Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4486
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Renato Duarte-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1520731283716857por
dc.contributor.advisor1Huanca, Roger Ruben Huaman-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3150172690409243por
dc.contributor.referee1Almeida, Helber Rangel Formiga Leite de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6267763090014832por
dc.contributor.referee2Bernardo, Leomaques Francisco Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9457954633151479por
dc.date.accessioned2023-03-31T19:46:03Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2022-12-21-
dc.identifier.citationGOMES, Renato Duarte. Performance da resolução de problemas no ensino de equação do 2º grau, um estudo dos métodos de fatoração e do Método de Po-Shen Loh. 2022. 172f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4486-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo investigar as contribuições de uma proposta de ensino através da Resolução de Problemas sobre a articulação dos métodos de Fatoração de Expressões Algébricas e o método de Po-Shen Loh na resolução de equações do 2º grau. Para isso, a Pesquisa de Campo concentrou-se na realização de um Minicurso de vinte horas, intitulado: Ensino de equação do 2º grau à luz da Resolução de Problemas, ofertado a dez professores de Matemática da rede estadual de Pernambuco. O referencial teórico desta pesquisa está estruturado em três partes: (1) Metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas; (2) Ensino de Equação do 2º grau na Educação Básica e (3) Formação Continuada dos Professores de Matemática. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, consistindo nos instrumentos da coleta de dados: as observações, o material escrito e produzido pelos professores cursistas durante o Minicurso, áudio gravações (encontros presenciais), vídeo gravação (encontros virtuais) e dois questionários (Pré e Pós Minicurso). A Pesquisa de Campo, foi pensada na articulação entre a Resolução de Problemas e o objeto de estudo desta pesquisa, os Métodos de Fatoração de Expressões Algébricas e o Método de Po-Shen Loh, como alternativas pedagógicas para ensinar e resolver equações do 2º grau. Os professores cursistas, participaram efetivamente dos encontros formativos, explorando os métodos de resolução de equação do 2º grau a partir dos métodos de Fatoração de Expressões Algébricas, do recente método de Po-Shen Loh e também através de outras estratégias e procedimentos didático-metodológicos. Os resultados alcançados com os professores participantes, apontaram dois olhares para o ensino de Matemática, o primeiro por vivenciarem e visualizarem o potencial da Metodologia da Resolução de Problemas como uma oportunidade para melhorar sua prática docente e em segundo, conhecer e compreender o Método de Po-Shen Loh e os métodos de Fatoração, como uma promissora alternativa pedagógica para o ensino e a aprendizagem de equação do 2º grau. Dessa forma, esta pesquisa contribuiu significativamente para o conhecimento matemático, para a prática docente dos professores de Matemática e consequentemente para a aprendizagem dos estudantes.por
dc.description.abstractThe present work aims to investigate the contributions of a teaching proposal through Problem Solving on the articulation of the methods of Factoring Algebraic Expressions and the method of Po-Shen Loh in solving 2nd degree equations. For this, the Field Research focused on carrying out a twenty-hour short course, entitled: Teaching 2nd degree equations in the light of Problem Solving, offered to ten Mathematics teachers from the state network of Pernambuco. The theoretical framework of this research is structured in three parts: (1) Mathematics teaching-learning-assessment methodology through Problem Solving; (2) 2nd grade Equation Teaching in Basic Education and (3) Continuing Formation of Mathematics Teachers. The methodology adopted was of a qualitative nature, consisting of data collection instruments: observations, material written and produced by the course teachers during the Mini-course, audio recordings (face-to-face meetings), video recording (virtual meetings) and two questionnaires (Pre and Post Minicourse). The Field Research was thought of in the articulation between Problem Solving and the object of study of this research, the Factoring Methods of Algebraic Expressions and the Po-Shen Loh Method, as pedagogical alternatives to teach and solve high school equations. The course teachers effectively participated in the formative meetings, exploring the methods of solving 2nd degree equations based on the methods of Factoring Algebraic Expressions, the recent Po-Shen Loh method and also through other didactic-methodological strategies and procedures. The results achieved with the participating teachers, pointed out two perspectives for the teaching of Mathematics, the first for experiencing and visualizing the potential of the Problem Solving Methodology as an opportunity to improve their teaching practice and second, knowing and understanding the Method of Po -Shen Loh and Factoring methods, as a promising pedagogical alternative for teaching and learning high school equations. Thus, this research contributed significantly to mathematical knowledge, to the teaching practice of Mathematics teachers and consequently to student learning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by renato.gomes@aluno.uepb.edu.br (renato.gomes@aluno.uepb.edu.br) on 2023-03-05T12:41:44Z No. of bitstreams: 3 Termo de cadastro BDTD _ Renato Duarte Gomes.pdf: 255368 bytes, checksum: da4ecd3a58c0660c49f14863f20b9611 (MD5) Dissertação_Renato Duarte Gomes.pdf: 5121136 bytes, checksum: 2711fead1ff6eed6fa76980aa8a25a20 (MD5) Produto Educacional_Renato Duarte Gomes.pdf: 1529989 bytes, checksum: 80e1ceeebe429662108462258db91e55 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2023-03-06T16:55:38Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Termo de cadastro BDTD _ Renato Duarte Gomes.pdf: 255368 bytes, checksum: da4ecd3a58c0660c49f14863f20b9611 (MD5) Dissertação_Renato Duarte Gomes.pdf: 5121136 bytes, checksum: 2711fead1ff6eed6fa76980aa8a25a20 (MD5) Produto Educacional_Renato Duarte Gomes.pdf: 1529989 bytes, checksum: 80e1ceeebe429662108462258db91e55 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-31T19:46:03Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Termo de cadastro BDTD _ Renato Duarte Gomes.pdf: 255368 bytes, checksum: da4ecd3a58c0660c49f14863f20b9611 (MD5) Dissertação_Renato Duarte Gomes.pdf: 5121136 bytes, checksum: 2711fead1ff6eed6fa76980aa8a25a20 (MD5) Produto Educacional_Renato Duarte Gomes.pdf: 1529989 bytes, checksum: 80e1ceeebe429662108462258db91e55 (MD5) Previous issue date: 2022-12-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectResolução de Problemaspor
dc.subjectEquação do 2º graupor
dc.subjectMétodo de Po-Shen Lohpor
dc.subjectFormação de Professorespor
dc.subjectEquação matemáticapor
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.subjectMethod of Po-Shen Loheng
dc.subjectEquation of the 2nd degreeeng
dc.subjectProblem Solvingeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titlePerformance da resolução de problemas no ensino de equação do 2º grau, um estudo dos métodos de fatoração e do Método de Po-Shen Lohpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de cadastro BDTD _ Renato Duarte Gomes.pdfPDF - Termo de Depósito249.38 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
Dissertação_Renato Duarte Gomes.pdfDS - Renato Duarte Gomes5 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto Educacional_Renato Duarte Gomes.pdfProduto Educacional - Renato Duarte Gomes1.49 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.