discursive interaction situations, the results show us that these, and even silences, can contribute or limit the learning of conics content in remote classes, depending on whether they are well directed and encouraged or when absent or restrictive, being of fundamental importance the teacher’s guidance to achieve the objectives defined for the content and enable better results in the mobilization of records of semiotic representation of conics. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Elvira Carmen Farias Agra Leite (elvira.leite@aluno.uepb.edu.br) on 2023-05-01T20:12:41Z No. of bitstreams: 3 Dissertação ElviraAprovada.pdf: 19483810 bytes, checksum: 519e77db322bab9bf045792b1e47b507 (MD5) elvira_autorizacao_biblioteca.pdf: 1118817 bytes, checksum: f2b5441838c127f92c6c84bfdd1062ae (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: elvira.leite@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Elvira Carmen Farias Agra Leite Matrícula: 2020095104 Prezado(a) concluinte, boa tarde. Nota explicativa No processo de submissão do trabalho acadêmico no repositório da BDTD (dissertações e teses) ou do DSpace (TCCs das graduações e das especializações), é necessário que todo trabalho acadêmico seja inspecionado a fim de verificar se a sua formatação está seguindo o padrão exigido pelo SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas), pois a “UEPB adotou as normas da ABNT como padrão para normalização dos seus Trabalhos de Conclusão de Curso’. O Termo de Depósito, analogamente, é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também pode acarretar a rejeição da submissão. Aceita a submissão, o depósito definitivo do trabalho acadêmico é efetivado. A consulta pública online à obra ficará disponível a partir da data determinada pelo concluinte com base nos prazos definidos no manual do depósito. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções tomarão como base o template oficial que serve de modelo para dissertações, monografias e teses, com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= . Procedimentos preliminares de preparação – Conforme instruções do manual de autodepósito, o trabalho acadêmico em PDF ficará nomeado como no exemplo abaixo (substitua pelo seu nome): Se for uma dissertação: DS - João Manoel da Silva Recomendações básicas sobre normas da ABNT Como recomendações básicas para trabalhos acadêmicos no formato de dissertação, monografia, relatório ou tese, segundo o modelo da Biblioteca Central, páginas 13 e 14, em conformidade com as normas ABNT NBR citadas no final desse relatório: “Todo o texto deve ser digitado em cor preta. Se impresso, usar papel branco ou reciclado. As margens do trabalho devem ser: esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm. A fonte utilizada recomenda-se ser Times New Roman ou Arial, tamanho 12, inclusive a capa, com exceção das citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, ficha catalográfica, legendas e fontes das ilustrações e das tabelas, que devem ser em fonte tamanho 10. O texto deve ser justificado e o espaçamento deve ser 1,5 entre linhas, excetuando-se as citações de mais de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas das ilustrações e das tabelas, natureza (tipo do trabalho, objetivo, nome da instituição a que é submetido e área de concentração), que devem ser digitados ou datilografados em espaço simples. O trabalho deve ser dividido em seções e subseções, se necessário. O título das seções primária, secundária, terciária, quaternária e quinária devem ter o mesmo destaque gráfico (fonte, negrito, sublinhado e itálico), conforme utilizado no sumário. Sempre as seções primárias iniciam páginas novas”. A submissão da obra acadẽmica temporariamente não foi aceita. O depósito poderá ser editado pelo(a) concluinte para que os ajustes propostos nos apontamentos seguintes sejam implementados. Depois disso, basta efetuar uma nova submissão. Seguem os apontamentos para as devidas retificações. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 01. O tamanho do seu arquivo, de quase 20 MB, está acima do tamanho limite especificado pelo manual, que é de até 5 MB. O arquivo terá que passar por processo um de compressão para ficar dentro dos padrões exigidos. Há várias formas de se fazer essa redução. Há, por exemplo, serviços em nuvem, como o I Love PDF, oferecido por uma de Barcelona, Espanha (https://www.ilovepdf.com/pt/comprimir_pdf), que comprimem arquivos em PDF já prontos. Mas não é o único site que faz isso, há vários outros serviços. Existem também várias outras maneiras de se efetuar a compressão de arquivos já prontos, como a própria edição das imagens dos arquivos originais em Word a fim de reduzir o tamanho das imagens. Fica a critério e sob a responsabilidade dos concluintes achar a forma mais certa, eficiente e segura de se efetuar a operação. 02. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página (como já estão), incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 02. Na folha de rosto, segunda folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão e nas normas. O que falta corrigir: No texto referente à natureza do trabalho, inserir uma linha em branco de espaço simples entre “...de Ciências e Educação Matemática.” e a expressão “Área de Concentração …” Analogamente, inserir uma linha em branco de espaço simples entre “Área de Concentração …” e a expressão “Linha de Pesquisa …”. Observar no modelo a posição em que deve ficar o nome do orientador: tem que ficar centralizado na linha. 03. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: No texto referente à natureza do trabalho, inserir uma linha em branco de espaço simples entre “...de Ciências e Educação Matemática.” e a expressão “Área de Concentração …” Analogamente, inserir uma linha em branco de espaço simples entre “Área de Concentração …” e a expressão “Linha de Pesquisa …”. Logo abaixo da expressão “Linha de Pesquisa …”, retirar o nome do orientador. 04. Nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT ajustes são necessários. O que falta corrigir: Conforme a última versão da norma ABNT NBR 6028:2021, no RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto da norma ABNT NBR 6028:2021: Palavras-chave: gestação; cuidado pré-natal; Aedes aegypti; IBGE; Brasil. Keywords: gestation; prenatal care; Aedes aegypti; IBGE; Brazil. 05. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027 e na configuração apresentada no template. O que falta retificar: Se possível, conforme apresentado no modelo, deixar os indicativos numéricos de seção (os numerais à esquerda) e os respectivos títulos no mesmo alinhamento, sem recuos diferentes com relação à margem esquerda, 06. Em todo quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc) onde aparecer a expressão “Fonte: Elaborada pela autora.” (ou alguma expressão semelhante a essa), é recomendável (conforme o modelo) substituir pela seguinte: Fonte: Elaborado (ou Elaborada) pela autora, ano. 07. Na atual página XXXXX (seguindo a ABNT NBR 6024:2012 e ABNT NBR 14724:2011), deixar o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS centralizado na linha onde se encontra. Executar a mesma ação para os títulos dos apêndices e dos anexos, se tais elementos existirem na obra. Todo título de elemento pós-textual (referências, glossário, apêndice, anexo e índice) fica centralizado na linha, não tem numeração à esquerda (o indicativo numérico de seção) e recebe o mesmo destaque tipográfico das seções primárias (ABNT NBR 14724:2011 e ABNT NBR 6024:2012). FIM DOS APONTAMENTOS O Termo de Depósito foi inspecionado, o preenchimento dele está correto. Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório. COMPLEMENTO 01 LEITURA OPCIONAL - Como saber qual é a paginação da ficha catalográfica: A título de informação, podemos determinar a paginação da ficha catalográfica (PagFC) usando a seguinte fórmula básica: PagFC = Total de folhas - 2 Ou seja, a paginação da ficha catalográfica é o número total de folhas (considerando que a própria página da FC já está no TCC ou no produto educacional) descontando a capa e a folha da FC. Exemplos: Se o total de folhas = 60, então PagFC = 60 - 2 = 58 Se o total de folhas = 40, então PagFC = 40 - 2 = 38 E assim por diante. COMPLEMENTO 02: LEITURA OPCIONAL - Como saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico: A título de informação, numa monografia, dissertação ou tese a numeração das páginas começa a aparecer a partir da primeira página do elemento textual geralmente denominado INTRODUÇÃO (que pode ter outros nomes) conforme a regra a seguir: Paginação da INTRODUÇÃO = (Nº de folhas da capa até a INTRODUÇÃO) - 2 OBS.: “Até a INTRODUÇÃO” quer dizer: contando inclusive com essa folha. Exemplo: Da capa até a INTRODUÇÃO uma monografia tem 12 folhas: Logo,a numeração da página da primeira folha da INTRODUÇÃO = 12 - 2 = 10 Nessa contagem, sempre descontamos a capa e a folha da ficha catalográfica presentes nos elementos pré-textuais, por isso subtraímos duas folhas no final. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - ABNT NBR 6022:2018 – Apresentação de artigos em publicações periódicas 02 - ABNT NBR 6023:2018 – Informação e documentação – Referências – Elaboração 03 - ABNT NBR 6024:2012 – Numeração progressiva das seções de um documento 04 - ABNT NBR 6027:2012 – Sumário – Apresentação 05 - ABNT NBR 6028:2021 – Resumo – Apresentação 06 - ABNT NBR 6034:2004 – Índice – Apresentação 07 - ABNT NBR 10520:2002 – Citações em documentos – Apresentação 08 - ABNT NBR 14724:2011 – Trabalhos Acadêmicos: Apresentação 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey= 12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42 13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/ Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo C. de Andrade Auxiliar de Biblioteca Setor Clínica do Trabalho Acadêmico - SECTA Biblioteca Central - UEPB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h OBS.: O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente. Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2023-05-02T18:10:40Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Elvira Carmen Farias Agra Leite (elvira.leite@aluno.uepb.edu.br) on 2023-05-25T23:02:35Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) elvira_autorizacao_biblioteca.pdf: 1118817 bytes, checksum: f2b5441838c127f92c6c84bfdd1062ae (MD5) DS - Elvira Carmen Farias Agra Leite.pdf: 3850589 bytes, checksum: 2ed0d5285bd03209696566edf4b29140 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2023-05-26T17:32:24Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) elvira_autorizacao_biblioteca.pdf: 1118817 bytes, checksum: f2b5441838c127f92c6c84bfdd1062ae (MD5) DS - Elvira Carmen Farias Agra Leite.pdf: 3850589 bytes, checksum: 2ed0d5285bd03209696566edf4b29140 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-05-29T12:20:17Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) elvira_autorizacao_biblioteca.pdf: 1118817 bytes, checksum: f2b5441838c127f92c6c84bfdd1062ae (MD5) DS - Elvira Carmen Farias Agra Leite.pdf: 3850589 bytes, checksum: 2ed0d5285bd03209696566edf4b29140 (MD5) Previous issue date: 2022-12-19 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM | por |
dc.rights | Acesso Embargado | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
dc.subject | Aprendizagem em Matemática | por |
dc.subject | Interações discursivas | por |
dc.subject | Semiótica | por |
dc.subject | Learning in Mathematics | eng |
dc.subject | Semiotics | eng |
dc.subject | Discursive interactions | eng |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.title | Caminhos para produção de significados por meio de representações semióticas e do dialogismo em aulas de cônicas | por |
dc.title.alternative | Paths for the meanings production through semiotic representations and dialogism in conics classes | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DS - Elvira Carmen Farias Agra Leite | DS - Elvira Carmen Farias Agra Leite | 3.76 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo de Depósito BDTD | Termo de Depósito BDTD | 1.09 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons